terminal duvidoso

Responder
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

terminal duvidoso

Mensagem por jaimereis »

caríssimos...

tendo feito manutenção e reparação em maquinas , muitas dela de elevada potencia , por vezes surge a necessidade de substituir terminais dos cabos de alimentação...e ao cravar terminais fico com a ideia que a coisa é fina demais...
TM-1F-1C.jpg
TM-1F-1C.jpg (7.29 KiB) Visto 274 vezes
terminal.jpg
(38.06 KiB) Não foi transferido ainda
neste tipo de terminal, por certo, já vos deixou em duvida, como é que este garante a secção na parte onde é feita o espalmado?

como existem variadíssimas marcas e alguns deles nem isso se consegue saber da parte de alguns armazenistas, pergunto como se pode "calcular" a secção num determinado terminal e tendo em consideração o furo do parafuso?
Jaime Reis
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Re: terminal duvidoso

Mensagem por Mário »

Boas

Já só uso da Klauke, não digo que haja melhores ou com preço mais acessível, mas há acerca de 20 anos só desta marca.

Tem que se ter muita atenção às secções do condutores, (dado que aparece por vezes com secção menor os condutores), dado que com a cravação sextavada não há hipótese de "acertar" o cravamento, e depois não crava em condições. Se for utilizado o de "ponto" com ajuste, aí o cravamento pode ser "bem feito" mas não há garantia que não houve esmagamento e ou corte dos condutores.

Tambem a qualidade de algum cobre...

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 81 vezes

Mensagem por ohmico »

Boas,

nos terminais espalmados a quantidade de material da patilha é igual à da parte tubular menos o retirado no furo.

O parafuso de aperto faz parte integrante do circuito, portanto acrescenta à patilha do terminal, motivo pelo qual o terminal a utilizar deve ter furo correspondente à medida do parafuso e, a ter de se recorrer ao alargamento do furo tal só poderá ser feito por expansão e nunca por desbaste.

De qualquer modo, como sabe, pode sempre solicitar ao fornecedor prova de certificação.

Ohmico
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

Boas
Eu uso alicate de cravar com "ponto" com ajuste, e no fim de cravar, dou sempre mais um cheirinho de aperto, e até hoje não tenho queixas dos terminais e dos cravamentos.
Como já foi dito, o parafuso de aperto deve ser do diâmetro do furo do terminal, ter as anilhas adequadas, e o aperto adequado, e tudo funcionará na perfeição.
Cpts.
Energy
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Mensagem por jaimereis »

ohmico Escreveu:Boas,

nos terminais espalmados a quantidade de material da patilha é igual à da parte tubular menos o retirado no furo.

O parafuso de aperto faz parte integrante do circuito, portanto acrescenta à patilha do terminal, motivo pelo qual o terminal a utilizar deve ter furo correspondente à medida do parafuso e, a ter de se recorrer ao alargamento do furo tal só poderá ser feito por expansão e nunca por desbaste.

De qualquer modo, como sabe, pode sempre solicitar ao fornecedor prova de certificação.

Ohmico
sim compreendo e tenho noção do que correctamente fala, mas a principal questão prende-se numa técnica de avaliação do cravamento e do aperto do terminal...não só em novas ligações mas também em instalações já em funcionamento...

independentemente do uso de alicates de qualidade, e na regulação correcta, por vezes fica-se na ideia de redução de secção...mesmo na zona do olhal, com aplicação de anilha e do parafuso, esta não cobre toda a zona espalmada, até à zona de vincagem...e em terminais de onde se desconhece a sua origem ou marca fica-se na duvida de uma boa ligação... dai a pergunta da tal técnica de avaliação...

é claro que a experiência diz-me que está bom...mas não é 100%...

apesar depois de tudo em funcionamento poder recorrer a medições com pinças amperimetricas e termografia, nem sempre é possível estar com esse equipamentos disponíveis...daì...
Jaime Reis
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”