Arrefecimento de portátil

Responder
pedmpl
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 132
Registado: 13 dez 2011, 09:39
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 1 vez

Arrefecimento de portátil

Mensagem por pedmpl »

Boa tarde

O meu portátil, muito recente, está quase sempre em esforço, com a ventoinha quase ao máximo e a emanar calor, parece um secador de cabelo, mesmo que não o esteja a usar!

As configurações da ASUS permitem vários planos de consumo (parado, alta performance, poupança de energia, etc) mas que na prática não funcionam ou seja o portátil tem sempre o mesmo desempenho e a ventoinha roda sempre a alta velocidade com grande produção de calor!

Conhecem algum programa para Windows 7 que consiga realmente baixar a frequência do CPU para ver se a ventoinha se cala e o portátil arrefece?

É que isto a produzir calor desta maneira provoca consumos de energia eléctrica enormes, mesmo que ninguém use o portátil !

Obrigado.


Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: Arrefecimento de portátil

Mensagem por Varejo »

Boas, isso não vai resolver nenhum problema, abre mas é o PC que isso deve ser o cooler que tá entupido com cotão!

De certeza que o PC volta ao normal!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
pedmpl
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 132
Registado: 13 dez 2011, 09:39
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Arrefecimento de portátil

Mensagem por pedmpl »

Varejo Escreveu:Boas, isso não vai resolver nenhum problema, abre mas é o PC que isso deve ser o cooler que tá entupido com cotão!

De certeza que o PC volta ao normal!
Viva
Será fácil fazer essa operação de abrir o portátil?
Obrigado.
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: Arrefecimento de portátil

Mensagem por Varejo »

Boas, tens acesso a ar comprimido tipo das oficinas? ou alguém com compressor de ar?
Senão compras 1 garrafa de ar comprimido mas não tem tanta potência como um compressor!

A ideia será assoprar para o cooler para sair lixo, se não resolver tens mesmo de abrir para limpar como deve ser!

Alguns portáteis basta tirar uma tampa para se ver o cooler, depende da marca e modelo, mas deixo um vídeo para teres uma ideia!

http://www.youtube.com/watch?v=0yyEVSkz_0M
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
pedmpl
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 132
Registado: 13 dez 2011, 09:39
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Arrefecimento de portátil

Mensagem por pedmpl »

Varejo Escreveu:Boas, tens acesso a ar comprimido tipo das oficinas? ou alguém com compressor de ar?
Senão compras 1 garrafa de ar comprimido mas não tem tanta potência como um compressor!

A ideia será assoprar para o cooler para sair lixo, se não resolver tens mesmo de abrir para limpar como deve ser!

Alguns portáteis basta tirar uma tampa para se ver o cooler, depende da marca e modelo, mas deixo um vídeo para teres uma ideia!

http://www.youtube.com/watch?v=0yyEVSkz_0M
Obrigado!
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 607
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Localização: Torres Vedras
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Arrefecimento de portátil

Mensagem por amfys »

Deixo aqui também um site útil para quem pretende abrir o seu portátil:

http://www.insidemylaptop.com/

Atenção que a abertura do portátil pode anular a garantia do mesmo.
pedmpl
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 132
Registado: 13 dez 2011, 09:39
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Arrefecimento de portátil

Mensagem por pedmpl »

amfys Escreveu:Deixo aqui também um site útil para quem pretende abrir o seu portátil:

http://www.insidemylaptop.com/

Atenção que a abertura do portátil pode anular a garantia do mesmo.
Obrigado.
O meu é desta série: http://pt.asus.com/Notebooks/Gaming_Powerhouse/G51J_3D/
Por baixo tem uma espécie de tampa que parece uma coluna de som, não sei para que serve, não sei se dá para tirar para efeitos de limpeza...
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: Arrefecimento de portátil

Mensagem por Varejo »

Boas, ASUS G51, basta tirar 1 tampa para aceder ao cooler, parece-me simples!


Imagem


Imagem
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
pedmpl
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 132
Registado: 13 dez 2011, 09:39
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Arrefecimento de portátil

Mensagem por pedmpl »

Varejo Escreveu:Boas, ASUS G51, basta tirar 1 tampa para aceder ao cooler, parece-me simples!


Imagem


Imagem
Viva!
O meu é precisamente esse, o G51J.
Não seria suficiente tirar a tampa redonda por baixo do coller?
Falaram-me também no programa core temp mas parece que só lê a temperatura dos processadores e não mexe na frequência...
O portátil está sempre com a ventoinha ligada e por vezes a grande velocidade, independentemente dos perfis de desempenho (battery saving, quiet office, high performance...) de modo que o problema é capaz de ser mesmo lixo acumulado...
Obrigado.
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: Arrefecimento de portátil

Mensagem por Varejo »

Boas, para limpar basta tirar só a tampa "redonda"!

p.s tens de tirar o suporte onde está a ventoinha, para tirares o lixo que está na entrada de ar de lado no PC, só soprar na ventoinha não resolve!

Aqui a partir dos 7m vês do que falo!

http://www.youtube.com/watch?v=ag3BemZQ ... re=related
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Gordinho
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 10 ago 2012, 08:08
Localização: Faro

Re: Arrefecimento de portátil

Mensagem por Gordinho »

Boa tarde a todos,

Na minha modesta opinião tudo o atrás referido está 100% correcto, mas aconselho, no entanto, a proteger o portátil (tanto o aquecimento como o próprio teclado), usando uma base do Género da "Alto" da Logitxxx ou semelhante , para além de que o mesmo fica em posição elevada (ao nível dos olhos).

Uso uma, e desde que adquiri a mesma não quero outra coisa.

Cumps,
Hugo Gordinho
magellan1002
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 18 set 2013, 12:32

Re: Arrefecimento de portátil

Mensagem por magellan1002 »

pedmpl Escreveu:Boa tarde

O meu portátil, muito recente, está quase sempre em esforço, com a ventoinha quase ao máximo e a emanar calor, parece um secador de cabelo, mesmo que não o esteja a usar!

As configurações da ASUS permitem vários planos de consumo (parado, alta performance, poupança de energia, etc) mas que na prática não funcionam ou seja o portátil tem sempre o mesmo desempenho e a ventoinha roda sempre a alta velocidade com grande produção de calor!

Conhecem algum programa para Windows 7 que consiga realmente baixar a frequência do CPU para ver se a ventoinha se cala e o portátil arrefece?

É que isto a produzir calor desta maneira provoca consumos de energia eléctrica enormes, mesmo que ninguém use o portátil !

Obrigado.
Eu resolvi recentemente um problema de aquecimento recorrendo precisamente ás configurações de energia do Windows 7. O meu portátil éstava sempre a "crashar" quando jogava devido ao sobreaquecimento. Meti a velocidade máxima do processador inicialmente a 75% e agora tenho a 90% sem problemas. Nunca mais foi abaixo. Mudar apenas o plano de consumo não chega porque todos os planos de consumo "default" tem o CPU a 100% quando ligado à corrente. Se for ás configurações avançadas consegue mudar o teto máximo de velocidade de CPU, acção esta que solicionou o meu problema.
Responder

Voltar para “Discussão Informática”