Como calcular a potência de curto circuito num PT

Responder
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Como calcular a potência de curto circuito num PT

Mensagem por Duzia12 »

O valo de Ic é dado multiplicando a potência por 0,03 LOgo:
POtencias de Curto Circuito.jpg
POtencias de Curto Circuito.jpg (32.46 KiB) Visto 3982 vezes
POtencias de Curto Circuito.jpg (32.46 KiB) Visto 3982 vezes
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Como calcular a potência de curto circuito num PT

Mensagem por joaoosvaldo »

E a potência de curto-circuito a montante :!: É necessário entrar no cálculo :!:
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Mensagem por dsrsantos »

Muito boa esta tabela. Nunca tinha ouvido falar nesse factor de 0,03, mas a verdade é que funciona :!:
Sim, no calculo exacto tem de entrar a potencia de curto circuito da rede no local, mas a verdade é que a diferença no Scc da rede afecta apenas algumas décimas o Icc a montante do transformador.
Estive aqui a verificar e por exemplo, para 500kVA, com Scc = 400MVA, Icc=14,05kA, para Scc=500MVA, Icc=14,12kA. Na tabela do Duzia dá 15, logo está salvaguardado para todas as situações...
Para quê complicar :)
WindWalker
Curioso
Curioso
Registado: 30 jun 2009, 00:07
Agradecimento recebido: 1 vez

Mensagem por WindWalker »

Eu esperava que alguém que tem no perfil 'professor' colocasse nem que fosse um texto mínimo a enquadrar a questão e explicando de onde vem a fórmula(?). Mas isso sou eu, que gosto de saber as coisas e não fazer assim "porque se faz assim ou funciona".
dsrsantos Escreveu:Estive aqui a verificar e por exemplo, para 500kVA, com Scc = 400MVA, Icc=14,05kA, para Scc=500MVA, Icc=14,12kA. Na tabela do Duzia dá 15, logo está salvaguardado para todas as situações...
Para quê complicar :)
Possivelmente o factor 0,03 faz um cálculo por excesso tendo em conta as tensões de curto-circuito comuns dos PTs e desprezando a impedância a montante. Se for isso, não deve ser difícil chegar ao valor deste factor de aproximação.

Em relação ao complicar, eu não faço projectos de instalações eléctricas, mas se este factor faz um cálculo por excesso, é possível que leve a sobredimensionamento de componentes da instalação, possivelmente mais caros.
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48

Mensagem por parreirajoao »

Pode valer como cálculo expedito, mas eu não utilizaria.

Icc(BT) = (S*100)/(1.73*Uc*ucc%)

ou seja varia em função da ucc% do transformador.

Se por exemplo para 630 kVA o valor usual de ucc% é igual a 4% os tais 0,03 que indica não servem.

Irá obter um Icc(BT) = 22,8 kA, superior ao indicado na sua tabela.

Mas como disse no inicio, pode valer como cálculo expedito, mas não real.

Duzia12 Escreveu:O valo de Ic é dado multiplicando a potência por 0,03 LOgo:
WindWalker
Curioso
Curioso

O factor deve vir daqui:

1/(raiz(3) * 400 * ucc)

Se a tensão de curto-circuito for 5%, tem-se:

1/(1,73 * 400 * 0,05) = 0,0289 ~ 0,03
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Aí vai a tabela Sotécnica 1972 há 34 anos que tinha estes cálculos

Lá vai a papinha toda. ejhehhe

by duzia12
Cálculo das Correntes   KLOCKNER-MOELLER.jpeg
Potência de Curto Circuito.jpeg
Potência de Curto Circuito1.2.jpeg
Calculo com ábacos das correntes de curto circuito.jpeg
WindWalker
Curioso
Curioso

Em vez de fazer os outros perderem tempo enquanto se mostra sabichão (o que é diferente de se mostrar sábio), porque é que depois dessas quatro páginas não fez um resumo num parágrafo para efectivamente explicar de onde veio o 0,03? :roll:

É como digo, isto vindo de um suposto professor, só lhe fica mal. Faz-me lembrar um professor meu, que numa aula de dúvidas começa a resposta a uma pergunta minha com "isso está no livro". Que praticamente tudo o que se ensina de engenharia está nos livros, isso já eu sabia! Mas não é por isso que deixam de haver professores nem pessoas que explicam e voltam a explicar as coisas!

Depois de ir ler as folhas, resumido a fórmulas aquilo que lá está foi o que eu escrevi, a diferença é que eles usam uma tensão de curto-circuito de 4,75% e não 5%. Na terceira imagem, está escrito, logo no início, depois de apresentada a fórmula:
Uma solução simples, adoptada por técnicos especializados em distribuição, é multiplicar a potência de saída nominal - em kVA - do transformador por 0,03. Isto dá-nos o valor eficaz da corrente de curto-circuito em kA.

Esta solução conduz a um resultado com uma precisão aceitável, para todos os transformadores até 1000 kVA com (impedância de curto-circuito em p.u.) Zp = 4,75%.
Resumindo e baralhando, 1/(1,73 * 400 * 0,0475) = 0,030(...)

E, como é evidente e diferente daquilo que é dado a entender no início do tópico, este "resultado de precisão aceitável" não é generalizável a todo e qualquer PT.
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Se fizer falta eu posso colocar o ficheiro do cálculo com a potência de curto-circuito a montante
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Está bem explicito na equação que eu apresentei que a Icc varia em função da ucc% do transformador.

Têm de se fazer as contas para chegar ao resultado final.

Este coeficiente de 0,03 é expedito e serve para uma conta rápida, mas não é exato.

Basta a impedância do transformador mudar e os tais 0,03, já não valem.

WindWalker Escreveu:O factor deve vir daqui:

1/(raiz(3) * 400 * ucc)

Se a tensão de curto-circuito for 5%, tem-se:

1/(1,73 * 400 * 0,05) = 0,0289 ~ 0,03
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Correto.

O que se passa é que um transformador de 630 kVA tem normalmente uma ucc% de 4%, o que vai dar uma Icc maior do que para uma ucc% de 4,75%.

Neste caso os tais 0,03, são insuficientes.

É útil termos estas "discussões" técnicas, vamos aprendendo sempre algo novo.

Presumo que para a altura este documento era "ouro".

WindWalker Escreveu:Em vez de fazer os outros perderem tempo enquanto se mostra sabichão (o que é diferente de se mostrar sábio), porque é que depois dessas quatro páginas não fez um resumo num parágrafo para efectivamente explicar de onde veio o 0,03? :roll:

É como digo, isto vindo de um suposto professor, só lhe fica mal. Faz-me lembrar um professor meu, que numa aula de dúvidas começa a resposta a uma pergunta minha com "isso está no livro". Que praticamente tudo o que se ensina de engenharia está nos livros, isso já eu sabia! Mas não é por isso que deixam de haver professores nem pessoas que explicam e voltam a explicar as coisas!

Depois de ir ler as folhas, resumido a fórmulas aquilo que lá está foi o que eu escrevi, a diferença é que eles usam uma tensão de curto-circuito de 4,75% e não 5%. Na terceira imagem, está escrito, logo no início, depois de apresentada a fórmula:
Uma solução simples, adoptada por técnicos especializados em distribuição, é multiplicar a potência de saída nominal - em kVA - do transformador por 0,03. Isto dá-nos o valor eficaz da corrente de curto-circuito em kA.

Esta solução conduz a um resultado com uma precisão aceitável, para todos os transformadores até 1000 kVA com (impedância de curto-circuito em p.u.) Zp = 4,75%.
Resumindo e baralhando, 1/(1,73 * 400 * 0,0475) = 0,030(...)

E, como é evidente e diferente daquilo que é dado a entender no início do tópico, este "resultado de precisão aceitável" não é generalizável a todo e qualquer PT.
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”