Desenfumagem de Cozinha com potência >20kW

Responder
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Desenfumagem de Cozinha com potência >20kW

Mensagem por joaoosvaldo »

Num supermercado com zona de fabrico de pão em que a cozinha tem uma potência total superior a 20kW (só o forno já é superior aos 20kW) é obrigatório existir desenfumagem na cozinha? E caso a potência seja inferior a 20kW deixa de ser obrigatório??? Esta desenfumagem deve ser alimentada em emergência (em caso de falha da rede normal) por grupo gerador nos dois casos <20kW ou >20kW ou apenas no segundo caso (>20kW) ???

P.S.: De referir que não sou projectista de SCIE!!! Esta dúvida surgiu devido a um caso que me foi relatado!


Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
Taruzz
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 08 abr 2008, 15:30
Localização: Rio de Couros, Ourém, Santarém

Re: Desenfumagem de Cozinha com potência >20kW

Mensagem por Taruzz »

Tive um caso parecido com uma cozinha de um Hotel, em que o projectista de SCI foi á obra já concluida e referiu essa situação, dize que a hotte deveria estar ligada ao barramento socorrido, que em caso de incêndio na cozinha o corte geral do quadro será activado e a hotte fica em funcionamento, que so será desligada quando os bombeiros accionem a betoneira de corte do barramento de emergência.
Depois não se fez nada disso porque no projecto dele não estava nada escrito e a obra estava praticamente terminada, penso que essa questão da hotte so apareceu no novo regulamento.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Desenfumagem de Cozinha com potência >20kW

Mensagem por ohmico »

Boas,

será que a hott era para alimentar ainda mais o fogo?

já vale tudo!!

ohmico
mario barbosa
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 26 dez 2007, 17:41
Localização: Oeiras

Re: Desenfumagem de Cozinha com potência >20kW

Mensagem por mario barbosa »

Boa tarde, sei que este tópico é antigo, mas vou tentar esclarecer a duvida, para que não haja duvidas no futuro.

As cosinhas só têm de ter desenfumagem se:

- As mesmas estiverem ligadas a sala de refeições.
- Potência dos equipamentos superior a 20kW

E o corte é feito tal e qual descrito pelo 1º post.
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1027
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Desenfumagem de Cozinha com potência >20kW

Mensagem por parreirajoao »

João

Não sei se é obrigatório existir desenfumagem numa cozinha.

Mas sei que sendo necessário a alimentação eléctrica ao sistema de desenfumagem, esta terá de vir do quadro de segurança.

Além do mais este quadro de segurança, deve ser alimentado por um grupo electrogéneo.

A montante des Q. Segurança, terás de instalar também um transformador de isolamento, para que em caso de defeito à terra, a protecção não actue.

Um abraço

Joao
joaoosvaldo Escreveu:Num supermercado com zona de fabrico de pão em que a cozinha tem uma potência total superior a 20kW (só o forno já é superior aos 20kW) é obrigatório existir desenfumagem na cozinha? E caso a potência seja inferior a 20kW deixa de ser obrigatório??? Esta desenfumagem deve ser alimentada em emergência (em caso de falha da rede normal) por grupo gerador nos dois casos <20kW ou >20kW ou apenas no segundo caso (>20kW) ???

P.S.: De referir que não sou projectista de SCIE!!! Esta dúvida surgiu devido a um caso que me foi relatado!
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 281
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Localização: Leiria
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Re: Desenfumagem de Cozinha com potência >20kW

Mensagem por dsrsantos »

mario barbosa Escreveu:Boa tarde, sei que este tópico é antigo, mas vou tentar esclarecer a duvida, para que não haja duvidas no futuro.

As cosinhas só têm de ter desenfumagem se:

- As mesmas estiverem ligadas a sala de refeições.
- Potência dos equipamentos superior a 20kW

E o corte é feito tal e qual descrito pelo 1º post.
Têm de ter desenfumagem:
Art. 135º do RT SCIE
f) cozinhas com potencia de equipamentos a gás superior a 70kW ou electricos superior a 250kW (pelo ponto 3 do art11º do 220)
g) cozinhas ligadas a salas de refeições;
Responder

Voltar para “Sistemas de Segurança”