Trifásico vs monofásico

Responder
vitorh
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 31 mar 2018, 12:53

Trifásico vs monofásico

Mensagem por vitorh »

Meus caros,
Tenho uma instalação trifásica e uma potência contratada de 10,35kVA e 30A. No entanto, o quadro elétrico “dispara” e desliga-se sempre que ligo determinado conjunto de equipamentos.
Mesmo tendo alterando as fases e tentando aproveitar ao máximo cada fase continuo com o quadro a disparar numa ou outra situação.
Existe algum de vocês que me poderia ajudar a aferir se é possível alterar a minha instalação para monofásico?
Ideia de custos?
Se é preciso algum pressuposto na instalação existente para que seja possivel a alteração?
Obrigado.


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Trifásico vs monofásico

Mensagem por ENERGY »

vitorh Escreveu: 31 mar 2018, 12:57 Meus caros,
Tenho uma instalação trifásica e uma potência contratada de 10,35kVA e 30A. No entanto, o quadro elétrico “dispara” e desliga-se sempre que ligo determinado conjunto de equipamentos.
Mesmo tendo alterando as fases e tentando aproveitar ao máximo cada fase continuo com o quadro a disparar numa ou outra situação.
Existe algum de vocês que me poderia ajudar a aferir se é possível alterar a minha instalação para monofásico?
Ideia de custos?
Se é preciso algum pressuposto na instalação existente para que seja possivel a alteração?
Obrigado.
Boas
Se tem contratado 10.35Kvas em trifásico, significa que tem 15A por fase.
Se não tem equipamentos trifásicos instalados, pode ver junto da EDP a viabilidade de ter esses 10.35Kvas em monofásico, pois aí passa a ter 230V/45A, o que numa casa normal dá para funcionar normalmente sem stress.
Esta alteração de trifásico para monofásico pode obrigar a uma nova derivação a 10mm e alteração no Q.E
Cpts.
Energy
vitorh
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 31 mar 2018, 12:53

Re: Trifásico vs monofásico

Mensagem por vitorh »

Obrigado desde já pela rápida resposta. Para quem é leigo na matéria, de que se trata essa nova derivação? É dispendiosa?
Muito obrigado
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Trifásico vs monofásico

Mensagem por ENERGY »

vitorh Escreveu: 31 mar 2018, 14:22 Obrigado desde já pela rápida resposta. Para quem é leigo na matéria, de que se trata essa nova derivação? É dispendiosa?
Muito obrigado
Boas
É apartamento ou moradia?
Cpts.
Energy
vitorh
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 31 mar 2018, 12:53

Re: Trifásico vs monofásico

Mensagem por vitorh »

É moradia
HJCruz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 129
Registado: 18 jan 2018, 15:56
Localização: Castelo Branco
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Trifásico vs monofásico

Mensagem por HJCruz »

Você deveria fazer a soma das potências que pretende ligar na sua instalação. Assim é mais fácil verificar a sua necessidade. Possivelmente até 30A monofásicos são suficientes. E talvez seja só necessário alterar os disjuntores de trifásico para monofásico.
Atenciosamente,
HJCruz
vitorh
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 31 mar 2018, 12:53

Re: Trifásico vs monofásico

Mensagem por vitorh »

E alguém conhece um eletricista que me veja isto?
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Trifásico vs monofásico

Mensagem por Mário »

Boas
vitorh Escreveu: 09 mai 2018, 22:56 E alguém conhece um eletricista que me veja isto?
Se disseres onde estás, é mais fácil darem-te uma resposta.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”