Opinião sobre instalação

Responder
jforum
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 09 jun 2014, 12:15

Opinião sobre instalação

Mensagem por jforum »

Olá, fiquei com uma dúvida relativamente a umas ligações que quero fazer.

Numa casa mais antiga tenho uma 'garagem' usada para guardar material de trabalho, neste espaço tenho duas lâmpadas e 3 tomadas, nunca ligo nada de especial, uma rebarbadora por exemplo ou algo do género será assim o mais utilizado. Dali para dentro de casa existe fio de 1.5mm, como até ao quadro geral o fio é todo de 1.5mm, sabendo que este fio é mais destinado a iluminação e para as tomadas devia de ser o de 2.5mm, deixando como está, o de 1.5mm será melhor colocar 1 Disjuntor de 16A entre a Garagem e a restante instalação que vai para casa?

A minha ideia é, mesmo tendo o fio incorrecto nas tomadas, que geralmente não são muito usadas, mas, se algum dia lá ligarem algo de mais potente o disjuntor corta o circuito.. estou a pensar mal?

Obrigado.


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Opinião sobre instalação

Mensagem por ENERGY »

Boas
Na verdade dev eria ter um circuito de alimentação direto do seu Quadro da habitação parea a garagem, e depois na garagem outro Quadro Elétrico que alimentaria as tomadas e a iluminação.
Como não é assim que tem, e everntualmente nem vai conseguir fazer sem recurso a trabalhos de Construção Vivil, ou ao uso de calha técnica para fazer passar esse cabo entre Quadros Elétricos, se tem fio de 1.5mm, deve instalar um disjuntor de 10A.
jforum Escreveu:Olá, fiquei com uma dúvida relativamente a umas ligações que quero fazer.

Numa casa mais antiga tenho uma 'garagem' usada para guardar material de trabalho, neste espaço tenho duas lâmpadas e 3 tomadas, nunca ligo nada de especial, uma rebarbadora por exemplo ou algo do género será assim o mais utilizado. Dali para dentro de casa existe fio de 1.5mm, como até ao quadro geral o fio é todo de 1.5mm, sabendo que este fio é mais destinado a iluminação e para as tomadas devia de ser o de 2.5mm, deixando como está, o de 1.5mm será melhor colocar 1 Disjuntor de 16A entre a Garagem e a restante instalação que vai para casa?

A minha ideia é, mesmo tendo o fio incorrecto nas tomadas, que geralmente não são muito usadas, mas, se algum dia lá ligarem algo de mais potente o disjuntor corta o circuito.. estou a pensar mal?

Obrigado.
Cpts.
Energy
jforum
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 09 jun 2014, 12:15

Re: Opinião sobre instalação

Mensagem por jforum »

Sim isso, um de 10A :)

Fica mais seguro colcoar então um disjuntor, posso comprar aqueles quadros de plástico mais baratos apenas para colocar 1 Disjuntor de 10A e depois fazer isto:

- O fio que vem da Casa entra na parte de cima do Disjuntor
- Fio que distribui para a instalação da garagem sai da parte de baixo do Disjuntor

Correcto?

ENERGY Escreveu:Boas
Na verdade dev eria ter um circuito de alimentação direto do seu Quadro da habitação parea a garagem, e depois na garagem outro Quadro Elétrico que alimentaria as tomadas e a iluminação.
Como não é assim que tem, e everntualmente nem vai conseguir fazer sem recurso a trabalhos de Construção Vivil, ou ao uso de calha técnica para fazer passar esse cabo entre Quadros Elétricos, se tem fio de 1.5mm, deve instalar um disjuntor de 10A.
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1027
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Opinião sobre instalação

Mensagem por parreirajoao »

Se esse circuito não estive protegido (a montante) contra contactos indiretos, instale um disjuntor diferencial de 10A/30 mA.

Para o mini quadro:

http://www.hager.pt/produtos-e-catalogu ... 5/4465.htm
jforum
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 09 jun 2014, 12:15

Re: Opinião sobre instalação

Mensagem por jforum »

Ontem já comprei o quadro e um disjuntor de 10A (C10), quanto ao disjuntor diferencial só encontrei de 16A não havia de 10A, para já monto sem ele e depois qdo comprar adiciono.

Obg
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 690
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 48 vezes

Re: Opinião sobre instalação

Mensagem por Josecalado »

O diferencial não precisa ser disjuntor, pode ser interruptor por exemplo de 25A com a sensilidade que entender, porque se já tem o disjuntor de proteção de sobreintensidades, só precisa de garantir proteção contra correntes de defeito e é muito mais barato.

Cumprs.
jforum
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 09 jun 2014, 12:15

Re: Opinião sobre instalação

Mensagem por jforum »

Ok, percebi. Mas reparei agora noutro pormenor (importante), esta instalação não tem Terra, desta forma o Interruptor diferencial nada faz não é? Pelo que li noutros tópicos pode disparar como pode não disparar.. Terei de ver se existe maneira de colocar Terra na instalação.
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 690
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 48 vezes

Re: Opinião sobre instalação

Mensagem por Josecalado »

É fundamental e importante a terra de proteção e deve providenciar a sua instalação, agora dizer-se que um diferencial numa instalação sem terra não faz nada é relativo um diferencial de alta sensibilidade em caso de defeito num equipamento em que através do corpo humano vai circular uma corrente de defeito este irá detetar esse defeito e interromper o circuito podendo salvar a vida.

Cumprs.
jforum
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 09 jun 2014, 12:15

Re: Opinião sobre instalação

Mensagem por jforum »

Comprei um interruptor diferencial (25A \ 30mA), a juntar ao disjuntor de 10A sempre irá então dar alguma proteção.

P.S.: Costumam comprar os materiais eléctricos nas grandes superficies? O interruptor custou 22€, comrpei um rolo de 100metros de 1.5m 12€, um rolo de 100metros de 2.5m é 22€.. haverá mais barato noutros locais?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Opinião sobre instalação

Mensagem por ENERGY »

Boas
É normal que se consiga comprar um puco mais barato, mas em armazéns de material elétrico, e tudo depende do relacionamento comercial existente, etc.
Portanto não comprou muito mal.

jforum Escreveu:Comprei um interruptor diferencial (25A \ 30mA), a juntar ao disjuntor de 10A sempre irá então dar alguma proteção.

P.S.: Costumam comprar os materiais eléctricos nas grandes superficies? O interruptor custou 22€, comrpei um rolo de 100metros de 1.5m 12€, um rolo de 100metros de 2.5m é 22€.. haverá mais barato noutros locais?
Cpts.
Energy
Meca
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 01 out 2014, 01:32

Re: Opinião sobre instalação

Mensagem por Meca »

Boas,

tente resolver o mais importante "A Terra", segurança fundamental para sua protecção, quando trabalhar com a rectificadora e sentir um formigueiro, vai lembrar disto.

cumpts
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Opinião sobre instalação

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se utilizar uma retificadora de fabrico recente, não vai sentir o dito formigueiro, pois são equipamentos de construção da classe II de isolamento, mas num equipamento mais antigo, ou da classe I acredito que possa sentir.
Mas claro que mesmo usando equipamentos da classe II, não deve nunca descorar a importância de ter uma boa terra na sua instalação, associada a uma proteção diferencial adequada.

Meca Escreveu:Boas,

tente resolver o mais importante "A Terra", segurança fundamental para sua protecção, quando trabalhar com a rectificadora e sentir um formigueiro, vai lembrar disto.

cumpts
Cpts.
Energy
jforum
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 09 jun 2014, 12:15

Re: Opinião sobre instalação

Mensagem por jforum »

Sim compreendo a importância. Amanhã vou só instalar o Disjuntor de 10A, interruptor diferencial (25A \ 30mA) e fio de 1.5m. Depois terei de falar com alguém para instalar então a parte de terra pq não existe mesmo.
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”