Reserva Equipada - Certiel

Responder
electrao
Curioso
Curioso
Mensagens: 26
Registado: 03 abr 2012, 10:08

Reserva Equipada - Certiel

Mensagem por electrao »

Bom dia,

Os quadros elétricos BT com reservas equipadas são aprovadas pela Certiel? Ouvi uns rumores que a Certiel não aprova porque considera que a instalação não está concluída.

Obrigado


amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 607
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Localização: Torres Vedras
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Reserva Equipada - Certiel

Mensagem por amfys »

Então nenhum projecto meu era aprovado.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Reserva Equipada - Certiel

Mensagem por nelmindo »

electrao Escreveu:Bom dia,

Os quadros elétricos BT com reservas equipadas são aprovadas pela Certiel? Ouvi uns rumores que a Certiel não aprova porque considera que a instalação não está concluída.

Obrigado
Quando se coloca reserva equipada e tubos vazios, é normal que comece a cheirar mal aos inspectores...
Mas à partida, em condições normais não é considerado problema. O problema é o "chico-espertismo" de alguns, estragar as acções de boa fé de outros.
electrao
Curioso
Curioso
Mensagens: 26
Registado: 03 abr 2012, 10:08

Re: Reserva Equipada - Certiel

Mensagem por electrao »

A minha situação até deve ser comum... Estou a acabar a construção da moradia, mas não vou fazer já o anexo/garagem.
Do meu ponto de vista, mais vale deixar um interruptor diferencial para o futuro quadro, do que posteriormente tentar re-arranjar espaço no quadro.

Cumps
electrao
Curioso
Curioso
Mensagens: 26
Registado: 03 abr 2012, 10:08

Re: Reserva Equipada - Certiel

Mensagem por electrao »

nelmindo Escreveu:O problema é o "chico-espertismo" de alguns, estragar as acções de boa fé de outros.
Podes referir quais são essas situações?

Obrigado
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Reserva Equipada - Certiel

Mensagem por nelmindo »

electrao Escreveu:
nelmindo Escreveu:O problema é o "chico-espertismo" de alguns, estragar as acções de boa fé de outros.
Podes referir quais são essas situações?

Obrigado
A minha intenção não é classificar a sua acção, mas o seu caso, eu como inspector (se na realidade fosse), já não poderia considerar que instalação estivesse concluída, se verificasse, diferencial/disjuntores e até tubos para o tal potencial anexo. Nada me garante que daqui a uma semana, até equipe o anexo com WC com direito a "poliban", instalar bombas de calor para aquecimento central/piso radiante tornando também o anexo como casa de máquinas, e ainda por cima alimentar uma piscina, com direito a iluminação de jardim. Tudo isto protegido por um diferencial de 25A/0.3A e um disjuntor de 16A, sem direito a quadro parcial no anexo...

Quando digo reservas, é colocar um ou outro disjuntor de 10 e 16A e um tubo por exemplo de 25mm até ao sotão ou um de 16 até ao jardim, terminando numa caixa na parede do mesmo.
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Reserva Equipada - Certiel

Mensagem por Duzia12 »

Mas se for dar asas há imaginação, os projetos seriam uma "coisa" enorme, deve deixar-se tubos de reserva para ampliações futuras, e um espaço no quadro de 20% de reserva, não equipado,
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Reserva Equipada - Certiel

Mensagem por nelmindo »

Duzia12 Escreveu:Mas se for dar asas há imaginação, os projetos seriam uma "coisa" enorme, deve deixar-se tubos de reserva para ampliações futuras, e um espaço no quadro de 20% de reserva, não equipado,
E eu aceito isso também. Ainda esta semana usei um tubo que tinha deixado aqui em casa à 8 anos, quando a fiz.
Uma coisa é fazer isso de boa fé, outra é atirar areia para os olhos dos inspectores, para encobrir ilegalidades...
electrao
Curioso
Curioso
Mensagens: 26
Registado: 03 abr 2012, 10:08

Re: Reserva Equipada - Certiel

Mensagem por electrao »

nelmindo Escreveu:
electrao Escreveu:
nelmindo Escreveu:O problema é o "chico-espertismo" de alguns, estragar as acções de boa fé de outros.
Podes referir quais são essas situações?

Obrigado
A minha intenção não é classificar a sua acção, mas o seu caso, eu como inspector (se na realidade fosse), já não poderia considerar que instalação estivesse concluída, se verificasse, diferencial/disjuntores e até tubos para o tal potencial anexo. Nada me garante que daqui a uma semana, até equipe o anexo com WC com direito a "poliban", instalar bombas de calor para aquecimento central/piso radiante tornando também o anexo como casa de máquinas, e ainda por cima alimentar uma piscina, com direito a iluminação de jardim. Tudo isto protegido por um diferencial de 25A/0.3A e um disjuntor de 16A, sem direito a quadro parcial no anexo...

Quando digo reservas, é colocar um ou outro disjuntor de 10 e 16A e um tubo por exemplo de 25mm até ao sotão ou um de 16 até ao jardim, terminando numa caixa na parede do mesmo.
mas por outro lado, porque será menos importante ter um disjuntor de 16A de reserva para um sótão que eventualmente poderá alimentar uma tomada ao pé de uma válvula de purga automática (possível contacto com água), junto ao sistema de aquecimento ou um disjuntor de 10A de reserva para um jardim que eventualmente liga um projetor sem o IP adequado, e a de um disjuntor para proteção de um futuro quadro?
O profissional tem de ser menos/mais qualificado consoante este tipo de tarefas?

A questão é: que critério tem a CERTIEL? Ou guia-se pela probabilidade de executar aldrabices?


Obrigado
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Reserva Equipada - Certiel

Mensagem por ENERGY »

Boas
Que eu saiba, os inspetores da Certiel, nunca implicam com as reservas equipadas nos quadros, e tubos terminados em caixas.
A não ser quando as instalações têm projeto, e essas reservas de tubagens e disjuntores, etc, não estão contempladas em projeto.
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Reserva Equipada - Certiel

Mensagem por joaoosvaldo »

É de bom tom deixar sempre reservas equipadas e também não equipadas. Se depois alguém utiliza isso para fazer ilegalidades não é fácil controlar, é um problema de mentalidade tem de ser um a fazer e dois ou três atrás a fiscalizar :!:
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
Responder

Voltar para “Não conformidades / CERTIEL”