carga de gás

Responder
paulo_20
Curioso
Curioso
Mensagens: 27
Registado: 27 abr 2010, 02:15
Localização: porto
Enviou: 1 vez

carga de gás

Mensagem por paulo_20 »

boa tarde,

eu tenho pouca experiencia na area da refrigeração, estou basicamente a começar e tenho algumas duvidas que precisava de ajuda,

queria saber como efetuar corretamente uma carga de gás,

a minha pergunta tem por base várias situações, no sitio onde trabalho, umas vezes fazem de uma maneira, outras vezes de outra maneira, em instalações do mesmo género, e que trabalham à mesma temperatura, de maneira que estou um pouco confuso

numa câmara/instalação para trabalhar a 1ºC por exemplo, e tendo em conta que a humidade relativa é necessário que seja alta, tipo para frutas e legumes, a carga de gás deve-se efetuar até deixar o visor de borbulhar apenas? ou acertar para uma certa temperatura de evaporação? ou por superaquecimento? ou uma combinação de várias situações, tipo deixar estabilizar a temperatura no interior proximo do set point e depois ai acertar a carga com a temperatura de evaporação, etc

alguem me pode ajudar? a minha duvida envolve várias perguntas, mas em vez de fazer spam acho melhor tirando uma de cada vez, obrigado


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: carga de gás

Mensagem por Mário »

Boas
paulo_20 Escreveu:boa tarde,

eu tenho pouca experiencia na area da refrigeração, estou basicamente a começar e tenho algumas duvidas que precisava de ajuda,
Vamos ver se consigo.

queria saber como efetuar corretamente uma carga de gás,
A carga de gás deve de ser sempre por peso.

a minha pergunta tem por base várias situações, no sitio onde trabalho, umas vezes fazem de uma maneira, outras vezes de outra maneira, em instalações do mesmo género, e que trabalham à mesma temperatura, de maneira que estou um pouco confuso.
Depende do gás, se é de misturas ou "puro" (puro ex. R134a, mas há outros)

numa câmara/instalação para trabalhar a 1ºC por exemplo, e tendo em conta que a humidade relativa é necessário que seja alta, tipo para frutas e legumes, a carga de gás deve-se efetuar até deixar o visor de borbulhar apenas?
O visor deve de estar cheio, mas também podes por vezes ver com um pouco menos de liquido (quando a valvula de expanção abre e fecha). No verão podes ver cheio, e no inverno pode estar um pouco mais baixo, mas depende da carga térmica da camara.

ou acertar para uma certa temperatura de evaporação? ou por superaquecimento? ou uma combinação de várias situações, tipo deixar estabilizar a temperatura no interior proximo do set point e depois ai acertar a carga com a temperatura de evaporação, etc
Sabes qual é "delta t" que se deve deixar na afinação da válvula de expansão?, esse é que manda mas podes ter outro tipo de controlo que não estás a mencionar, podes ter válvula reguladora de pressão no evaporador.

alguem me pode ajudar? a minha duvida envolve várias perguntas, mas em vez de fazer spam acho melhor tirando uma de cada vez, obrigado
A Azul

Se ainda és ajudante, o técnico certificado sabe e pode (se quiser) dar-te as informações que pretendes, dado que são perguntas que podem aparecer no exame da certificação.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
paulo_20
Curioso
Curioso
Mensagens: 27
Registado: 27 abr 2010, 02:15
Localização: porto
Enviou: 1 vez

Re: carga de gás

Mensagem por paulo_20 »

boas mário

obrigado pela resposta!

ora bem, os técnicos certificados têm pouco interesse em ensinar,

sim, sei que o dt é a volta de 5k, para o sistema que se pretende, a nivel teórico não tenho duvidas, mas quando se passa à pratica é diferente,

A carga de gás deve de ser sempre por peso.

No nosso caso, as instalações/máquinas não tem qualquer indicação, trabalhamos com unidades condensadoras e centrais frigorificas que levam entre 20 até 300 kg de freon, não existe indicação da carga de gás correta, os técnicos fazem tudo pela experiencia que têem, o que já verifiquei foi que normalmente metem por exemplo gás até ter uma temperatura de evaporação correspondente a -4, -5ºC para câmaras de 0/1ºC

mas por vezes em instalações em que os gases foram trocados, por exemplo de R22 para 404, já não acertam a carga para essa temperatura, apenas metem no visor até deixar de borbulhar, outras em que a capacidade foi afetada por algum retrofit, deixam o visor a borbulhar muito ligeiramente,

trabalhamos com R404A, R134a, e R422D maioritariamente

Sabes qual é "delta t" que se deve deixar na afinação da válvula de expansão?, esse é que manda mas podes ter outro tipo de controlo que não estás a mencionar, podes ter válvula reguladora de pressão no evaporador.

por isso é que disse que a minha pergunta eram de facto várias! também não sei ao certo como afinar a valvula de expansão, as nossas válvulas sao valvulas de expansão termostatica com equalização externa,

no meu entender, a carga de gás, a temperatura de evaporação e afinação da valvula expansora, está tudo interligado, mas eu ainda não consegui entender como tudo se conjuga para funcionar "o mais correto possivel", porque chegar lá e mexer na valvula e meter gás qualquer um faz, mas eu gostaria de perceber o porquê e de que forma tudo isso se conjuga, consegue perceber a minha duvida?
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: carga de gás

Mensagem por Mário »

Boas

Entendo que precisas de uma formação, geral sobre refrigeração.

Actualmente tem que estar afixado na unidade os quilos de gás, o tipo de gás (não esquecer de enviar para a APA os relatórios)

Valvulas - Nas unidades pequenas normalmente é de expansão directa, depois podes ter as termostáticas, pressostáticas e as combinadas. Depende da aplicação.

Não esquecer que o bolbo deve de ter o mesmo gás com que funciona a instalação (ou o mais parecido nas características de funcionamento).

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
paulo_20
Curioso
Curioso
Mensagens: 27
Registado: 27 abr 2010, 02:15
Localização: porto
Enviou: 1 vez

Re: carga de gás

Mensagem por paulo_20 »

boas novamente,

preciso sim, e de alguem que saiba responder a questões de cariz mais técnico, pensei que aqui alguem poderia ajudar,

como já disse anteriormente, as unidades não tem afixado a quantidade de gás, as valvulas são como descrevi,

obrigado pela resposta mas continuo sem estar esclarecido
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: carga de gás

Mensagem por Mário »

Se põem gás até -4 ou -5 para trabalhar a +1ºC o "ar" dentro da câmara fica mais seco do que estiver a evaporar a +1ºC, por isso falei nas válvulas de controlo no evaporado.
Atenção, se tens diversas câmaras com a mesma temperatura ou não, e se tens só um compressor para mais que uma câmara, quando fazes a carga "acrescentar" tens que saber se há carga térmica ou não nas outras câmaras (podes ter a linha de liquido fechada) e aí o visor porta-se de maneira diferente.

Vou procurar nos meus apontamentos e depois escrevo, sobre as válvulas de expansão termostáticas com controlo de pressão.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
paulo_20
Curioso
Curioso
Mensagens: 27
Registado: 27 abr 2010, 02:15
Localização: porto
Enviou: 1 vez

Re: carga de gás

Mensagem por paulo_20 »

sim, eu sei, por exemplo, se uma central for ligada para 4 câmaras inicialmente, como tem uma carga térmica X ajusta-se a quantidade de gás para todas a trabalhar e a pedir frio em simultaneamente, se posteriormente forem adicionadas mais câmaras, tem que se acrescentar gás

mas para já no caso mais simples vamos supor que é uma unidade condensadora com apenas um compressor, condensador, e uma câmara com um evaporador,

se é pretendido uma temperatura interior de 0ºC por exemplo, qual deveria então ser a temperatura de evaporação?

a instalação é o mais simples possivel, no evaporador tem apenas uma valvula de expansão mecanica, termostatica e que faz a equalização no proprio tubo da aspiração, depois do bolbo
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: carga de gás

Mensagem por Mário »

Boas
paulo_20 Escreveu:sim, eu sei, por exemplo, se uma central for ligada para 4 câmaras inicialmente, como tem uma carga térmica X ajusta-se a quantidade de gás para todas a trabalhar e a pedir frio em simultaneamente, se posteriormente forem adicionadas mais câmaras, tem que se acrescentar gás
mas para já no caso mais simples vamos supor que é uma unidade condensadora com apenas um compressor, condensador, e uma câmara com um evaporador,
se é pretendido uma temperatura interior de 0ºC por exemplo, qual deveria então ser a temperatura de evaporação?
a instalação é o mais simples possivel, no evaporador tem apenas uma valvula de expansão mecanica, termostatica e que faz a equalização no proprio tubo da aspiração, depois do bolbo
A temperatura tem a ver com a humidade (que por sua vez tem a ver com o tipo de evaporador).

Para teres a câmara com 0ºC podes ter a aspiração a 0ºC no manometro, e a humidade vai ser alta.

Pensa no seguinte

O circuito simples como o que descreves mas com capilar.

Vais por gás até a aspiração atingir 0ºC no manómetro. Se for válvula de expanção termostática (tiras o capilar, e não falo no deposito de liquido) vais afinar a válvula para teres um sobreaquecimento na temperatura de entrada do gás no compressor (não tem a ver com a P/T)
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
paulo_20
Curioso
Curioso
Mensagens: 27
Registado: 27 abr 2010, 02:15
Localização: porto
Enviou: 1 vez

Re: carga de gás

Mensagem por paulo_20 »

estou a perceber,

agora uma nova questão, se temos uma temperatura de aspiração de -5ºC significa que a bateria do evaporador se encontra a menos 5, ou seja, quando se fazem os calculos para este tipo de instalação, sei que usa o dt de 5ºC para calcular a capacidade frigorifica corrigida, ou seja, é dimensionado para o ar entrar no evaporador à temperatura da câmara, e sair com menos 5 graus, correto?

ou seja, o dt, é a diferença da temperatura da aspiração e a temperatura da câmara, mas acaba por ser igual entre o ar, que entra e sai do evaporador, talvez seja por isso que afinam para os -5ºC,

se for afinado para +1 numa câmara de +1, a potencia frigorifica possivelmente sofre uma queda muito grande,
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: carga de gás

Mensagem por Mário »

Boas

Não esquecer que o delta do evaporador é dado pelo fabricante, tanto o da pressão como a da temperatura, (tem haver com o afastamento das alhetes e o tamanho dos ventiladores).

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
joedualmar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 246
Registado: 17 ago 2010, 23:41
Localização: aveiro
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: carga de gás

Mensagem por joedualmar »

boas, liguei hoje uma bomba de calor e ao fim de alguns minutos dá sinal de alarme e aparece erro LP1, segundo o manual é baixa pressão no gás, que penso seja R410, só acontece em modo aquecimento, alguém me pode informar quem pode resolver este problema?
joedualmar

Aprender até morrer...
Hidrocube
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 113
Registado: 11 jan 2015, 22:16
Localização: Sintra
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes
Contacto:

Re: carga de gás

Mensagem por Hidrocube »

joedualmar Escreveu:boas, liguei hoje uma bomba de calor e ao fim de alguns minutos dá sinal de alarme e aparece erro LP1, segundo o manual é baixa pressão no gás, que penso seja R410, só acontece em modo aquecimento, alguém me pode informar quem pode resolver este problema?
Boas.

ar-ar ou ar-água?

CumpS!
Existe 10 tipos de pessoas, umas conhecem o código binário e outras não.
joedualmar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 246
Registado: 17 ago 2010, 23:41
Localização: aveiro
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: carga de gás

Mensagem por joedualmar »

ar-agua
joedualmar

Aprender até morrer...
Hidrocube
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 113
Registado: 11 jan 2015, 22:16
Localização: Sintra
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes
Contacto:

Re: carga de gás

Mensagem por Hidrocube »

joedualmar Escreveu:ar-agua
Chegaste a fazer alguma avaliação ao sistema?

p.e. veres pelo menos a temperatura de saturação do fluído vs temperatura ambiente?

CumpS!
Existe 10 tipos de pessoas, umas conhecem o código binário e outras não.
joedualmar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 246
Registado: 17 ago 2010, 23:41
Localização: aveiro
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: carga de gás

Mensagem por joedualmar »

nada... isso para mim é chinês :(
joedualmar

Aprender até morrer...
Responder

Voltar para “Discussão AVAC”