COLUNA

Responder
joaosousa
Curioso
Curioso
Mensagens: 84
Registado: 20 out 2017, 10:39
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 15 vezes

COLUNA

Mensagem por joaosousa »

Malta, não sei se é Repost ou não, mas tenho uma dúvida que me anda a inquietar.

Nunca me apareceu algo deste género.

Tenho um cliente, que quer aumentar a potência do apartamento mas a EDP diz que para aprovar isso ele tem que mudar a coluna do prédio e o quadro dele. até aqui tudo bem, excepto a parte em que o prédio é super antigo. Não existem esquemas, plantas, nada, zero.

Para efeitos de "projecto" basta fazer os cálculos e uma memória descritiva e apresentar esse documento às entidades respectivas ou tenho que arranjar algum arquitecto ou algo que o valha para apresentar algum traçado ou peças desenhadas?

Tirando o desenho das alimentações aos quadros e ao esquema da coluna é necessário algo mais?

Obrigado.


Raminhos
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 127
Registado: 31 jan 2016, 18:01
Localização: Aonde existe trrabalho
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: COLUNA

Mensagem por Raminhos »

joaosousa Escreveu: 02 fev 2018, 21:26 Malta, não sei se é Repost ou não, mas tenho uma dúvida que me anda a inquietar.

Nunca me apareceu algo deste género.

Tenho um cliente, que quer aumentar a potência do apartamento mas a EDP diz que para aprovar isso ele tem que mudar a coluna do prédio e o quadro dele. até aqui tudo bem, excepto a parte em que o prédio é super antigo. Não existem esquemas, plantas, nada, zero.

Para efeitos de "projecto" basta fazer os cálculos e uma memória descritiva e apresentar esse documento às entidades respectivas ou tenho que arranjar algum arquitecto ou algo que o valha para apresentar algum traçado ou peças desenhadas?

Tirando o desenho das alimentações aos quadros e ao esquema da coluna é necessário algo mais?

Obrigado.
Talvez este link ajude
viewtopic.php?f=29&t=21328
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: COLUNA

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Já me apareceram vários casos desses pelas mãos. No entanto cada caso é um caso. Será sempre melhor perguntar a melhor maneira de abordar a situação, sendo que agora não faço ideia como visto que a certificação do projeto não é obrigatória!
No último caso, não tive que apresentar qualquer plantas de arquitetura com as alterações, visto ter explicado que no processo não houve projetos de arquitetura. Tive sim de enviar todos os esquemas unifilares dos quadros elétricos e os diagramas de alimentações dos serviços comuns e coluna montante conforme regras em vigor.


Cumps!
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”