Ligação de forno de encastrar

Responder
PR43
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 22 jan 2018, 12:25
Enviou: 2 vezes

Ligação de forno de encastrar

Mensagem por PR43 »

<t>Caríssimos:<br/>
<br/>
Estou a fazer umas alterações na cozinha e vou instalar um microondas e um forno, ambos de encastrar. No caso do forno a tomada onde vai ser ligado está ligada a um disjuntor de 16A (inscrição C16 no dito) no quadro. É adequado? O forno não trás ficha macho - tem apenas o cabo com os 3 condutores. Pode ser ligado através de ficha macho ou é suposto ser ligado diretamente aos cabos na parede? Não percebo nada disto donde agradeço se me puderem ajudar.<br/>
<br/>
Cumprimentos <br/>
PR43</t>


RicardoENTA
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 204
Registado: 09 out 2016, 14:14
Localização: Açores, São Miguel
Agradecimento recebido: 16 vezes

Re: Ligação de forno de encastrar

Mensagem por RicardoENTA »

Para os fornos os disjuntores são de 25A e com secção mínima de 4mm2, nos condutores.
Para ligar o forno, costuma ser direto. Mas para ligar com ficha macho, tem que ver a potência do forno porque as fichas convencionais só aguentam 16A, mais que isso tem que usar aquelas fichas industriais, o que logicamente tem que meter uma tomada industrial.
Espero ter ajudado. leia mais comentários, para sanar as duvidas.
Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar, nem tão grande que não possa aprender"
Avatar do Utilizador
rmvg
Curioso
Curioso
Mensagens: 44
Registado: 21 jul 2017, 00:08
Localização: Oeiras
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Ligação de forno de encastrar

Mensagem por rmvg »

Ou este terminal ceramico
Anexos
mproductimage.jpeg
mproductimage.jpeg (19.72 KiB) Visto 1572 vezes
PR43
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 22 jan 2018, 12:25
Enviou: 2 vezes

Re: Ligação de forno de encastrar

Mensagem por PR43 »

Obrigado a ambos pela resposta. Vou ter de pedir a um eletricista para fazer alterações. A minha casa ė de 2006, mas já vejo que tem alguns aspetos menos bons. O forno atual está noutro local e o disjuntor correspondente tb ė C16 e além disso, se a legenda do quadro estiver certa, ė partilhado com o exaustor...
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”