CAT5e misturado com CAT6

Responder
Avatar do Utilizador
LEMENE
Curioso
Curioso
Mensagens: 49
Registado: 15 mai 2010, 18:20
Localização: Do outro lado da linha

CAT5e misturado com CAT6

Mensagem por LEMENE »

Boas, podem-me esclarecer uma questão que me foi colocada recentemente.

Tenho cabo CAT6 passado e estão-me a dizer que um ATI com connectores CAT5e é igual a um com CAT6.
Dizem que o que faz a diferênça é o interlaçado do cabo CAT 6. Porque será?

Li que há diferênças sobre diferentes taxas de TX/RX e qualidade de sinal do CAT5e para CAT6.
Será isto também devido unicamente ao interlaçado do cabo?

Obrigado,


ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
www.aquinaoentras.haha
Avatar do Utilizador
LinceS@T
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 233
Registado: 21 jan 2008, 22:54
Localização: Évora - Engº de Energia e Sistemas de Potência e Automação

Re: CAT5e misturado com CAT6

Mensagem por LinceS@T »

LEMENE Escreveu:Boas, podem-me esclarecer uma questão que me foi colocada recentemente.

Tenho cabo CAT6 passado e estão-me a dizer que um ATI com connectores CAT5e é igual a um com CAT6.
Dizem que o que faz a diferênça é o interlaçado do cabo CAT 6. Porque será?

Li que há diferênças sobre diferentes taxas de TX/RX e qualidade de sinal do CAT5e para CAT6.
Será isto também devido unicamente ao interlaçado do cabo?

Obrigado,
Se for um projecto de ited 1ª versão era necessário garantir a categoria 5, logo poderia-se usar conectores cat5 e cabo cat6 que a cat5 era garantida.

No caso do projecto ser da 2ª versão tens que garantir a CAT6, logo os conectores tem que ser no minimo CAT6 bem como o cabo.

Por isso existirem conectores e cabos das diferentes categorias exigidas.


Cumprimentos
Saber não ocupa espaço.
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: CAT5e misturado com CAT6

Mensagem por Varejo »

Boas, quando a categoria mínima é Cat.5E não faz mal utilizar cabos Cat.6 com fichas e tomadas Cat.5E mas como os fios cat.6 são ligeiramente mais espessos 24 AWG E 23 AWG respectivamente, em alguns conectores cat.5E não aceitam bem fios Cat.6 ou Cat.6E, que no caso de conectores Legrand não á nenhum problema!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Avatar do Utilizador
LEMENE
Curioso
Curioso
Mensagens: 49
Registado: 15 mai 2010, 18:20
Localização: Do outro lado da linha

Re: CAT5e misturado com CAT6

Mensagem por LEMENE »

LinceS@T Escreveu:
LEMENE Escreveu:Boas, podem-me esclarecer uma questão que me foi colocada recentemente.

Tenho cabo CAT6 passado e estão-me a dizer que um ATI com connectores CAT5e é igual a um com CAT6.
Dizem que o que faz a diferênça é o interlaçado do cabo CAT 6. Porque será?

Li que há diferênças sobre diferentes taxas de TX/RX e qualidade de sinal do CAT5e para CAT6.
Será isto também devido unicamente ao interlaçado do cabo?

Obrigado,
Se for um projecto de ited 1ª versão era necessário garantir a categoria 5, logo poderia-se usar conectores cat5 e cabo cat6 que a cat5 era garantida.

No caso do projecto ser da 2ª versão tens que garantir a CAT6, logo os conectores tem que ser no minimo CAT6 bem como o cabo.

Por isso existirem conectores e cabos das diferentes categorias exigidas.


Cumprimentos
Não sei se isso deveria responder à minha questão sobre o desempenho connector CAT5e com cabo CAT6.

De certa forma tenho lido por alto a garantia pelo elemento menor, neste caso os connectores CAT5E, mas nunca li nada sobre as razões disso.

O projecto está definido para ter tudo CAT6, por possibilitar um futuro com os 250MHz, melhores taxas de RX/TX com pares dedicados.
A meio do projecto com a caixa embutida, os instaladores trouxeram-me um ATI com CAT5e e respectivos chicotes CAT5e
Os instaladores não conseguiram a troca e justificam que esses desempenhos é devido ao interlaçado do cabo CAT6 exclusivamente.
Mais, dizem que não fazem testes CAT6 porque o equipamento é muito caro (como se isso fosse um problema ao orçamento proposto com CAT6)

Eu não pretendo apenas responder que quero o que pedi, eu pretendo responder com algum argumento conforme se eles têm razão ou não em relação ao desempenho do misto CAT5e e CAT6.
Sim, supostamente trata-se de uma empresa de projectos de electricidade e ITED credenciada e bem conhecida.
Help.
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
www.aquinaoentras.haha
Avatar do Utilizador
LinceS@T
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 233
Registado: 21 jan 2008, 22:54
Localização: Évora - Engº de Energia e Sistemas de Potência e Automação

Re: CAT5e misturado com CAT6

Mensagem por LinceS@T »

Existe projecto, e no projecto está definido que deve garantir a categoria 6.
O instalador tem que seguir o mesmo e instalar como está no projecto.
O instalador quando deu o orçamento nem sequer olhou para esses permenores, (isso será da responsabilidade dele, logo terá que suportar esses custos), para a próxima que der orçamento já terá mais cuidado.
Caso o cliente ou o instalador queira fazer alguma alteração deve consultar o projectista.
Caso o instalador não cumpra o projecto, poderá o cliente ou projectista denunciar o respéctivo instalador que não está a cumprir à ANACOM.
O instalador é obrigado a efectuar os respectivos testes, obrigado a passar um relatório de funcionalidade e um termo de responsabilidade pela execução.

Consulta o Decreto-Lei n.º 123/2009

Artigo 76.º
Obrigações do instalador ITED
1 — Constituem obrigações dos instaladores ITED:
a) Manter actualizada a informação relativa à sua inscrição no ICP -ANACOM;
b) Empregar nas instalações apenas equipamentos e materiais que estejam em conformidade com os requisitos técnicos e legais aplicáveis;
c) Instalar as infra -estruturas de telecomunicações de acordo com o projecto e com as normas técnicas aplicáveis.
d) Emitir termo de responsabilidade de execução da instalação, disponibilizando -o ao dono de obra, ao proprietário ou à administração do edifício.
2 — Nas situações previstas na alínea c) do n.º 1 do artigo 74.º a instalação da infra -estrutura só pode ser efectuada por técnico habilitado.
3 — Compete ao ICP -ANACOM aprovar o modelo de termo de responsabilidade a que se refere a alínea d) do n.º 1.

5 — As contra -ordenações previstas nas alíneas a), b), c), e), f), g), h), j), l), m), n), o), p), q) e r), do n.º 1, nas alíneas a), b), c), d), e), f), f), g), i), l), m), n), p), r), s), t), u), x) e bb) do n.º 2, nas alíneas a), b), c), d), e), f), i), j), m), n), o), p), q), r), s), t), u), e v) do n.º 3 e no n.º 4 são puníveis com coima de € 500 a € 3740 e de € 5000 a € 44 891,81, consoante sejam praticadas por pessoas singulares ou colectivas, respectivamente.

Cumprimentos
Saber não ocupa espaço.
Avatar do Utilizador
LEMENE
Curioso
Curioso
Mensagens: 49
Registado: 15 mai 2010, 18:20
Localização: Do outro lado da linha

Re: CAT5e misturado com CAT6

Mensagem por LEMENE »

Falei com o responsável técnico pela obra, que é um dos instaladores que referi.
Ele irá substituir os conectores que são de encaixe no ATI e os respectivos chicotes pela CAT 6.

O único argumento que utilizei foi que a categoria define a garantia e conformidade do equipamento, e queria a troca com o que está defindo pelo projecto.
Assim terei toda a linha em CAT 6, desde as tomadas cliente aos activos no CATI.

Agora, aqui para o fórum, não encontrei nada, mas mesmo nada que explique a diferença de um connector femea CAT6 para um de CAT5e que define um melhoramento do desempenho. Deve ser o selo de garantia.
A única coisa que encontrei foi no macho que tem uma membrana de plástico adicional que impede o crosstalk nesse ponto crítico.

Ainda estou curioso sobre este ponto :wink:
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
www.aquinaoentras.haha
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: CAT5e misturado com CAT6

Mensagem por Varejo »

Boas, a olho nu a única diferença entre cat.5E e cat.6 poderá ser a côr do conector e as letras a dizer Cat.5E e Cat.6, no resto é nas ligas metálicas do conector que tem a diferença na "receita", por um trabalhar a 100mhz e outros a 250mhz 500mhz 600mhz etc.!


Se olhares para 2 blocos desmontados de dois motores de automóvel, um deles tem 2000cc o outro 2200cc a olhar para os buracos vais dizer que são iguais á vista, mas na realidade não o são, teem 200cc de diferença... o mesmo acontece nos conectores cat.5E e cat.6
Última edição por Varejo em 27 mai 2010, 00:20, editado 2 vezes no total.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Avatar do Utilizador
LinceS@T
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 233
Registado: 21 jan 2008, 22:54
Localização: Évora - Engº de Energia e Sistemas de Potência e Automação

Re: CAT5e misturado com CAT6

Mensagem por LinceS@T »

Dá uma vista de olhos neste site na ultima questão, uma pequena esplicação para o que andas à procura.

http://www.broadbandutopia.com/caandcaco.html

As fichas fazem diferença.
Possivelmente será mesmo nos conectores com materiais diferentes.

Cumprimentos
Saber não ocupa espaço.
Avatar do Utilizador
LEMENE
Curioso
Curioso
Mensagens: 49
Registado: 15 mai 2010, 18:20
Localização: Do outro lado da linha

Re: CAT5e misturado com CAT6

Mensagem por LEMENE »

Obrigadão aos dois @Varejo e @LinceS@T.
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
www.aquinaoentras.haha
PFranco
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 21 fev 2012, 19:04

Re: CAT5e misturado com CAT6

Mensagem por PFranco »

Lol eu ate ja ia responder quando começei a ler o topico, mas os ultimos dois amigos deram mais ou menos a ideia .
A principal diferença esta na velocidade de transmissao, como há uma maior necessidade de velocidade devido a ter surgido a comunicaçao a 1 GB entre activos de rede ( placas,switchs etc etc....) houve a necessidade que a largura tambem pudesse ser superior ( passando dos 100 aos 1000).
O cabo cat 5E é muito inferior neste aspecto ao cat 6, e agora com a necessidade (para ja em data centers dos 10GB) ja esta a ser intruduzido o Cat 7 para a substituiçaõ do Cat 6.

Mas o que este amigo passou com o instalador é normal em Portugal, as pessoas que agora fazem o ited maior parte delas nao percebem o que estao a fazer, pois nao é so passar cabos e ligar, uma rede estruturada é mais complexa que isso........

Cumprimentos
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: CAT5e misturado com CAT6

Mensagem por ENERGY »

LEMENE Escreveu:
LinceS@T Escreveu:
LEMENE Escreveu:Boas, podem-me esclarecer uma questão que me foi colocada recentemente.

Tenho cabo CAT6 passado e estão-me a dizer que um ATI com connectores CAT5e é igual a um com CAT6.
Dizem que o que faz a diferênça é o interlaçado do cabo CAT 6. Porque será?

Li que há diferênças sobre diferentes taxas de TX/RX e qualidade de sinal do CAT5e para CAT6.
Será isto também devido unicamente ao interlaçado do cabo?

Obrigado,
Se for um projecto de ited 1ª versão era necessário garantir a categoria 5, logo poderia-se usar conectores cat5 e cabo cat6 que a cat5 era garantida.

No caso do projecto ser da 2ª versão tens que garantir a CAT6, logo os conectores tem que ser no minimo CAT6 bem como o cabo.

Por isso existirem conectores e cabos das diferentes categorias exigidas.


Cumprimentos
Não sei se isso deveria responder à minha questão sobre o desempenho connector CAT5e com cabo CAT6.

De certa forma tenho lido por alto a garantia pelo elemento menor, neste caso os connectores CAT5E, mas nunca li nada sobre as razões disso.

O projecto está definido para ter tudo CAT6, por possibilitar um futuro com os 250MHz, melhores taxas de RX/TX com pares dedicados.
A meio do projecto com a caixa embutida, os instaladores trouxeram-me um ATI com CAT5e e respectivos chicotes CAT5e
Os instaladores não conseguiram a troca e justificam que esses desempenhos é devido ao interlaçado do cabo CAT6 exclusivamente.
Mais, dizem que não fazem testes CAT6 porque o equipamento é muito caro (como se isso fosse um problema ao orçamento proposto com CAT6)

Então se não fazem testes como vão apresentar no final da obra o REF, e o termo de responsabilidade, pelos vistos não estão com ideias de apresentar nada.

Eu não pretendo apenas responder que quero o que pedi, eu pretendo responder com algum argumento conforme se eles têm razão ou não em relação ao desempenho do misto CAT5e e CAT6.
Sim, supostamente trata-se de uma empresa de projectos de electricidade e ITED credenciada e bem conhecida.
Help.
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
mMatos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 23 mar 2012, 22:33

CAT5e misturado com CAT6

Mensagem por mMatos »

Boa tarde,
Sou um recente utilizador do fórum, mas já estou convencido que vai ser muito útil.

Gostaria de comentar duas questões:

1ª. Cat5 e Cat6 na mesma instalação.
-penso que desde meados de 2010 entrou em vigor o ITED2 e é bem claro que todos os componentes devem ser Cat6, no entanto alguns fabricantes adaptaram os seus ATI's Cat5 para Cat6, duplicando as saídas de PC mas mantendo o material das placas e saídas RJ45. Na pratica são ATI's 2ªgeração mas interiormente só garantem Cat5, neste momento estam a sair novas versões que garantem Cat6. No entanto mesmo equipamentos terminais Cat5 conseguem passar nos ensaios Cat6, não sendo mesmo assim permitido o seu uso em instalações ITED2.

2ª. A competência dos instaladores.
- Na realidade temos muitos instaladores que não estão credenciados para instalações ITED2 e na altura de apresentar o termo recorrem a colegas que muitas vezes nem chegam a visitar as instalações correndo riscos de penalização. No entanto do outro lado da CEMU temos instaladores ao serviço das operadoras que não são obrigados a qualquer tipo de formação e maior parte das vezes não compreendem como funciona um ATI "destruindo" o trabalho já realizado.

Para já fico por aqui, espero poder vir a ajudar...

cumprimentos.



---
I am here: http://tapatalk.com/map.php?rowwty
Amagalhaes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 09 mai 2015, 10:57

Re: CAT5e misturado com CAT6

Mensagem por Amagalhaes »

Fora do tempo do tópico aqui vai a minha resposta!
Cat5e e Cat6 são coisas totalmente diferentes!!!
Poder usar material de um no outro podem usar, depois o cliente tem problemas de rede e não sabe onde esta o gato!!!!
Infelizmente já fui resolver muitos problemas destes, porque para muita gente tudo funciona logo que o pin out esteja direito já tenho uma rede a funcionar, mas á muito mais atrás disso!!!

Alerto que são problemas que não aparecem logo, mas num caso de instalação de empresas por exemplo pode parar a rede informática por completo!

Desculpem a resposta muito fora de horas do tópico, mas é uma questão que tem de ser falada.

Abraço
Responder

Voltar para “Redes”