Exercício sobre transformador

Responder
DanieleR
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 20 abr 2018, 19:20

Exercício sobre transformador

Mensagem por DanieleR »

Boa tarde, eu tenho uma dúvida sobre um enunciado que gerou uma discussão na minha turma. Pede - se que se encontre o rendimento de um transformador de 50KVa de 2400/120V, sendo que no ensaio a vazio: 3, 9.65A e 120V, e a curto: 8 10, 20.8A e 92V.
O motivo da discussão foi sobre a fórmula do rendimento que é n= Pout/Pin, onde alguns acham que a potência dada no exercício é Pout e outros acham que é Pin. Alguém poderia tirar essa dúvida?


Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Exercício sobre transformador

Mensagem por nelmindo »

DanieleR Escreveu: 20 abr 2018, 19:28 Boa tarde, eu tenho uma dúvida sobre um enunciado que gerou uma discussão na minha turma. Pede - se que se encontre o rendimento de um transformador de 50KVa de 2400/120V, sendo que no ensaio a vazio: 3, 9.65A e 120V, e a curto: 8 10, 20.8A e 92V.
O motivo da discussão foi sobre a fórmula do rendimento que é n= Pout/Pin, onde alguns acham que a potência dada no exercício é Pout e outros acham que é Pin. Alguém poderia tirar essa dúvida?
O ensaios em Vazio e CC permite determinar as perdas. Ora sabendo as perdas, sabe-se o rendimento. É pensar mais um bocado.
heiser.santos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 04 abr 2018, 16:23
Enviou: 1 vez

Re: Exercício sobre transformador

Mensagem por heiser.santos »

Boas, a potência dada no enunciado é a potência nominal. A Pot nominal é o Pin.

Com os ensaios tiras a Pot de perdas no ferro e por efeito de joule.

O Pout é o Pin-Pot de perdas.

Bom estudo.
"Ninguém sabe tudo, mas pode saber muita coisa, se quiser saber"
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”