Fim da Certiel?

Responder
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por ohmico »

orçamentista Escreveu:De facto o "monstro" foi criado, mal criado, ainda sobrevive, mas parece dar as últimas. Ele actuou, saqueou, complicou e de uma forma déspota, sem dó e piedade agiu durante 10 anos. Fustigou o conhecimento e todos aqueles que anos lectivos procuraram o conhecimento na matéria e agiam nos mais elevados conceitos, quer éticosquer ao nível dos valores. Uns aborreciam-se porque tinham que andar com papeis e mais papeis perante aqueles que se diziam inspectores, aqueles kafkianos que sairam das salas de aulas e espiolhavam nospaeis as belas "não conformidades" e assim continuavam! Outros haviam, que com um papel que lhesdava importância, se diziam sabedores e até articulavam a belo prazer entidades e dominavam o séquito. Afinal lixaram-se porque um país que quer criar riqueza e sair da cauda da Europa tem que sair das garras do "monstro". Tem que anular o déficit que os julgados dominadores da especialidade fizeram.
Afinal, Sr Doutor José Junqueiro, relevo a sua coragem, enalteço a sua atitude, pois a "César o que é de César e a Deus o que é de Deus". Acabe e depressa com a ditadura que a monstruosa entidade certificadora exerce, haja democracia e pemita que o aplauda e ao mesmo tempo o cumprimente. Venha a legislação e não se preocupe, pois a engenharia agirá, como sempre, numa lógica de elevação e positivismo.


ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por ohmico »

luzinhas Escreveu:Curioso, dá que pensar, se todos os técnicos, de todas as especialidades e mais algumas, fossem altamente qualificados, altamente responsáveis, altamente cumpridores, altamente idóneos,..., como têm frisado, não haveria projectos altamente mal elaborados (é chapa 5 como com o 740 desde 1974, o desenhador projecta e o técnico assina), as instalações realizadas seriam altamente o espelho da legislação (executadas por empresas altamente capacitadas), os clientes que nada percebem de electricidade (mas sabem que a ampola da lâmpada não serve de aquário) ficariam altamente agradecidos.

Um exemplo: A ministra do ambiente após umas inspecções (só 47) a empresas de tratamento de resíduos, identificou erros graves (só em 37), e outros muito graves (só em 10 das 37), parece que a legislação não estava a ser aplicada, pelo que percebi da notícia, acho que andariam a tratar resíduos industriais perigosos como se fosse lixo doméstico, pelo que ouço e leio nas notícias não sei o que está mal, se a legislação, se os resíduos ou outro factor que agora não consigo identificar.
O que também não entendo, já que somos todos altamente, é que a ministra disse "temos de intensificar a fiscalização".

Permitam-me outra observação: a nossa economia está uma maravilha, dizem que os tipos que nos guardam o dinheiro são exímios nas contas de sumir. Nunca foi feito nada, pois quem tinha a obrigação de supervisionar acreditou na cor dos olhos dos responsáveis pelas instituições e vem agora o banco de Portugal, a FED, o BCE entre outros iluminados, dizer que tem de haver regras, supervisão, regulação, contenção e outras coisas mais.

Se acham que estou doente, agradeço que coloquem no fórum o nome do medicamento, pois evito deslocar-me ao médico para ser avaliado e pagar 50, 60, 70 ou mais aéreos (€) por 5 minutos de consulta!!!!

Cumprimentos

Boas,

será que não há por lá engenheiros?

ohmico
orçamentista
Curioso
Curioso
Mensagens: 77
Registado: 13 mar 2008, 11:40

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por orçamentista »

Ilustre "luzinhas",
Antes de mais cumprimento-o de forma higiénica. Depois, manifesto-lhe admiração, mas não deixo de lhe dizer que as edições e/ou publicações dos poetas não são certificadas!
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por joaoosvaldo »

Boas.

Bem tenho a certeza que todos nós já vimos trabalhos/obras executadas e em funcionamento que são um perigo autêntico, que as regras existem e são para cumprir todos nós sabemos, mas será que é isso que se verifica!!?? Errar toda a gente erra, mas erros de palmatória que põem em risco a vida de pessoas esses não são admissíveis!!!

Eu não estou a defender a CERTIEL mas que deve haver alguém que fiscalize as instalações isso sem dúvida. Porque senão é a bandalheira que se vê. Eu sou da Madeira e aqui não existe CERTIEL e por isso algumas instalações são uma vergonha porque alguns electricistas têm a mania que sempre fizeram as coisas de uma forma e funcionava por isso também agora tem de funcionar, alguns não aprendem nem querem aprender esta é a realidade!!! Existe cá apenas uma pequena fiscalização do distribuidor, mas que nada se compara com a CERTIEL e mesmo a pequena inspecção que fazem já detectam montes de erros imaginem se fossem mais a fundo nas instalações. Mas não se pense que o problema é só dos electricistas também existem projectos muito mal feitos porque a avaliação de projectos que é feita é muito básica por isso alguns deixam passar muitas situações porque acreditam que nunca vão ter problemas e não interiorizam que são eles que assinam os termos e se um dia acontecer alguma coisa serão eles os responsabilizados!!!

Por isto tudo é que se forem passados apenas os TR a situação das instalações eléctricas vai piorar e muito.

Quanto à situação do ITED que dizem que apenas é necessário passar o TR a situação também não é assim porque tanto quanto sei a ANACOM vai fazer fiscalizações aleatórias às instalações e no caso de estas não cumprirem os manuais as penalizações serão severas!!! Isto podia muito bem ser a solução para as instalações eléctricas.

Eu quanto a mim procuro sempre cumprir incondicionalmente os regulamentos assinar coisas de "cruz" não é comigo, esta deveria ser a atitude de todos os profissionais, mas infelizmente não é bem assim!!!

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
JoaoB
Curioso
Curioso
Mensagens: 74
Registado: 31 mai 2008, 16:53

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por JoaoB »

Custa-me a acreditar em coisas que vejo aqui escritas... deixem-me contar o seguinte:

Á uns 15 dias um quadro eléctrico parcial de uma fábrica aqui da zona ardeu e por pouco não houve uma tragédia porque o quadro era tão somente de um armazém de madeira!
Foi-nos solicitado uma vistoria geral ás instalações da fábrica que já datam de á uns 15 anos para prevenir eventuais problemas futuros e detectamos coisas como tomadas alimentadas a 1,5mm2, alimentações de quadros de secções subdimensionadas (deve ter sido a olho) e quadros eléctricos que mais pareciam ninhos de ratos, tal a confusão de fios lá metidos. Tudo isto feito por "electricista" devidamente encartado...

A empresa onde trabalho tem uma loja que vende directamente ao pequeno electricista e volta não volta sou chamado ao balcão para esclarecer alguma dúvida técnica que surja. Não imaginam a quantidade de barbaridades que já ouvi, a maior parte dos pequenos electricistas não fazem a minima ideia do que as regras técnicas dizem e o que sabem é porque já levaram na cabeça da Certiel! O cuidado que faz com que me peçam para ir ao balcão é precisamente o medo de que se não fizerem bem as coisas levam com um chumbo e posterior reinspecção!

Partir do principio que toda a gente é responsável por aquilo que faz era bom se fossemos todos bons profissionais, o problema é que existem todo o tipo de técnicos e há muita gente que trabalha mal e se se sentirem sem rédia vão fazer ainda pior, já para não falar na tal estória da venda de assinaturas e termos!!!

Eu estou mais ligado á execução de obras de maior porte e faço alguns projectos, normalmente para industria, pelo que tenho lidado pouco com a Certiel, sei que quem tem que levar com a arrogância e intransigência dos inspectores e avaliadores de projectos deve estar a sentir algum alivio, mas eu continuo com a opinião de que quem trabalha bem não tem que recear avaliação. Acho mesmo essencial a avaliação para não haver desleixo!

Desenganem-se os que pensam que as coisas vão funcionar melhor só por não terem que ter vistorias e avaliações... as coisas vão piorar, e muito!!!
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por ohmico »

JoaoB Escreveu:Custa-me a acreditar em coisas que vejo aqui escritas... deixem-me contar o seguinte:

Á uns 15 dias um quadro eléctrico parcial de uma fábrica aqui da zona ardeu e por pouco não houve uma tragédia porque o quadro era tão somente de um armazém de madeira!
Foi-nos solicitado uma vistoria geral ás instalações da fábrica que já datam de á uns 15 anos para prevenir eventuais problemas futuros e detectamos coisas como tomadas alimentadas a 1,5mm2, alimentações de quadros de secções subdimensionadas (deve ter sido a olho) e quadros eléctricos que mais pareciam ninhos de ratos, tal a confusão de fios lá metidos. Tudo isto feito por "electricista" devidamente encartado...

Boas,

será que, para cúmulo, a instalação referida tem técnico responsável pela exploração?

òhmico
luzinhas
Curioso
Curioso
Mensagens: 26
Registado: 08 jan 2010, 17:05

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por luzinhas »

Belo comentário, Técnico Responsável pela instalação!!!

Se tem, este Técnico é tudo, só não é Responsável por instalações eléctricas!!!
carlos fernandes
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 28 jan 2010, 09:29

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por carlos fernandes »

Boas caros colegas electricistas.
Só pretendia tirar esta duvidas:
Afinal ja saiu a lei ou nao do fim da certiel. ou melhor de pssagem de responsabilidade, para tecnico ou engenheiro responsavel pelo projecto????
Dizem me k a lei vai entrar em vigor a partir do dia 27 de Fevereiro é verdade???
Agradecia kem soubesse k me informa se.
E continuação de boas faisca :D :lol: :wink:
Avatar do Utilizador
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 513
Registado: 30 mar 2008, 10:45
Localização: 150 Km de Lisboa

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por patinhofeio »

voltampere Escreveu:Isto de andarmos 20 ou 30 anos para trás é típico no nosso País.....Em vez de andarmos de burro para cavalo vamos andar de cavalo para burro!!!

Como é que é possível pudermos comprar uma casa sem ter sido sujeita a qualquer vistoria, gás, electricidade etc... Será que este senhor ou senhores que propuseram esta barbaridade pensaram na segurança das pessoas??
Boas.
Tal como no outo tópico que comentaste de forma muito proveitosa, ficou dito que mais de 60% das instalações são aprovadas administrativamente, sem sequer saberem onde são e como são feitas. Isto será zelar pela segurança? Só se for pela segurança da carteira dos senhores la do poleiro.
voltampere Escreveu: Toda a gente comete erros...projectistas, instaladores etc...
e a EDP o que é que pensa disto?? A EDP vai fornecer energia a uma instalação que não foi vistoriada?? Que foi feita à balda, sim porque se não é preciso vistoria qualquer coisa serve... Não me parece...
E quem é que vistoria as instalações da EDP? Eles trabalham com tensões e correntes muito mais perigosas e ninguém vistoria nada. Andam a montar PT'S aéreos sem pára-raios, mudar fusíveis fundidos "provisoriamente" com fiozinhos de cobre, anular seccionadores avariados com shunts, etc.
voltampere Escreveu: Tiram as vossas conclusões mas este tipo de decretos de lei ou propostas não fazem sentido nenhum....
Cumprimentos
Podem não fazer sentido. Sentido seria, vistoriarem TODAS as instalações com os mesmos critérios, sejam essas instalações privadas ou públicas.(Estou a fazer uma obra pública, e nunca vi maior atentado á segurança e às normas técnicas como naquele projecto APROVADO e em execução.
Abraço e boas instalações, vistoriadas ou não.
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
windstorm
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 183
Registado: 27 out 2009, 22:01
Localização: viseu
Contacto:

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por windstorm »

é evidente que as inspecções são essenciais para garantir a segurança de todos mas não nestes moldes...

porque concordo com o fim da certiel????

1º-só verificam 1 em 8 obras
2º-vão só final da obra e não acompanham a fase crucial de passagem de tubagens podendo se colocar apenas ponteiras regulamentares e eles nem topam coisa nenhuma como acontece em casas reconstruidas ja com instalação antiga..
3º-deve ser incutida a responsabelidade ao tecnico responsavel tal como acontece na construção civil, de acompanhar todo o processo de instalação passo a passo....a certiel so la vai no fim em 10% dos casos..
4º-o tecnico responsavel, tal como acontece na construção civil.... deve ser obrigado a fazer memoria descritiva detalhada e garantir que o que está escrito é feito, seguindo de perto todo o processo e assumindo total responsabelidade sobre o trabalho executado...a certiel nao faz nada disso...

podia enumerar montes de situações destas mas está mais que provada a redundançia dessa entidade que só serve para retirar responsabelidades a quem as devia ter porque em caso de acidente nunca vi esses senhores a assumir fosse o que fosse, sobrando sempre para o electricista...
se assim é então que quem executa que assuma a responsabelidade total e pondo em risco a sua credibelidade toda a gente terá mais responsabelidade
conde
Curioso
Curioso
Mensagens: 33
Registado: 07 dez 2007, 17:59
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por conde »

E quem faz hoje em dia as vistorias nas instalações electricas, em locais que já existe contador?
Nessas instalações não há perigos para os utilizadores?
Meus caros faz falta uma entidade que nos fiscalize, pois não ha duvidas que mudou muita coisa para melhor, mas a Certiel deveria outra atitude, por vezes parece que temos que venerar os inspectores. Deveriam dar Mais apoio e menos punição.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por ENERGY »

Então pessoal, andou por aqui a grande maioria do pessoal a bater nos coitadinhos dos Inspectores da Certiel, e agora que eles estão quase a ir embora estão todos a chorar, sentem saudades é?
Não vós entendo pessoal!!!
As nossa Instalações eram Certificadas pela Certiel, mas após a Certificação quem continuava responsavél pela mesma, era o Técnico e não o INSPECTOR.
Empresas de Elevadores fazem montagem e certificação das suas Instalações, Se um elevador cair isto não é um risco grave, alguém os vistoria.
Os nossos edificios continuam de pé apenas com termos de responsabilidade, e que eu saiba não têm caido.
Cada técnico que assuma a sua responsabilidade em conciência, e a DGE que apareça aleatoriamente para ver o nosso trabalho, e se encontrarem irregularidades graves, que seja retirada a carteira profissional, ou talvez seguir o exemplo aplicado as Cartas de Condução, vão ver que todos o Técnicos vão cumprir à risca as RTIEBT.
Cpts.
Energy
megafone
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 03 fev 2010, 21:53

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por megafone »

Do que eu entendo da notícia publicada no JN, no final da obra, o que será necessário será o termo de responsabilidade do projectista e não do instalador? Será que é assim? E as obras sem projecto?(<50KVA). Será que alguém me sabe responder?
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por joaoosvaldo »

ENERGY Escreveu:Então pessoal, andou por aqui a grande maioria do pessoal a bater nos coitadinhos dos Inspectores da Certiel, e agora que eles estão quase a ir embora estão todos a chorar, sentem saudades é?
Não vós entendo pessoal!!!
As nossa Instalações eram Certificadas pela Certiel, mas após a Certificação quem continuava responsavél pela mesma, era o Técnico e não o INSPECTOR.
Empresas de Elevadores fazem montagem e certificação das suas Instalações, Se um elevador cair isto não é um risco grave, alguém os vistoria.
Os nossos edificios continuam de pé apenas com termos de responsabilidade, e que eu saiba não têm caido.
Cada técnico que assuma a sua responsabilidade em conciência, e a DGE que apareça aleatoriamente para ver o nosso trabalho, e se encontrarem irregularidades graves, que seja retirada a carteira profissional, ou talvez seguir o exemplo aplicado as Cartas de Condução, vão ver que todos o Técnicos vão cumprir à risca as RTIEBT.
Só para elucidar em relação à questão dos elevadores, porque estes são efectivamente inspeccionados:

"A inspecção dos elevadores tem de ser pedida à câmara municipal pela empresa de manutenção, que deverá fazê-lo no prazo previsto (cada quatro ou seis anos, consoante o tipo de edifício), embora sejam o condomínio ou o senhorio a pagá-la. O custo da inspecção é definido por cada câmara e pode não ser igual em todos os municípios. A inspecção deverá ser feita pela câmara ou delegada numa entidade inspectora credenciada pela Direcção-Geral de Energia e Geologia. Após a inspecção, o certificado deve ser colocado no elevador, num local visível, com a data da próxima inspecção."

Fonte: http://www.deco.proteste.pt/condominio/ ... 507271.htm

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
auriga
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 29 fev 2008, 22:44

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por auriga »

Caros amigos, gostaria de dizer o seguinte:

1 - É verdade que a certificação teve até agora um papel muito importante na melhoria da qualidade dos Projectos e Instalações Eléctricas.

2 - É verdade e reconheço que a qualidade dos Projectos Eléctricos que tenho elaborado, devo-a em boa parte à existência da certificação.

3 - Não é menos verdade que muitos dos técnicos da Certiel e Cia (ISQ, LIQ,...) têm tido, com a cobertura destas instituições, a hipotese de a seu belo prazer, exercer atitudes autoritarias, prepotêntes e arrogantes, que lembram tempos idos de um regime de há mais de 30 anos ! Quanto têm custado a mais as suas "birras", aos técnicos e aos donos das obras ?

4 - Não é menos verdade que tanto os Projectos de Estabilidade dos Eng.º Civis como as Obras de Estrutura não são certificadas.
Então por que raio com a Electricidade deve ser diferente ?

Por isso, fico deveras satisfeito com o fim da Certiel e Cia e aconselho aos seus "autoritariozinhos, prepotêntezinhos e arrogantezinhos", se quiserem arranjar novo emprego, que substituam esses defeitos, por qualidades humanas que até agora nunca conheceram, tais como a humildade e o respeito pelo próximo !

PS: Caros amigos, lembrem-se que há mais formas de garantir a qualidade, para além da certificação. Por exemplo: Formações obrigatórias, Reciclagem de conhecimentos, Fiscalização dos Técnicos por entidade do Governo, etc...
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”