Bomba submersível

skelt
Curioso
Curioso
Mensagens: 65
Registado: 21 jan 2008, 23:29
Localização: Lisboa
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Bomba submersível

Mensagem por skelt »

Boas, tenho uma bomba submersível que me dispara o Dijuntor existe alguma forma de medir a bomba antes de a retirar para fora, para saber se realmente está avariada.


Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Bomba submersível

Mensagem por LVirtual »

É liga-la noutro disjuntor a ver se tambem o dispara.
se nao disparar é porque ou ha uma anomalia no disjuntor ou o disjuntor original é mais fraco que o segundo e pode estar a trabalhar muito á pele com a bomba e eventualmente mais coisas ligadas no mesmo sitio.

senao só mesmo abrindo a bomba e analisar o estado do motor.

ou entao verificar o estado do cabo de alimentaçao da bomba, desde o motor ate ao quadro. pode estar deteriorado nalgum ponto.
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Bomba submersível

Mensagem por ohmico »

Boas,

mas o que é que dispara é algum diferencial?

Se for é só confirmar medindo a resistência de isolamento com um megaohmímetro.

Ohmico
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Bomba submersível

Mensagem por joao-pt »

O disjuntor dispara no arranque ou ao fim de algum tempo de trabalho? O caudal de bombagem está normal? Mede os valores de tensão (a trabalhar e desligada) e corrente.
skelt
Curioso
Curioso
Mensagens: 65
Registado: 21 jan 2008, 23:29
Localização: Lisboa
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Bomba submersível

Mensagem por skelt »

O que dispara é mesmo o Dijuntor e não tem qualquer defeito a tensão está estável, o Dijuntor dispara logo no arranque da bomba dá um estoiro forte de curto, só queria saber se existe alguns testes que possa fazer sem tirar a bomba para fora pois ela está num lago a uns 4 metros de profundidade e pesa uns bons 100kg.
Avatar do Utilizador
MFigueiredo
Curioso
Curioso
Mensagens: 37
Registado: 27 nov 2010, 17:06
Localização: A sul do norte e a norte do centro
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: Bomba submersível

Mensagem por MFigueiredo »

Tem que tirar a bomba. Ou tem o cabo danificado ou estar em curto circuito ou ainda bloqueada.
MFigueiredo
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Bomba submersível

Mensagem por joao-pt »

Tal como já foi sugerido, terás de retirar a bomba.
skelt
Curioso
Curioso
Mensagens: 65
Registado: 21 jan 2008, 23:29
Localização: Lisboa
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Bomba submersível

Mensagem por skelt »

Obrigado a todos pelas dicas
HJCruz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 129
Registado: 18 jan 2018, 15:56
Localização: Castelo Branco
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Bomba submersível

Mensagem por HJCruz »

Com certeza você têm ligação de terra na bomba. Pode sempre medir se a fase ou o neutro estão em curto com a terra.
Se o disparo é forte é possível que passe por aí. Mas vá mentalizando-se que tem de retirar a bomba do lago
Atenciosamente,
HJCruz
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Bomba submersível

Mensagem por Faiante »

Olá amigo skelt.

Permita-me que lhe dê algumas dicas sobre a questão do disparo da sua bomba.
1º - A bomba é submersível? A quantos metros de profundidade se encontra?
2º - Que tipo de protecção actua?
2.a) - Qual destas protecções actua por disparo:
Protecção Diferencial, relé térmico de protecção da bomba ligado ao contactor e que recebe o nome de discontactor ou será o disjuntor magnetotérmico do quadro geral da instalação.

Explicação - Dado que não identifica qual destas protecções actuam, Irei tentar ajudá-lo sobre as suas dúvidas relativas quanto ao assunto em questão.
1º - Análise de bomba submersível em curto-circuito.
Quando existe um defeito na bomba há a possibilidade da ocorrência de um de dois defeitos a) - Passagem de um dos enrolamentos à massa (terra). Nesta condição, dispara o elemento diferencial, podendo, nalguns casos ocorrer o disparo do disjuntor limitador da EDP.
Aqui chegados, ficamos sem saber se o disparo será por máxima ou por defeito à terra (massa, corpo ou estrutura metálica da bomba).
2º - Poderá ocorrer disparo térmico devido a sobreaquecimento nos enrolamentos do motor da bomba, causado por: Falta de água, devido ao caudal da água se encontrar demasiadamente baixo. Ou, então por esforço resultante da prisão de um mais elementos que formam a bomba (turbinas), devido a passagem de areia sugada pelas turbinas.
Neste caso em concreto o disparo ocorre no disjuntor térmico do discontactor - Será necessário deixar passar algum tempo de repouso até que o par bimetálico arrefeça, e possa ser rearmado de novo.
3º - Poderá haver também a situação em que o relé térmico do discontactor esteja mal regulado e seja a causa desse disparo intempestivo.
4º A bomba poderá estar a sugar ar caso esta esteja fora do caudal do furo.

Descrição prática de como se avalia o estado de uma bomba submersível.
1º - Com um multímetro na escala de tensões verificar se:
a) - Tensão de serviço da bomba - Normalmente serão entre 380 e 400 volt se estamos a falar de uma bomba trifásica
b) - Intensidade da bomba = corrente de consumo da bomba
c) - Caso alguma destas grandezas eléctricas não sejam as ideais deve verificar o seguinte:

Avaria no circuito de potência
O relé ou o contactor podem estar com um dos contactos deficientes apresentando avaria, logo perigo para o funcionamento da bomba.
Avaria na bomba:
Para nos certificarmos de que a bomba está avariada executamos as seguintes medições a saber:
a) - Com o multímetro na escala de resistências (cursor posicionado no besouro) verificar entre cada uma das fases e a terra se há fuga ou não à terra ou à massa. Com o cursor posicionado na escala dos megaohm, medir entre si cada uma das resistências que formam as bobinas da bomba. Para que a bomba esteja em bom estado os valores medidos devem ser quase idênticos em cada uma das medições.

Espero ter ajudado, no entanto estarei sempre ao dispor para ajudar naquilo que souber.

CPtos
JAG
pedroborges
Curioso
Curioso
Mensagens: 38
Registado: 09 jun 2011, 11:31
Localização: Mirandela

Re: Bomba submersível

Mensagem por pedroborges »

Boas , eu vi este topico e estou com uma duvida.

estou com um problema na minha bomba trifasica submersivel , dispara-me o diferencial do quadro eletrico.

eu ja fiz os testes que mencionou para fazer com um multimetro e esta tudo bem.

eu so tenho uma duvida , entre o fio terra e a carcaça da bomba é normal dar continuidade com o multimetro ? ou por dar continuidade significa que esta em curto com o terra ?
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Bomba submersível

Mensagem por Faiante »

Bom dia meu caro " pedroborges"


Permita-me dizer-lhe que o que se passa relativamente com a sua bomba é de facto uma passagem à terra. Logo faz com que o diferencial atue
termo mais conhecido por disparo.

Numa situação dessas, o melhor a fazer será retirar a bomba fora porque está com um defeito interno, isto é, apresenta um enrolamento ou mais em
curto-circuito com a terra. É aquilo que por que é conhecido na gíria eletrotécnica como uma passagem franca à terra.

Ora nessa circunstância a bomba nem sequer deve proceder ao arranque (ligação), porque o diferencial (DCP) da EDP deve atuar (disparar),
instantaneamente ou então se a instalação tiver a proteger um outro diferencial de 300 mA = 0,03 mA, será este o aparelho de proteção contra
contactos indiretos que atua.

Espero ter ajudado

Cptos

JAG
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Bomba submersível

Mensagem por justme »

Olá faiante,

penso que quando escreveu
...um outro diferencial de 300 mA = 0,03 mA...
quis escrever: 300 mA = 0,3 A. Não vá o pessoal menos habituado baralhar-se...

Um abraço
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Bomba submersível

Mensagem por justme »

Boas pedroborges,

dando uma achega ao que disse o colega, a causa mais frequente em bombas submersiveis que apresentam os sintomas que referiu são as infiltrações de agua por algum vedante, retentor, ou mesmo através do isolamento danificado do cabo.

Nesses casos e se não foi danificado o verniz dos enrolamentos do motor, pode ser possivel recuperá-la abrindo-a e lavando-a com um liquido próprio para bobinagens...e obviamente reparando o local da infiltração.

Um abraço
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Bomba submersível

Mensagem por Faiante »

muito boa tarde meu caro " justme"

Obrigado pelo facto de me ter corrigido e, ainda bem que o fez.

Caso o amigo não tivesse reparado na incorreção, muito boa gente iria pensar que de facto assim era.
Daqui fica então o meu mais sincero obrigado, pela devida correção.


Cptos

JAG
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”