Fim da Certiel?

Responder
EE_Rafael
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 121
Registado: 02 jun 2008, 17:58
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por EE_Rafael »

Boas,

mas segundo percebi nada indica que o distribuidor vá deixar de exigir o certificado das instalações, como tal a Certiel vai manter as suas funções, certo?
Isto pretende apenas simplificar as coisas em termos de camara, o que é muito positivo pois, embora a Certiel já me tenha causado alguns amargos de boca, reconheço que tem um papel importante.

Cumprimentos.


Paulo Coimbra
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 15 nov 2008, 14:38

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por Paulo Coimbra »

Boas.

Quanto á Certiel acabar, acho bem, no entanto, penso que as instalações electricas devem ter alguem, ou alguma instituição de inspeção.
Mas penso que existe algo mais critico que a propia extinção da Certiel.
Numa moradia unifamiliar a Certiel vai fazer o quê????
Teste do terra, teste de islamento, ........ segundo que projecto? Quantos de nós não pedimos inspeções á Certiel e a placa de cozinhar não está lá. E qual é a potencia da mesma?
Quantas pessoas não fazem os arrumos mais tarde.

Pois e depois a responsabilidade continua a ser do instalador.......

Será que isto está correcto?

Penso que antes de acabar com a Certiel ser lei toda e qual quer obra ter projecto electrico, tal como o gaz, a agua, os esgotos, e depois sim acabar com a certiel.
No entanto o instalador tinha que comprir o projecto, como aconteçe com a parte da construção civil.
Aí sim havia concorrencia leal entre os instaladores, pois tinham que executar o mesmo projecto e tinha que ser vesturiado, ou pela EDP, ou Direcção Geral de Energia e Geologia, camara municipal, ou outro qualquer. À semelhança do que aconteçe com a construção civil.


Att

Paulo Coimbra
1
Curioso
Curioso
Mensagens: 36
Registado: 14 mai 2007, 18:37

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por 1 »

GRAÇAS A DEUS QUE CHEGA O FIM DESSA INSTITUIÇÃO COMODISTA, AUTORITÁRIA E INRESPONSAVEL E QUE SE VIRMOS QUE LÁ TRABALHA É SÓ COM PADRINHOS.
Passo a explicar o meu ponto de vista
Nós, instaladores responsáveis assinamos um termo de responsabilidade a como a obra está de acordo com o regulamento, e os PALHAÇOS enviados pela CERTIEL invocam o que querem e não querem, mandão nos desmanchar com toda a arrogância que lhes é conhecida para que nós passemos por irresponsáveis á frente dos donos da obra e os senhores como heróis, mais nós fazemos o que eles querem mesmo mal e nós é que continuamos responsáveis.
Quanto á questão dos padrinhos, os senhores que são a favor da CERTIEL tentem lá colocar alguem sem padrinhos e depois digam quem é que entra e qual a ligação a alguém lá de dentro.
Por ultimo, a CERTIEL é uma instituição formada por reformados (MAMISTAS) da EDP que não sabem trabalhar nem nunca souberam e que o que fizeram bem foui aproveitar uma lacuna na lei nacionalpara chegarem ao poder.
Só uma observação
Se não concordarem comigo, ou são pagos pela CERTIEL ou não são técnicos responsáveis por electricidade.
VIVA A LIBERDADE
E CUMPRIMENTOS A TODOS OS ELECTRICISTAS DESTE PAIS.
CNogueira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 02 fev 2010, 23:56

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por CNogueira »

concordo ajo que vai haver muita confusão e muita coisa mal feita mas tambem existem muitas certificações mal feitas por falta de formação dos inspectores que muitos deles foram colegas e concorrentes de muitos instaladores, penso que deveria de deixar de existir o monopolio por parte da certiel e tambem ajo que os tecnicos devem ter mais responsabilidades porque muitos pensão de depois de terem sido inspecçionados por parte da certiel deixam de ter responsabilidades mas não é verdade existe uma coisa chamada estatuto do tecnico responsavel por instalações electricas que aconselho a leitura por parte de todos os tecnico.

Cumprimentos
valter.C
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 03 jan 2008, 16:19
Localização: elvas

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por valter.C »

Os projectos não irão ser cumpridos e estarão a por em causa a segurança.
SantosM
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 19 fev 2010, 23:46

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por SantosM »

O Secretario de estado da Administracao Local devia,antes de fazer comentarios para o bom dia portugal, ler com bastante atençao os decretos que regulam a actividade da certiel . É um facto que foi mais que evidente na intervencao telefonica do mesmo para a RTP1, que nao fez o trabalho de casa. Esta muito ocupado em Castro Daire hoje como em outros locais , ontem e amanha, em operacoes de charme. LEIA porque ficara mais douto. Nao havia necessidade de ter demonstrado tanto desconhecimento. Ha ocasioes em que o silencio é sabio.
flaxe
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 23 jan 2008, 23:20
Localização: Quinta do Conde
Contacto:

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por flaxe »

Boa noite!
Em relação a esta questão da CERTIEL acabar ou não a ninha opinião divide-se, pois todos os comentários que aqui li, todos eles tem uma boa parte da realidade e todos eles centram-se na respectiva Certiel, pois vejamos o meu pensar.
Eu exerço a profissão de electricista desde 1988 data em que fiz no "SIE SI" (Sindicato das Industrias Eléctricas do Sul e Ilhas) a minha carteira profissional de Aprendiz de Electricista e passando pelas fases de Ajudante, Pré Oficial e Oficial que sou hoje em dia, mas, pelo facto de não estar inscrito na antiga D.G.I. não posso assinar os tais TR para vistoria, ok não será por causa disso que deixo de executar as minhas instalações eléctricas correctamente alguém terá de assinar o TR por mim, mas no dia da inspecção da CERTIEL ou seja os amigos "ISQ", essa pessoa que assinou o TR tem que estar presente, mas como eu que exerço a profissão já alguns anos e assim o faço, outros com menos tempo o assim podem fazer, mas à sempre alguém responsável nas alturas das inspecções.
Até aqui nada de novo, a Certiel aqui só entra para receber o dinheiro e mandar inspeccionar ao ISQ, obviamente quem tiver o rabo preso prefere que o trabalho passe a sorteio ou que não existisse.
É aqui que eu quero chegar, o facto da Certiel acabar ou não, não deveria ser o mais importante, alguém tem que "regular" as instalações mas com senso da realidade, não criar normas berrantes, exigir que os técnicos das inspecções sejam feitas por profissionais do ramo que saibam o que estão a fazer mais comunicativos, exigir aos construtores electricistas cadenciados no tal BI da habitação estar lá os dados do técnico da especialidade, abolir os pagamentos estupidamente exagerados das reinspecçoes, etc. todos nós temos algo de negativo da respectiva.
Já me inspeccionaram varias obras e até a data só 1 chumbou, só pelo facto das banheiras não estarem colocadas e a tomada estava na parede oposta, completamente defendia bem fora da ares de interdição.
Na minha opinião, a Certiel não devia acabar, mas sim reformular a sua maneira de actuar no terreno, em conjunto com o sindicato deveria obter opiniões de todos os técnicos em relação às suas falhas e ai em conjunto formularem uma directoria mais correcta para intervenção dos trabalhos, com cabeça corpo e membros.
Já agora uma nota à parte:
Para quem não é técnico responsável e exerça a função e queiram ser, dirijam-se ao Centro de Formação Profissional da vossa zona e peçam informações do RVCC Pró para Electricista de Baixa Tenção nível 2.
Tem a possibilidade de fazer uma formação gratuita e dependendo do vosso nível de conhecimento da área pode ir de 1 a 6 meses ou ficar com as aptidões logo de inicio.
E o que estou a fazer para invitar que na altura das inspecções esteja lá presente Eu o Construtor ou Dono o Inspeccionador e a outra pessoa "Responsável" que o Dono ou o Construtor nem conhece e vê o inspeccionador a fazer as perguntas a ele.
"É ai que muita gente não gosta"
Cumprimentos
João Ramalho
SantosM
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 19 fev 2010, 23:46

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por SantosM »

Se as instalacoes electricas e gaz e outras vao ser vistoriadas por alguem com "Muito mais qualidade do que tem sido feito ate hoje", diga-nos Sr J Junqueiro quem sao eles ? "Nicho sorvedor de dinheiro"?. Todo e qq ser humano tem o direito de errar e ninguem é perfeito (sera que ainda é humano?), e existem meios correctivos, mas A CERTIEL foi uma das instituicoes mais isentas e com verticalidade e imparcialidade que surgiram desde o 25 de Abril( e isso nunca ninguem podera colocar em causa).A Certiel e seus agentes ensina , ainda hoje a diferença entre um disjuntor e um interruptor(O Sr Secr Estado sabe?.. Nao sao 5 nao, como as figurinhas do jornal ).
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5252
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por Duzia12 »

O poder absoluto corroi!!!
Avatar do Utilizador
sergiolf
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 27 abr 2008, 00:48
Localização: Viseu

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por sergiolf »

Sou contra a certiel. Acho bem que feche. Isso não impede que se façam bons projectos.
Assim vão ser filtrados os maus electricistas que existem em actividade no nosso país.
Agora quando algo está mal a certiel manda compor e o resultado final é sempre bom.
Com o fim da certiel, o projectista terá que escolher muito bem com que electricista vai trabalhar sob pena de cairem sobre si os problemas, e é lógico que vai escolher apenas os melhores.
Não é por não havervistoria por parte da CERTIEL que vão ocorrer mais problemas, acreditem.
Assim só os melhores serão contratados.
E venha lá a obrigatoriedade do projecto eléctrico para potencas inferiores a 50kva que já não se admite a situação em que estamos.
Sérgio Figueiredo
pauloviegas
Curioso
Curioso
Mensagens: 93
Registado: 06 abr 2007, 18:30
Localização: Portalegre
Enviou: 2 vezes

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por pauloviegas »

Bom dia. Quanto ao fim da certiel la me manifestei, gostava agora de colocar uma outra questão.
Andan todos a dizer que se deve fazer projectos para potencias inferiores a 50Kva, claro que os unicos nteressados nissos sao os engenheiros porque é mais dinheiro a entrar. A minha questao é a seguinte, quanto custa um projecto para uma vivenda tipo T4?? Neste momento a construção esta praticamente parada vamos colocar mias esse custo em cima das pessoas???? Assi um dia destes para se mudar um disjuntor queimado vai ser preciso um projecto para dizer o tipo de disjuntor a utilizar. deviamos preocupar mais com os electropedreiros a fazer obras onde ja existe contador e menos com projectos para potencias de 6,9 e 10,35 Kva.
EE_Rafael
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 121
Registado: 02 jun 2008, 17:58
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por EE_Rafael »

Boas,
o meu sustento vem dos projectos eléctricos e no entanto não concordo com a necessidade de se realizar projecto para potencias inferiores a 50 kVA. Acabará por acontecer como nos ITED's, não será mais do que um monte de folhas feitas por alguém em part-time e que o cliente vai encarar apenas como mais uma borucracia e não dará o devido valor, ou seja, vai encomendar o trabalho a quem o fizer mais barato! Relativamente às inspecções penso que deviam ser criadas categorias de instalações. A meu ver determinados estabelecimentos de recebendo público não podem deixar de ser alvos de uma aprovação (projecto e instalação) a segurança das pessoas não pode ficar assente num termo de responsabilidade porque a qualidade de alguns instaladores deixa muito a desejar.
Por fim eu como cliente gosto de ter um produto que foi certificado por uma entidade com competências reconhecidas. Apenas lamento que alguns técnicos do LIQ, ISQ e afins não tenham noção do papel que deviam representar e se apresentem cheios de certezas não permitindo que muitas das vezes possamos expor o nosso ponto de vista.

Cumprimentos.
Avatar do Utilizador
sergiolf
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 27 abr 2008, 00:48
Localização: Viseu

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por sergiolf »

Meu caro pauloviegas, em relação ao facto de os projectos servirem para os engenheiros ganharem mais dinheiro, temos que ver o que acontece com o resto dos perifericos da construção civil.
Agora são obrigatórias as certificações energéticas; é obrigatórioa a instalação de solares térmicos, ..., exigem tudo de todo o lado tornando a construção mais cara, e nós da electricidade é que nos vamos preocupar com o acrescimo do preço de uma habitação em algumas centenas de euros para ter um projecto electrotécnico???
O projecto deveria ser obrigatório nem que fosse para ligar uma lampada. Hoje, com a certificação energética, e caminhando para o futuro, as casas terão que ter uma identidade, uma "chapa de caracteristicas". O ramo da construção está a evoluir muito em todas as áreas e nós electrotécnicos não podemos ficar para trás com medo do aumento do preço das habitações.
Uma instalação de uma casa com projecto é mais fiável e segura para futuras alterações, é mais rigorosa.
Acho que um assunto tão sério como a electrificação de uma habitação não deveria nunca carecer de projecto.
Temos que exigir sériedade á nossa área. Basta de ser um electricistazeco qualquer (por vezes acontece) a idealizar e instalar electricidade nas habitações. O Electricista serve para instalar apenas, o Projecto é para os engenheiros electrotecnicos e deveria ser obrigatório.
Os conhecimentos diferem com as habilitações...
Vamos ser profissionais...

Se uma simples máquina de lavar tem um esquema (projecto) electrico porque é que uma casa não deve ter?
Sérgio Figueiredo
EE_Rafael
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 121
Registado: 02 jun 2008, 17:58
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por EE_Rafael »

Caro Sérgio,
sou eng. electrotécnico e dogo-lhe uma coisa, gostava de ver muitos eng. a ter que rsolver determindas situações com as quais o instalador se depara! Acho que devemos SEMPRE trabalhar em conjunto e nunca criar esse tipo de "hierarquias"!
Cumprimentos.
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5252
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por Duzia12 »

Engenheiros e Engenheiros Técnicos
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”