Cabo RZ-1 16 mm2 e 35 mm2

Responder
Avatar do Utilizador
pet
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 206
Registado: 17 jul 2008, 12:29
Localização: Braga
Agradecimento recebido: 3 vezes

Cabo RZ-1 16 mm2 e 35 mm2

Mensagem por pet »

Bom dia pessoal,

É aceitável, segundo as normas técnicas, a utilização de cabo RZ-1 "cabo verde" para ligações de rede de terras (entre caixas de terra e quadros)??
Obrigado.


eliopinto
Curioso
Curioso
Mensagens: 51
Registado: 04 dez 2019, 16:11
Localização: porto

Re: Cabo RZ-1 16 mm2 e 35 mm2

Mensagem por eliopinto »

Bom dia, sim é possível.
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 412
Registado: 23 jun 2008, 13:02
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Cabo RZ-1 16 mm2 e 35 mm2

Mensagem por asalopes »

Boa tarde, não, não é possível.
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Cabo RZ-1 16 mm2 e 35 mm2

Mensagem por Faiante »

Boa tarde meu caro <<pet >>.

Relativamente à questão por si colocada sobre a legal utilização do cabo RZ-1 cor verde como condutor a utilizar em ligações de proteção entre
quadros e ligador amovível relembro que o colega "asalopes" tem toda a razão quando afirma que não é autorizado o condutor de protecção
com essa cor.

Isto porquê? Coloração dos condutores energia elétrica de Baixa Tensão!

Aqui chegados, importa realmente esclarecer o porquê desta imposição legal e normativa;

Vejamos então quais as diferenças que se colocam entre:

RSIUEE/RSICEE e RTIEBT

As cores do RSIUEE/RSICEE - antigo 740/74 de 26 de Dezembro eram:
Fases - Preto, preto e castanho (RST)
Neutro - Azul claro (N)
Proteção - Verde/Amarelo (VA)

Regras Técnicas de Baixa Tensão - Remete para a norma europeia: HD308
Fases - Castanho, preto e Cinzento (L1 - L2 - L3)
Neutro - Azul claro (N)
Proteção - Verde/Amarelo (VA)

Espero ter ajudado no esclarecimento da sua dúvida.

CPtos

JAG
Avatar do Utilizador
nunomsmota
Curioso
Curioso
Mensagens: 40
Registado: 30 mar 2009, 00:15
Localização: Portugal Centro Interior
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Cabo RZ-1 16 mm2 e 35 mm2

Mensagem por nunomsmota »

pet Escreveu: 25 mar 2020, 15:48 Bom dia pessoal,

É aceitável, segundo as normas técnicas, a utilização de cabo RZ-1 "cabo verde" para ligações de rede de terras (entre caixas de terra e quadros)??
Obrigado.
Bom Dia,

é possível usar! tem apenas que "fitar" com Amarelo/Verde junto às conexões. Apenas é possível usar colorações diferentes (mas fitadas à cor de lei) para terras e neutro. Os condutores de fase são obrigatoriamente castanhos, pretos ou cinzas de origem!
Nuno M.
Eng. Electrotécnico | T. 962 487 310
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Cabo RZ-1 16 mm2 e 35 mm2

Mensagem por Faiante »

Boas a todos os ilustres participantes neste fórum em especial ao Sr. "nunomsmota"!

Meu caro colega, permita-me dizer-lhe, o quanto está enganado e também a enganar quem precisa de opinião correta sobre as suas dúvidas.

Para que o meu querido amigo possa verificar e se anda a mandar fazer assim, está incorreto de acordo com as regras técnicas peço- lhe que
reveja a seguinte normalização a IEC 60446
Esta norma foi transcrita para a Lei Portuguesa que a enquadrou nas regras técnicas onde poderá ler o seguinte:

IEC 60446 - Identificação dos condutores por meio de cores e números

RTIEBT

514.3 - Identificação dos condutores neutro e de protecção.
514.3.1 - Os condutores neutro e de protecção, quando forem separados, devem ser identificados de acordo com o indicado na Norma IEC
60446.
514.3.2 - Os condutores PEN, quando forem isolados, devem ser identificados pela coloração verde amarela em todo o seu comprimento,
devendo também, nas extremidades, ser colocadas marcas de cor azul clara.


CPtos

JAG
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 281
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Localização: Leiria
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Re: Cabo RZ-1 16 mm2 e 35 mm2

Mensagem por dsrsantos »

514.3.2 - Os condutores PEN, quando forem isolados, devem ser identificados pela coloração verde amarela em todo o seu comprimento,
devendo também, nas extremidades, ser colocadas marcas de cor azul clara.
Isto diz respeito a condutores PEN (esquemas TN), o que não é o caso.

Na edição anotada da DGEG lê-se
Esta regra pode não ser utilizada se, para uma dada secção, for necessário um cabo com condutor de
protecção e esse cabo não existir no mercado, sendo admissível utilizar como condutor de protecção:
- o condutor azul-claro, se o circuito não incluir condutor neutro;
- um condutor de coloração igual à dos condutores de fase, se o circuito incluir condutor neutro.
Para qualquer uma destras situações, este condutor deve ser marcado com anéis ou com marcas de dupla coloração verde-amarela, colocadas nas extremidades e em todo o percurso à vista do condutor. Além disso, se um mesmo cabo incluir dois condutores neutros (por exemplo, dois circuitos monofásicos servidos pelo mesmo cabo), é admissível marcar um condutor de coloração igual à dos condutores de fase com anéis ou com marcas de cor azul-clara.
A regra da exclusividade dos meios de marcação impõe que os condutores identificados com uma das marcações indicadas seja, exclusivamente, utilizado para a função para a qual essa marcação foi prevista, devendo ser considerada de modo diferente consoante seja aplicada ao condutor de protecção ou ao condutor neutro:
a) para o condutor de protecção, em virtude da função de segurança garantida por este condutor, os seus meios de marcação devem ser exclusivos, isto é, um condutor que seja identificado pela dupla coloração verdeamarela deve ser, exclusivamente, utilizado como condutor de protecção e nunca, em caso algum, utilizado para outros fins (veja-se também o Anexo I);
Ou seja, se não houver outra solução no mercado, um condutor de fase pode ser usado como condutor de protecção, desde que devidamente identificado em ambas as extremidades. O contrário (usar um condutor de protecção como fase ou neutro é que é proibido).

Se assim não fosse, a utilização de cabos unipolares tipo LVX 1xSmm2 , por exemplo, não era permitida em qualquer situação, já que a bainha destes é sempre da mesma cor...

Quanto à questão inicial
pet Escreveu: 25 mar 2020, 15:48 Bom dia pessoal,

É aceitável, segundo as normas técnicas, a utilização de cabo RZ-1 "cabo verde" para ligações de rede de terras (entre caixas de terra e quadros)??
Obrigado.
O cabo RZ1 é verde na sua bainha exterior (normalmente). Não sei se há no mercado cabos RZ1-1G16 ou RZ1-1G35, à semelhança dos XV-1G16. Isto sim define a coloração do isolamento. Pouco importa se a bainha exterior é verde laranja ou cor-de-rosa. Se não houver no mercado, a solução e fazer a marcação do mesmo nas extremidades.

A necessidade da utilização do cabo RZ1 ("cabo verde") vem da sua reacção ao fogo. Há condutores (isolamento simples) que satisfazem a mesma classe de reacção ao fogo (por exemplo H07Z1-K (AS) da General Cable). Não sei é se há em verde/amarelo...
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Cabo RZ-1 16 mm2 e 35 mm2

Mensagem por Faiante »

Muito bom dia!

Volta Certiel.
Estás perdoada.

Cptos

JAG
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Cabo RZ-1 16 mm2 e 35 mm2

Mensagem por ENERGY »

Boas
Atenção pessoal, devem executar sempre de acordo com os regulamentos em vigor, e não de acordo com o que alguns por aqui dizem, pois alguns andam mesmo muito distraídos e muito longe da realidade.
Por estas e por outras é que se vê muita porcaria nas obras.
Cpts.
Energy
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Cabo RZ-1 16 mm2 e 35 mm2

Mensagem por Faiante »

Boas tardes meus caros!

Estou sem palavras e completamente de acordo, meu caro "ENERGY".

Numa escala de 0 a 20 merece 18 pela chamada de atenção.


CPtos

JAG
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 412
Registado: 23 jun 2008, 13:02
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Cabo RZ-1 16 mm2 e 35 mm2

Mensagem por asalopes »

Olá,

Depois da minha resposta curta, segue agora a resposta longa e fundamentada.

Segundo as RTIEBT:

Secção 134.1.3 - Os condutores devem ser identificados de acordo com o indicado na Norma IEC 60446.

Secção 514.3.1 - Os condutores neutro e de protecção, quando forem separados, devem ser identificados de acordo com o indicado na Norma IEC 60446.

A referida norma está resumida no Anexo I da Parte 5 das RTIEBT apresentando inclusivé o Quadro 51GE de sistematização, que anexo de seguida:

Quadro 51GE - Anexo 1 - Parte 5 - RTIEBT.jpg
Quadro 51GE - Anexo 1 - Parte 5 - RTIEBT.jpg (104.45 KiB) Visto 1643 vezes

Não parece resultar dúvida nenhuma de que o condutor com função de protecção referido na questão formulada inicialmente só poderá ser de cor verde/amarela.

Como complemento desta questão, devo referir que a citada norma IEC 60446 foi fundida, em 2010, na norma IEC 60445 já na sua sua 6ª. Edição de 2017.

Preparei e apresento abaixo um resumo desta mais recente norma, ressalvando contudo que tal não altera o estipulado nas Regras Técnicas:

Tabela-A.1_IEC_60445_2017.jpg


Cumprimentos.
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Cabo RZ-1 16 mm2 e 35 mm2

Mensagem por Faiante »

Boas, meus caros!

O colega "asalopes " colocou em evidência a questão doutrinária sobre o estrito cumprimento das RTIEBT.
Dito isto, parece-me que existem duas coisas a saber:

1º - Que existe uma deficiente interpretação de leitura normativa.

2º - Vou transcrever e parafrasear o poeta popular algarvio António Aleixo.

Anda por aí muita gente
mandando em homens de inteligência
Que às vezes fico a pensar
Que a borrice é uma ciência

Muito obrigado meu caro "asalopes", por complementar aquilo que foi transcrito da normalização europeia para a Lei Portuguesa,
neste caso, transposta para as Regras Técnicas, as quais visaram substituir o antigo Decreto-Lei 740/74, de 26 Dezembro.

Caros colegas, permitam-me que vos faça a seguinte pergunta:
- para vós, ilustres membros deste fórum, qual dos regulamentos será de difícil interpretação?
O antigo 740/74, de 26 Dezembro ou as atuais regras técnicas.

Aqui chegados, parece-me e certamente não me devo enganar que quem não sabia interpretar o antigo 740/74, muito menos saberá interpretar
as Regras Técnicas.


CPtos

JAG
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”