Regime TT e TN

Responder
jotamouro
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 12 jul 2016, 08:53
Localização: braga

Regime TT e TN

Mensagem por jotamouro »

Olá Forum
Tenho um cliente que instalou um equipamento alemão trifásico de regime TN no qual tinha um shunt entre o neuto e o terra.
Esse shunt foi retirado e a máquina foi "convertida" em regime TT.
Agora queixa-se de disparos diferenciais.
Isto é assim tão simples?
Retira-se o shunt e já está?

Alguem pode ajudar
Jotamouro


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Regime TT e TN

Mensagem por Mário »

Boas
jotamouro Escreveu: 16 nov 2018, 17:09 Olá Forum
Tenho um cliente que instalou um equipamento alemão trifásico de regime TN no qual tinha um shunt entre o neuto e o terra.
Esse shunt foi retirado e a máquina foi "convertida" em regime TT.
Agora queixa-se de disparos diferenciais.
Isto é assim tão simples?
Retira-se o shunt e já está?
Alguem pode ajudar
Jotamouro
Sim, e já está. Pode é haver problemas, não é tão linear assim.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Barros21
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 26 jul 2017, 09:53
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Regime TT e TN

Mensagem por Barros21 »

jotamouro Escreveu: 16 nov 2018, 17:09 Olá Forum
Tenho um cliente que instalou um equipamento alemão trifásico de regime TN no qual tinha um shunt entre o neuto e o terra.
Esse shunt foi retirado e a máquina foi "convertida" em regime TT.
Agora queixa-se de disparos diferenciais.
Isto é assim tão simples?
Retira-se o shunt e já está?

Alguem pode ajudar
Jotamouro
Sim, tira-se o shunt e já está.
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Regime TT e TN

Mensagem por Faiante »

Olá amigo jotamouro, boa noite!

Gostaria de tecer algumas considerações sobre o assunto reportado, senão vejamos:
1º - Ao retirar o shunt entre neutro e terra, passou a ter duas terras distintas, conforme aqui dito e muito bem em intervenções anteriores.
2º - A situação por si descrita, poderá ocorrer devido a uma insuficiente ligação do neutro (terra de serviço) da rede distribuição em baixa tensão, à terra.
3º - De acordo com o regulamento de segurança de redes distribuição energia em baixa tensão, cada saída do posto de transformação aconselha-se a que em cada saída, a mesma não exceda os 500 metros de comprimento, como forma a limitar as quedas de tensão imposta na legislação.
Por outro lado, se o PT (abreviatura de posto de transformação), for do tipo cabina alta, cabina baixa ou tipo AI, deverá haver uma terra de serviço a jusante do secundário do transformador, e ser feita, independente e separada da terra de protecção, no interior do edifício ou do quadro Geral de baixa tensão, para o caso do PT ser do tipo AI.
4º - Obrigatoriamente e de acordo com o estatuído no º 134 do sobredito regulamento, deverá haver uma terra de serviço sempre que:
a) - O comprimento da rede seja superior a 300 metros.
b) - No final de cada ramal ou circuito de baixa tensão.
c) - Sempre que se verifique uma redução da secção dos condutores ou onde haja uma grande concentração de pontos de ligação.

Dito isto, parece-me que o meu amigo deverá verificar, junto da maquina e sempre com a dita a trabalhar, se existe entre o neutro e a terra de protecção um valor de tensão. Isso indicia que existe uma notória falta de neutro da rede
Se sim, solicite junto da EDPD o reforço do neutro na rede distribuição de baixa tensão.
Esta será uma das razões para que o diferencial cause o disparo.
Outra situação poderá ser também causada pela própria máquina, ou seja se a mesma contiver componentes electrónicos, sempre que exista uma determinada programação, a mesma possa causar o disparo acidental do referido diferencial.
jotamouro
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 12 jul 2016, 08:53
Localização: braga

Re: Regime TT e TN

Mensagem por jotamouro »

Caros colegas
Obrigado pelas dicas.
Vou tentar despistar o problema conforme aconselhado.
Cumps
Mouro
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”