estores electricos esquema tubagem

calom
Curioso
Curioso
Mensagens: 46
Registado: 07 jun 2010, 09:54
Localização: Porto

Re: estores electricos esquema tubagem

Mensagem por calom »

Boa noite,

Segundo percebi, o sistema da Efapel fica bastante barato pois parece-me que só necessita de adicionar ao interruptor de cada estore um inversor com um valor de cerca de 5€.
É assim, ou não estou a ver bem isto?
Obg.


CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 482
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Localização: LISBOA
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 8 vezes

Re: estores electricos esquema tubagem

Mensagem por CAOR »

Mais uma dica, electrifiquei para vinte estores da seguinte maneira numa moradia, circuito directo e tubagem a 16 5X1,5mm , caixa derivação dupla junto entrada do quarto onde meti o relé da Efapel Ref 81512 e comando local á entrada do quarto Ref 21156 da caixa alimentei o estor e coloquei perto outra caixa para a transição do cabo do estor par o v da instalação, comando geral á saida da porta para rua, REf 21156 ficou cinco estrelas em cada estor um toque baixa ou levanta totalmemte ou outro toque para onde se quer o estor, á saida um toque para fechar e fecham todos os que estavam abertos! ou vice versa. Cump:
calom
Curioso
Curioso
Mensagens: 46
Registado: 07 jun 2010, 09:54
Localização: Porto

Re: estores electricos esquema tubagem

Mensagem por calom »

CAOR, pode explicar melhor?
Pelo que percebi fez um circuito a 5 fios passando por todos os estores.
Colocou junto ao quadro um relé 81512 + comando 21156 para o fecho/abertura centralizada, certo?
E em cada estore? colocou também um 81512+21156??
Obg
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 482
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Localização: LISBOA
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 8 vezes

Re: estores electricos esquema tubagem

Mensagem por CAOR »

Boas, o relé é colocado em cada estor! na porta de saita é só colocado o inversor! são cinco fios cores diferentes - fase neutro terra um para subir outro descer- da caixa onde leva o relé para cada estor sai quatro fios para estor- neutro, terra, subida, descida,- pode ver no catalogo da Efapel tem lá o esquema e o relé custa + ou - 50 euros? mas tem desconto conforme o seu fornecedor! Cump:
meianoite
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 03 dez 2010, 15:52

Re: estores electricos esquema tubagem

Mensagem por meianoite »

muito bom
g20
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 172
Registado: 28 jun 2010, 15:47

Re: estores electricos esquema tubagem

Mensagem por g20 »

Liberty Escreveu:Boas.
Só para completar, basta passar fio de secção 1,5 mm2 para estores.

colocando fio de 1,5 mm^2 nao esquecer que o n do disjuntor deverá ser de 10A
Cordialmente
g20



P.S.: a 120 km/h em piloto automático e preparado para ligação imediata ao posto de comando!
calom
Curioso
Curioso
Mensagens: 46
Registado: 07 jun 2010, 09:54
Localização: Porto

Re: estores electricos esquema tubagem

Mensagem por calom »

Com o sistema da Efapel é possível programar fecho parcial de estores? Só alguns? Simular gente em casa?
Ou apenas fecha e abre todos os estores ao mesmo tempo?
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 482
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Localização: LISBOA
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 8 vezes

Re: estores electricos esquema tubagem

Mensagem por CAOR »

Boa tarde amigo calom ! em resposta á sua dúvida o sistema por mim apresentado da Efapel faz! em cada divisão ou janela pode controlar a persiana conforme quizer abaixa sobe só metade etc pôe á abertura que quizer. quando sair pela porta principal para a rua, fecha todas as persianas atravé do inversor ai colocado. (o mesmo pode abrir ou fechar todas as janelas ou mesmo tempo). cump:
calom
Curioso
Curioso
Mensagens: 46
Registado: 07 jun 2010, 09:54
Localização: Porto

Re: estores electricos esquema tubagem

Mensagem por calom »

Não era bem isso que eu pretendia.
Pretendia um sistema que fosse possível programar. Ou seja, ao sair se casa no interruptor da entrada carregava para fechar mas nem todos os estores fechavam completamente... por exemplo o da lavandaria ficaria a meio. Claro que localmente o poderia fechar completamente.
Penso que isto só é possível por domótica, certo?
Obg
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 482
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Localização: LISBOA
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 8 vezes

Re: estores electricos esquema tubagem

Mensagem por CAOR »

Amigo ai já não consigo responder no que diz á domótica! apenas posso informar que pontualmente pode no caso da lavandaria deixar de funcionar com o sistema geral de saida é possivel! deixa o estore á altura que quer e activa os outros para fechar, no caso o meu cliente em que instalei, quis num determinado estore que o mesmo só fechasse, nunca abrisse! se não só localmente. cump:
jo1234
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 02 jan 2008, 14:05

Re: estores electricos esquema tubagem

Mensagem por jo1234 »

muito bom, mas não consigo ver nada
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 482
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Localização: LISBOA
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 8 vezes

Re: estores electricos esquema tubagem

Mensagem por CAOR »

Qual a dúvida jo1234? onde quer ver?
Hugo RSF
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 05 jul 2010, 21:34

Re: estores electricos esquema tubagem

Mensagem por Hugo RSF »

Se eu percebi bem a ideia é colocar um relé em cada estore (Efapel Ref 81512) e um botão central (Sem relé) sendo que cada relé custa +/- 50€, é isto?
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 482
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Localização: LISBOA
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 8 vezes

Re: estores electricos esquema tubagem

Mensagem por CAOR »

Sim! um relê e um botão em cada estore e o mesmo tipo de botâo para servir de geral junto porta saida para a rua! passe cinco fios diferentes a 1,5mm em toda a instalação de caixa em caixa derivação! eu meti os botões junto a entrada da porta do quadro á quem meta junto á janela! do rele para o estor são quatro fios, para o inversor três fios aconselho caixa derivação 100X100 ou caixa derivação dupla, para colocar o relé e ligações.Cump:
Hugo RSF
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 05 jul 2010, 21:34

Re: estores electricos esquema tubagem

Mensagem por Hugo RSF »

CAOR Escreveu:Sim! um relê e um botão em cada estore e o mesmo tipo de botâo para servir de geral junto porta saida para a rua! passe cinco fios diferentes a 1,5mm em toda a instalação de caixa em caixa derivação! eu meti os botões junto a entrada da porta do quadro á quem meta junto á janela! do rele para o estor são quatro fios, para o inversor três fios aconselho caixa derivação 100X100 ou caixa derivação dupla, para colocar o relé e ligações.Cump:
Mas o botão central não tem rele, ou também tem?
E o botão central também só recebe os 5 fios, porque é colocado tudo em série, ou estou a ver mal o filme?
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”