Sistemas com CO2

Responder
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 7334
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 122 vezes

Sistemas com CO2

Mensagem por Mário » 14 out 2019, 10:56

Boas

Primeiro, existem 3 tipos de sistemas

1. CO2 Secundário - pressão operacional normal de 12 - 17 bar. Existem cerca de 50 em uso nos EUA e no Canadá. Ainda possui um refrigerante primário (um HFC) Estes são sistemas subcríticos, não há compressão do CO2 que foi resfriado pelo refrigerante primário, o CO2 é bombeado a baixa temperatura.

2. Sistemas em cascata - A cascata inferior é CO2 e a pressão operacional normal no lado de descarga do sistema, cerca de 27 a 31bar (condensação de 20 graus), a pressão operacional normal no lado da sucção é de ~ 14 bar . Bitzer e Copeland têm compressores de CO2 e os vendem há alguns anos. Este também é um sistema subcrítico e sempre operará subcriticamente.

Esses dois tipos de sistemas estão sendo usados ​​em muitos lugares nos EUA e no Canadá.

3- Sistema de reforço de temperatura média que actualmente é mais adequado para ambientes mais baixos; por isso, por que você os vê em uso no Canadá, existem mais de 1000 deles em uso na Europa. Ao contrário dos dois primeiros sistemas, os sistemas Booster são livres de HFC, usando apenas CO2 como refrigerante.

Todo refrigerante tem temperatura e pressão críticas, apenas que a temperatura crítica do CO2 é mais baixa que a maioria dos 87 graus. Isso significa que, quando o CO2 atinge a temperatura crítica, não há relação Pressão / Temperatura. A 90 graus. você terá uma pressão em torno de 82 bar, mas apenas no lado alto e foi projectado para lidar com essas pressões. Uma vez que entra no tanque de flash (tipo de reservatório), a pressão cai abaixo da pressão crítica, a operação é novamente subcrítica e novamente uma relação pressão / temperatura. Agora, o CO2 está no estado líquido e é enviado para o circuito de temperatura baixa e média, onde o refrigerante é medido no circuito através de um EEV como qualquer outro refrigerante. A aspiração no caso de baixa temperatura é de ~ 14 bar (-28ºC) e a aspiração de temperatura média é de ~ 27.5bar (-7ºC)

O líquido de CO2 se tornará gelo seco a 5.2bar; portanto, ao fazer a manutenção nestes sistemas, ventile lentamente o refrigerante líquido até que não haja mais vapor apenas líquido; podem abrir o sistema para fazer os reparos. Certifique-se de fazer vácuo antes de colocá-lo novamente em serviço.

Cump.
Mário


"Se, tremes de indignação sempre que se comete uma injustiça no Mundo, então somos companheiros que é o mais importante"

Responder

Voltar para “Discussão AVAC”