Disjuntor geral dispara

Responder
[email protected]
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 11 fev 2018, 14:47

Disjuntor geral dispara

Mensagem por [email protected] »

Boa tarde,
Estou com um problema em minha casa com a parte elétrica.
Por vezes quando chego a casa estou sem luz mas quando saí tinha luz. Este problema está acontecer recentemente pois nunca tinha acontecido. O que poderá ser?

Obrigado desde já pela ajuda!


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Disjuntor geral dispara

Mensagem por joao-pt »

Acredito mais que seja o diferencial a disparar. Que equipamentos ficam habitualmente ligados? Termo-acumulador? Frigorífico? Máquinas de lavar?
[email protected]
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 11 fev 2018, 14:47

Re: Disjuntor geral dispara

Mensagem por [email protected] »

joao.pt Escreveu: 11 fev 2018, 14:58 Acredito mais que seja o diferencial a disparar. Que equipamentos ficam habitualmente ligados? Termo-acumulador? Frigorífico? Máquinas de lavar?
Sim eu disse disjuntor mas posso ter dito asneira!
Frigorífico...nada de especial. Recentemente é que comecei a ter esse problema.
Ainda hoje de manhã sem estar nada ligado fora do comum fiquei sem luz.

E como resolver o problema, sabe?
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Disjuntor geral dispara

Mensagem por joao-pt »

Sem saber ao certo se o que está a disparar é disjuntor ou diferencial, torna-se mais complicado dar mais alguma ajuda. Aquilo que podes fazer é ir desligando tudo aquilo que não seja necessário e tentares perceber se continua a disparar. Pode ser que assim consigas identificar onde está o defeito, em que equipamento ou circuito.

Se não quiseres estar a ter esse trabalho todo, chama um técnico que te possa identificar o problema e apresentar uma solução.
HJCruz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 129
Registado: 18 jan 2018, 15:56
Localização: Castelo Branco
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Disjuntor geral dispara

Mensagem por HJCruz »

Tem que determinar se é algum equipamento ligado ou se é da instalação. Tem que desligar tudo o que não fizer falta. Vá indicando aqui que depois receberá algumas dicas
Atenciosamente,
HJCruz
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: Disjuntor geral dispara

Mensagem por Quintas »

Eu não percebo muito disto, mas vou tentar ajudar, enquanto não vier quem saiba melhor.

Se o problema é ficar sem luz na casa inteira, deve ser o diferencial. É um disjuntor que costuma ter um botão de teste, onde está gravado um "T". Pode colocar aqui uma foto do disjuntor que dispára?
Ver tipos de diferenciais nas imagens do google: https://www.google.pt/search?rlz=1C1AVF ... 0BGE9GGkRw
Ver diferenciais da EDP selados: https://www.google.pt/search?rlz=1C1AVF ... hx18Ej7GMA

Como diz que tinha luz quando saiu e não quando chegou, assumo que a casa fica vazia periodicamente, o que pode facilitar fazer alguns testes, sem o prejuízo de desligar a luz.

1) O disjuntor que dispara é um dos do quadro elétrico ou é o de entrada da EDP? O da EDP costuma ter um fio de arame ou plástico a selar para não ser violável. Se for o da EDP, pode ser qualquer coisa. Se não for o da EDP, e houver mais do que um diferencial, tentar localizar se o que dispara é de iluminação, de tomadas, etc..

2) O quadro está dividido em iluminação, tomadas, etc. com tudo identificado, ou não? Se estiver, facilita a identificação.

3) Se for possível, faça o seguinte teste (Como não dispara de imediato será mais fácil fazer quando sair de casa ou se puder estar um bocado sem ligar nada para testar). Desligue absolutamente tudo o que puder desligar das tomadas e os respetivos disjuntores e diferenciais do quadro, se existirem. Deixe ficar ligado apenas os disjuntores e aparelhos imprescindíveis (frigorífico, arca, alarme). Assumo que será pouca coisa que terá que ficar ligada.

Se, assim, o quadro deixa de disparar, é depois ir repetindo o teste ligando uma coisa de cada vez, até ver que circuito/aparelho faz disparar o diferencial. Diga a que resulado chegou para se tentar afinar e descobrir o culpado.

Se, com quase tudo desligado continuara a disparar, pode ser de um dos que ficou ligado. Aí, convirá desligar tudo e ver um por um.
lrds
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 174
Registado: 08 jan 2010, 11:27
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Disjuntor geral dispara

Mensagem por lrds »

Isso pode ser um berbicacho. Aconteceu-me o mesmo. Como a casa é enorme nunca dei com o problema, mas tive sorte porque deixou de acontecer de um momento para o outro. Andei ali uns dias às aranhas. Na altura falei com alguns electricistas por aqui perto e disseram que até uma aranha poderia dar origem ao problema. A única coisa que fiz foi sobrar uma caixa de derivação que tenho lá para o galinheiro.
Inté
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Disjuntor geral dispara

Mensagem por Gil82 »

lrds Escreveu: 12 fev 2018, 14:51 Isso pode ser um berbicacho. Aconteceu-me o mesmo. Como a casa é enorme nunca dei com o problema, mas tive sorte porque deixou de acontecer de um momento para o outro. Andei ali uns dias às aranhas. Na altura falei com alguns electricistas por aqui perto e disseram que até uma aranha poderia dar origem ao problema. A única coisa que fiz foi sobrar uma caixa de derivação que tenho lá para o galinheiro.
Boas!

Deve ter aí umas aranhas à maneira para mandarem o QE abaixo! :D
Se for do diferencial é uma questão de ver se a sensibilidade é de 30mA e meter a 300mA.


Cumps!
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Disjuntor geral dispara

Mensagem por Mário »

Boas
Gil82 Escreveu: 14 fev 2018, 09:57 Deve ter aí umas aranhas à maneira para mandarem o QE abaixo! :D


Se for do diferencial é uma questão de ver se a sensibilidade é de 30mA e meter a 300mA.
Se for do diferencial é uma questão de ver se a sensibilidade é de 30mA e meter a 300mA.

Este tipo de informação não deve de ser dada.
1º Não sabes se quem pergunta, que conhecimentos tem da "area".
2º Podes estar a pôr em perigo a vida humana.
3º Não sabes qual o valor de terra existente na instalação.

4º À que ter cuidado com as informações prestadas.

Cumps!
[/quote]

A Azul

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Disjuntor geral dispara

Mensagem por Gil82 »

Mário Escreveu: 14 fev 2018, 10:08 Boas
Gil82 Escreveu: 14 fev 2018, 09:57 Deve ter aí umas aranhas à maneira para mandarem o QE abaixo! :D


Se for do diferencial é uma questão de ver se a sensibilidade é de 30mA e meter a 300mA.
Se for do diferencial é uma questão de ver se a sensibilidade é de 30mA e meter a 300mA.

Este tipo de informação não deve de ser dada.
1º Não sabes se quem pergunta, que conhecimentos tem da "area".
2º Podes estar a pôr em perigo a vida humana.
3º Não sabes qual o valor de terra existente na instalação.

4º À que ter cuidado com as informações prestadas.

Cumps!
A Azul

Cump.
Mário
[/quote]


Boas!

OK obrigado pelo aviso! No entanto recordo que há "N" instalações que nem diferencial têm! Essas sim colocam a vida humana em risco!


Cumps!
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Disjuntor geral dispara

Mensagem por LVirtual »

todas as instalaçoes electricas que nao oferecam segurança tecnica poem a vida humana em risco, independentemente de terem sido "aprovadas" ou nao por quem quer que seja...

o simples facto de reduzir a sensibilidade dum diferencial pode por em risco a segurança da vida humana...
se tem um diferencial mais sensivel é porque faz falta no circuito onde está...

nao ha duas instalaçoes electricas iguais, ate porque as condiçoes fisicas do espaço tambem contam para a protecção electrica...
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Disjuntor geral dispara

Mensagem por nelmindo »

Gil82 Escreveu: 14 fev 2018, 10:20
Mário Escreveu: 14 fev 2018, 10:08 Boas
Gil82 Escreveu: 14 fev 2018, 09:57 Deve ter aí umas aranhas à maneira para mandarem o QE abaixo! :D


Se for do diferencial é uma questão de ver se a sensibilidade é de 30mA e meter a 300mA.
Se for do diferencial é uma questão de ver se a sensibilidade é de 30mA e meter a 300mA.

Este tipo de informação não deve de ser dada.
1º Não sabes se quem pergunta, que conhecimentos tem da "area".
2º Podes estar a pôr em perigo a vida humana.
3º Não sabes qual o valor de terra existente na instalação.

4º À que ter cuidado com as informações prestadas.

Cumps!
A Azul

Cump.
Mário

Boas!

OK obrigado pelo aviso! No entanto recordo que há "N" instalações que nem diferencial têm! Essas sim colocam a vida humana em risco!


Cumps!
[/quote]

Não misturar assuntos. Estamos a falar de uma instalação que hipoteticamente está protegida e pretende justificar a sua justificação, só porque existem muitas outras não protegidas.
As não protegidas devem ser denunciadas.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”