Tubagem de reserva para iluminação exterior e certificação

Responder
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Tubagem de reserva para iluminação exterior e certificação

Mensagem por nfh »

A moradia que estou agora a terminar de construir tem alguma iluminação de exterior que necessita que os arranjos exteriores sejam terminados antes de ser finalizada.

A minha expectativa era terminar esses arranjos exteriores já após as mudanças, mas agora estou na dúvida se a certificação obrigará a ter essa instalação terminada.

Por isso pergunto:
1) tenho mesmo de garantir que a instalação elétrica tem de estar finalizada?
2) ou basta passar o cabo elétrico e terminá-lo sem a montagem dos equipamentos finais?
3) ou se a tubagem estiver vazia, isso não tem quaisquer implicações na certificação?

Agradeço a vossa ajuda e esclarecimento.


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Tubagem de reserva para iluminação exterior e certificação

Mensagem por ENERGY »

nfh Escreveu: 23 mar 2018, 18:10 A moradia que estou agora a terminar de construir tem alguma iluminação de exterior que necessita que os arranjos exteriores sejam terminados antes de ser finalizada.

A minha expectativa era terminar esses arranjos exteriores já após as mudanças, mas agora estou na dúvida se a certificação obrigará a ter essa instalação terminada.

Por isso pergunto:
1) tenho mesmo de garantir que a instalação elétrica tem de estar finalizada?
2) ou basta passar o cabo elétrico e terminá-lo sem a montagem dos equipamentos finais?
3) ou se a tubagem estiver vazia, isso não tem quaisquer implicações na certificação?

Agradeço a vossa ajuda e esclarecimento.
Boas
Pode terminar os cabos em caixas estanques, e no futuro instalar os equipamentos de iluminação.
Cpts.
Energy
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Tubagem de reserva para iluminação exterior e certificação

Mensagem por nfh »

@Energy, muito obrigado pela resposta.

Neste caso as pontas dos tubos estão uns 30-40cm acima da terra, dado que ainda não sei como é que os pontos de luz serão posteriormente montados.
Sei que esteticamente não vai ficar lá grande coisa se colocar uma caixa estanque no topo dessas caixas, mas poderão ficar assim colocadas acima do solo, literalmente penduradas na tubagem?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Tubagem de reserva para iluminação exterior e certificação

Mensagem por ENERGY »

nfh Escreveu: 23 mar 2018, 22:56 @Energy, muito obrigado pela resposta.

Neste caso as pontas dos tubos estão uns 30-40cm acima da terra, dado que ainda não sei como é que os pontos de luz serão posteriormente montados.
Sei que esteticamente não vai ficar lá grande coisa se colocar uma caixa estanque no topo dessas caixas, mas poderão ficar assim colocadas acima do solo, literalmente penduradas na tubagem?
Boas
Sim se tiver tubo isogris enterrado no pavimento, pode colocar uma braçadeira entre o pavimento e a caixa estanque saliente, e o assunto está encerrado.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”