Arranque Grupo de Socorro

Responder
mikelangel
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 14 ago 2008, 12:37

Arranque Grupo de Socorro

Mensagem por mikelangel »

Boa noite.

Estou com um problema numa instalação que é o seguinte. A instalação é alimentada por um PT da EDP e tem um Grupo de Emergência que arranca em caso de falha da rede, sendo que para o efeito é usado um sistema de transferência de cargas. Acontece que quando falha a rede o grupo não arranca e já se identificou o circuito que não deixa o grupo arrancar. Trata-se de um circuito que alimenta um outro quadro eléctrico (parcial), quadro este que tem instalado variadores de velocidade. O circuito que alimenta este quadro parcial é protegido por um disjuntor diferencial, que ficando aberto, já permite o arranque do grupo. O que poderá estar a causar esta situação? Um problema que vem deste quadro parcial? Será um problema de terras?

Obrigado desde já.
Paulo


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Arranque Grupo de Socorro

Mensagem por Mário »

Boas
mikelangel Escreveu: 28 jul 2017, 23:24 Boa noite.

Estou com um problema numa instalação que é o seguinte. A instalação é alimentada por um PT da EDP e tem um Grupo de Emergência que arranca em caso de falha da rede, sendo que para o efeito é usado um sistema de transferência de cargas. Acontece que quando falha a rede o grupo não arranca e já se identificou o circuito que não deixa o grupo arrancar. Trata-se de um circuito que alimenta um outro quadro eléctrico (parcial), quadro este que tem instalado variadores de velocidade. O circuito que alimenta este quadro parcial é protegido por um disjuntor diferencial, que ficando aberto, já permite o arranque do grupo. O que poderá estar a causar esta situação? Um problema que vem deste quadro parcial? Será um problema de terras?
Obrigado desde já.
Paulo
Em princípio é.
O filtro do variador tem que ser de melhor qualidade.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
mikelangel
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 14 ago 2008, 12:37

Re: Arranque Grupo de Socorro

Mensagem por mikelangel »

Boa tarde Caro Mário! Pode-me explicar essa questão do filtro do variador por favor?

Obrigado desde já.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Arranque Grupo de Socorro

Mensagem por Mário »

Boas
Vê na danfoss filtro nema

Corrente de Fuga
A corrente de fuga do FC 51 do VLT Micro Drive para o terra excede 3,5 mA. De acordo com a norma IEC 61800-5-1, uma conexão
reforçada ao Ponto de Aterramento de Proteção deve ser garantida por meio de um cabo de cobre de pelo menos 10 mm² ou por um
cabo PE adicional com a mesma seção transversal dos cabos da fiação elétrica, e com terminação separada.
Dispositivo de Corrente Residual
Este produto pode gerar uma corrente CC no condutor de proteção. Onde um dispositivo de corrente residual (RCD) for utilizado como
proteção extra, somente um RCD do Tipo B (de retardo) deverá ser usado, no lado da alimentação deste produto. Consulte também
a Nota de Aplicação Danfoss sobre o RCD, MN.90.GX.YY.
O aterramento de proteção do VLT Micro Drive bem como a utilização de RCDs devem sempre estar em conformidade com as normas
nacionais e locais.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”