Cálculos coaxiais ITED 3º Edição

Responder
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 698
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Localização: Porto
Enviou: 5 vezes

Cálculos coaxiais ITED 3º Edição

Mensagem por Nelson Pinho »

boas...
com o novo manual ited veio a necessidade dos cálculos das atenuações totais, etc...
com isto, os cálculos dos níveis de sinal à entrada do ATI, nas tomadas terminais e etc deixaram de ser possíveis fazer nos softwares existentes para o efeito (TEKA por exemplo)...
a minha pergunta vai, para qual é a maneira de fazer os projetos neste momento??? já não apresentam esses cálculos, apresentado apenas a Alp, verificar tilt, etc???


Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 698
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Localização: Porto
Enviou: 5 vezes

Re: Cálculos coaxiais ITED 3º Edição

Mensagem por Nelson Pinho »

Ninguém???
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 698
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Localização: Porto
Enviou: 5 vezes

Re: Cálculos coaxiais ITED 3º Edição

Mensagem por Nelson Pinho »

Ninguem sabe fazer isto???
ee99161
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 18 mai 2011, 16:18
Localização: Angola
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Cálculos coaxiais ITED 3º Edição

Mensagem por ee99161 »

Boas Nelson. Infelizmente também tenho essa dúvida, mas não tenho resposta para ti. Venho tentar aproveitar para tentar saber também. Amanhã vou tentar falar com uns contactos que tenho, pode ser que me consigam esclarecer, Televes por exemplo.
jmendes
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 03 mai 2010, 17:08
Enviou: 3 vezes

Re: Cálculos coaxiais ITED 3º Edição

Mensagem por jmendes »

Boa noite.

A TEKA está a terminar a actualização do software para a 3ª edição.

Enquanto não sai, se estiver com urgência, basta fazer os cálculos numa folha de Excel. O que é necessário é determinar as atenuações (para CATV e S/MATV) e o sinal necessário na Cabeça de Rede.
morim
Curioso
Curioso
Mensagens: 44
Registado: 25 jan 2016, 13:48
Localização: Lisboa
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 5 vezes
Contacto:

Re: Cálculos coaxiais ITED 3º Edição

Mensagem por morim »

Boas

Relativamente a este novo Manual, saiu uma tabela que não é assim tão amiga dos projectistas.

Relativamente a softwares, estes ainda deixam um pouco a desejar, infelizmente....dai o famoso Excel ser muito bom...
Imagem


se fizeres um excel assim é mais perceptivel....(acho eu)
Os valores a preencheer temos de ir buscar a cada material que iremos comprar (esta tabela é para a rede individual)!

tipo modelo da tomada da televes...e vais la as caracterisitcas e tiras os valores das frequencias(atenuação por frequencia) e colocas cá em baixo (e convem fazeres apontadores para as respectivas celulas)...aparece logo.....e fazes assim para todo o material

Notas: não podemos ultrupassar os 18dB de atenuação para as 2 primeiras frequencias e 26 para as frequencias de sat. A outra coisa, logo a seguir a ter em conta é o TILT. O TILT é a diferença entre as respectivas frequências na tabela e não podem ultrapassar um determinado valor (-5 e -6 respectivamente), senão dá raia....

O mesmo acontece com o resto de todo o material.....se estiver a cumprir no excell, na pratica não vai haver stress(so se ficar uma bela "merda" de instalação, que não acredito que por aqui aconteça...

Espero ter Ajudado.
QQ coisa, apite!
Na pratica, a teoria é outra!
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”