electrovalvula

Avatar do Utilizador
nonuke
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 01 mar 2012, 11:14
Localização: Beira Litoral
Enviou: 1 vez

Re: electrovalvula

Mensagem por nonuke »

"O facto de ficar com muito espaço livre dentro da valvula, não prejudica a pressão?? e mesmo assim não continua a exercer carga ao motor??"

Este ponto é que eu não percebi.

Gostaria de saber qual a altura máxima a que pode estar a água n tanque em relação à bomba.
Coso pretenda válvulas motorizadas, a Falex tem vários modelos.


siul06
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 03 fev 2012, 19:26

Re: electrovalvula

Mensagem por siul06 »

Mário Escreveu:Boas
siul06 Escreveu: O problema é que as válvulas mais baratas vão fazer com que perca pressão na agua ou o motor vá consumir mais corrente eletrica.
como descrevi no 1º tópico.
Porque é que o motor vai consumir mais corrente?

Cump.
Mário
Pois, foi uma pergunta que deixei no ar!!
Acho que se a agua vai ter de sofrer um desvio no seu percurso muito abrupto (devido ao modo de funcionamento da válvula) o motor vai ter de exercer mais força para que a agua saia com a mesma pressão!

Acho eu!!
que percebo muito pouco disto!! ALGUÉM QUE PERCEBA QUE ME CORRIJA POR FAVOR!!!!!!!!!!!!
flag21
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 23 jul 2008, 21:35

Re: electrovalvula

Mensagem por flag21 »

As electrovàlvulas são utilizadas largamente em todos os sistemas de rega e funcionam perfeitamente e não reduzem a pressão significatevamente .
De qualquer forma com tubo de 32 só para três aspersores tem mais que caudal suficiente , com uma pressão de 1 a 3 Bar qualquer deles atingirá facilmente de 3 a 5 metros de raio.



http://www.rainbird.pt/17-6558-Fiche-pr ... e_select=1


Válvula anti-drenagem Seal-A-MaticTM
(SAM) incorporada (S): A mola retráctil mais
resistente suporta diferenciais de elevação
de até 4,2 m (0,3 bar). Uma das mais
resistentes da indústria. Sem entrada
lateral nos modelos SAM.
- Sistema de Regulação da Pressão (P30
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: electrovalvula

Mensagem por Mário »

Boas
siul06 Escreveu: Pois, foi uma pergunta que deixei no ar!!
Acho que se a agua vai ter de sofrer um desvio no seu percurso muito abrupto (devido ao modo de funcionamento da válvula) o motor vai ter de exercer mais força para que a agua saia com a mesma pressão!

Acho eu!!
que percebo muito pouco disto!! ALGUÉM QUE PERCEBA QUE ME CORRIJA POR FAVOR!!!!!!!!!!!!
Pois para mim era afirmação.

Se fizeres a experiência, de pores a bomba em funcionamento e depois fechares lentamente a válvula de saída, tendo hipótese de ires medindo a corrente, verificas que com a válvula fechada o consumo é menor.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: electrovalvula

Mensagem por ENERGY »

Mário Escreveu:Boas
siul06 Escreveu: Pois, foi uma pergunta que deixei no ar!!
Acho que se a agua vai ter de sofrer um desvio no seu percurso muito abrupto (devido ao modo de funcionamento da válvula) o motor vai ter de exercer mais força para que a agua saia com a mesma pressão!

Acho eu!!
que percebo muito pouco disto!! ALGUÉM QUE PERCEBA QUE ME CORRIJA POR FAVOR!!!!!!!!!!!!
Pois para mim era afirmação.

Se fizeres a experiência, de pores a bomba em funcionamento e depois fechares lentamente a válvula de saída, tendo hipótese de ires medindo a corrente, verificas que com a válvula fechada o consumo é menor.

Cump.
Mário
Boas
O consumo fica menor em dus situações, agua/energia, hehehehe.
Cpts.
Energy
siul06
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 03 fev 2012, 19:26

Re: electrovalvula

Mensagem por siul06 »

Mário Escreveu:Boas
siul06 Escreveu: Pois, foi uma pergunta que deixei no ar!!
Acho que se a agua vai ter de sofrer um desvio no seu percurso muito abrupto (devido ao modo de funcionamento da válvula) o motor vai ter de exercer mais força para que a agua saia com a mesma pressão!

Acho eu!!
que percebo muito pouco disto!! ALGUÉM QUE PERCEBA QUE ME CORRIJA POR FAVOR!!!!!!!!!!!!
Pois para mim era afirmação.

Se fizeres a experiência, de pores a bomba em funcionamento e depois fechares lentamente a válvula de saída, tendo hipótese de ires medindo a corrente, verificas que com a válvula fechada o consumo é menor.

Cump.
Mário
Como a passagem da agua fica mais apertada, a pressão aumenta, logo o motor tem de fazer menos esforço???
será que entendi bem??
siul06
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 03 fev 2012, 19:26

Re: electrovalvula

Mensagem por siul06 »

nonuke Escreveu:"O facto de ficar com muito espaço livre dentro da valvula, não prejudica a pressão?? e mesmo assim não continua a exercer carga ao motor??"

Este ponto é que eu não percebi.

Gostaria de saber qual a altura máxima a que pode estar a água n tanque em relação à bomba.
Coso pretenda válvulas motorizadas, a Falex tem vários modelos.
Você referiu que podia usar uma válvula de maiores dimensões, e usar reduções para o tubo de 32mm.
A minha pergunta era se a pressão não era alterada pelo facto de a válvula ter dimensões superiores comparativamente ao resto da instalação.

A bomba é daquelas de despejar fossas, em que pode enviar detritos com um certo volume.
Tem 750w,
e não sei a que profundidade opera, acho que isso pode ser variável.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: electrovalvula

Mensagem por Mário »

Boas

"Como a passagem da agua fica mais apertada, a pressão aumenta, logo o motor tem de fazer menos esforço???
será que entendi bem??"

Sim, mas não esquecer que baixas o caudal, (menos esforço)

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
siul06
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 03 fev 2012, 19:26

Re: electrovalvula

Mensagem por siul06 »

Mário Escreveu:Boas

"Como a passagem da agua fica mais apertada, a pressão aumenta, logo o motor tem de fazer menos esforço???
será que entendi bem??"

Sim, mas não esquecer que baixas o caudal, (menos esforço)

Cump.
Mário
Aconcelhas-me a usar este tipo de electrovalvula com diafragma?
H0649 valvula.jpg
H0649 valvula.jpg (13.1 KiB) Visto 2034 vezes
e vou manter como antes os consumos do motor e a distancia a que os aspersores atiram a agua?
(porque são esses 2 aspectos que realmente me importam)

E obrigado por me andarem a aturar!!!
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 328
Registado: 16 out 2011, 22:26
Localização: Mealhada
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: electrovalvula

Mensagem por Mestreclima »

siul06 Escreveu:
nonuke Escreveu:"O facto de ficar com muito espaço livre dentro da valvula, não prejudica a pressão?? e mesmo assim não continua a exercer carga ao motor??"

Este ponto é que eu não percebi.

Gostaria de saber qual a altura máxima a que pode estar a água n tanque em relação à bomba.
Coso pretenda válvulas motorizadas, a Falex tem vários modelos.
Você referiu que podia usar uma válvula de maiores dimensões, e usar reduções para o tubo de 32mm.
A minha pergunta era se a pressão não era alterada pelo facto de a válvula ter dimensões superiores comparativamente ao resto da instalação.

A bomba é daquelas de despejar fossas,para trabalhar com aspressores? estas a por em causa queda de caudal, pressao e consumo!... em que pode enviar detritos com um certo volume.
Tem 750w,
e não sei a que profundidade opera, acho que isso pode ser variável.

Penso que estamos todos para ajudar e aprender, mas devem expor bem o que querem e que material já tem
Bombas de drenos por norma não dão mais que 1k de pressão
Cump.

Rochinha
siul06
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 03 fev 2012, 19:26

Re: electrovalvula

Mensagem por siul06 »

Mestreclima Escreveu:
siul06 Escreveu:
nonuke Escreveu:"O facto de ficar com muito espaço livre dentro da valvula, não prejudica a pressão?? e mesmo assim não continua a exercer carga ao motor??"

Este ponto é que eu não percebi.

Gostaria de saber qual a altura máxima a que pode estar a água n tanque em relação à bomba.
Coso pretenda válvulas motorizadas, a Falex tem vários modelos.
Você referiu que podia usar uma válvula de maiores dimensões, e usar reduções para o tubo de 32mm.
A minha pergunta era se a pressão não era alterada pelo facto de a válvula ter dimensões superiores comparativamente ao resto da instalação.

A bomba é daquelas de despejar fossas,para trabalhar com aspressores? estas a por em causa queda de caudal, pressao e consumo!... em que pode enviar detritos com um certo volume.
Tem 750w,
e não sei a que profundidade opera, acho que isso pode ser variável.

Penso que estamos todos para ajudar e aprender, mas devem expor bem o que querem e que material já tem
Bombas de drenos por norma não dão mais que 1k de pressão
Peço desculpa por não ter indicado todo o material que já possuo.

Eu ja usei o sistema de rega (descrito nos vários tópicos anteriores) no ano passado, atirando a agua num raio de 4 a 5 metros o que serve pro efeito.
Punha o motor a regar 2 horas durante a noite, e quando desligava, continuava a verter agua. O que era um desperdício.

Gostava de resolver esse problema usando uma válvula eléctrica, que não prejudica-se a distancia de lançamento da agua nem o consumo do motor.
Última edição por siul06 em 04 jun 2012, 14:48, editado 1 vez no total.
lrds
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 174
Registado: 08 jan 2010, 11:27
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: electrovalvula

Mensagem por lrds »

Eu tenho + ou - o mesmo problema. Até agora controlo manual, só que po vezes esqueço-me e o motor trabalha toda a noite e dia, até me lembrar!

Um depósito de 1000l a + ou - 3 bars, só que não sei como pôr em automático. Ou melhor saber eu sei, só que custa muito. O tubo é de 32mm tinha de ter uma valvula comandada por um programador, mas é muito caro.

Já pus um relógio no motor só que se ele parar o depósito basa por completo e ficam os animais sem água, já que estão dependentes do depósito.

Não haverá por aí nenhum modo barato de comandar a «coisa»?
Inté
Avatar do Utilizador
nonuke
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 01 mar 2012, 11:14
Localização: Beira Litoral
Enviou: 1 vez

Re: electrovalvula

Mensagem por nonuke »

Só necessita de um programador do tipo relógio horário e de uma válvula solenoide de 230VAC
ou caso pretenda uma válvula solenoide de 24VDC, também vai necessitar de uma fonte de alimentação 24Vdc. Este equipamento não é muito caro.
siul06
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 03 fev 2012, 19:26

Re: electrovalvula

Mensagem por siul06 »

lrds Escreveu:Eu tenho + ou - o mesmo problema. Até agora controlo manual, só que po vezes esqueço-me e o motor trabalha toda a noite e dia, até me lembrar!

Um depósito de 1000l a + ou - 3 bars, só que não sei como pôr em automático. Ou melhor saber eu sei, só que custa muito. O tubo é de 32mm tinha de ter uma valvula comandada por um programador, mas é muito caro.

Já pus um relógio no motor só que se ele parar o depósito basa por completo e ficam os animais sem água, já que estão dependentes do depósito.

Não haverá por aí nenhum modo barato de comandar a «coisa»?
Eu comprei uma válvula igual a imagem em cima para tubo de 32mm e controlada por 24v AC por 21€ no "AKI" em Braga.
Sendo impossível arranjar 24V, a 12V DC fica mais caro.
Já procurei muitas opções (BARATAS que é o principal objectivo), e a mais barata k encontrei foi esta.

Para controlar, compras um microprocessador (que agora há baratos), compras um transístor (cêntimos) que conduza corrente suficiente para atracar um rele( 2€) e o rele alimenta a válvula, soldas e pronto!

Programar o microprocessador depende da linguagem, mas pergunta aqui que eu ajudo-te (se souber) :D .
lrds
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 174
Registado: 08 jan 2010, 11:27
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: electrovalvula

Mensagem por lrds »

nonuke Escreveu:Só necessita de um programador do tipo relógio horário e de uma válvula solenoide de 230VAC
ou caso pretenda uma válvula solenoide de 24VDC, também vai necessitar de uma fonte de alimentação 24Vdc. Este equipamento não é muito caro.
O relógio é um daqueles normais que usamos para programar um electrodoméstico?

É que se for desses tenho um. Só que há uma coisa que não percebo, (electricidade percebo apenas o básico) como funciona a valvula solenoide? Não é necessário um programador? O relógio quando é activado está sempre a passar corrente. Funciona até com um interruptor?
Última edição por lrds em 08 jun 2012, 15:02, editado 1 vez no total.
Inté
Responder

Voltar para “Protótipos Elétricos”