Erros e omissões ?!?!

Responder
JoaoB
Curioso
Curioso
Registado: 31 mai 2008, 16:53

Erros e omissões ?!?!

Mensagem por JoaoB » 26 dez 2017, 20:09

Boa tarde,

Trago aqui uma questão que me está a dar que pensar.

Quando uma obra é ganha com erros e omissões isso abrange erros técnicos de projecto?

Tenho uma obra onde o quadro geral tem ligados 2 transformadores em paralelo mas o projectista só calculou o barramento para um dos transformadores, sendo que os transformadores trabalham mesmo em paralelo e não são só redundantes, parece-me óbvio que o barramento tem que ser dimensionado para os 2 transformadores, certo?

Antes do instalador existe o projectista e a entidade responsável pela análise do projecto, cabe ao instalador analisar a análise já feita e a execução do projecto para garantir os erros e omissões?

O que é que me dizem acerca disto?

Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Erros e omissões ?!?!

Mensagem por Mario Lopes » 02 jan 2018, 15:16

João,

Fala do QGBT correcto. Provavelmente terá um disjuntor como corte geral. O disjuntor(corte geral é que irá proteger esse barramento.
Em relação aos erros e omissões, se os mesmos foram assumidos no assinar do contrato a meu ver terão que ser considerados. Mas isso é uma questão jurídica, que dá muita discussão.

Cump.

Mário Lopes

ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Profissão: Eletricista
Enviou: 21 vezes
Agradecimento recebido: 154 vezes

Mensagem por ENERGY » 02 jan 2018, 19:05

JoaoB Escreveu:
26 dez 2017, 20:09
Boa tarde,

Trago aqui uma questão que me está a dar que pensar.

Quando uma obra é ganha com erros e omissões isso abrange erros técnicos de projecto?

Tenho uma obra onde o quadro geral tem ligados 2 transformadores em paralelo mas o projectista só calculou o barramento para um dos transformadores, sendo que os transformadores trabalham mesmo em paralelo e não são só redundantes, parece-me óbvio que o barramento tem que ser dimensionado para os 2 transformadores, certo?

Antes do instalador existe o projectista e a entidade responsável pela análise do projecto, cabe ao instalador analisar a análise já feita e a execução do projecto para garantir os erros e omissões?

O que é que me dizem acerca disto?
Boas
Se no pedido de orçamento/cotação vem indicado para apresentar erros e omissões e não o fez, agora terá de assumir esses custos.
Se não houve qualquer indicação verbal ou escrita, na orçamentação/contrato de adjudicação, caberá agora ao cliente assumir os custos desse erro, mas claro se esses erros se traduzirem em pesadas verbas, vai ter dissabores com o empreiteiro ou dono de obra.
Cpts.
Energy

JoaoB
Curioso
Curioso
Registado: 31 mai 2008, 16:53

Mensagem por JoaoB » 03 jan 2018, 19:00

Boa tarde,

Não existe um corte geral propriamente dito, o quadro é simultaneamente QGBT e quadro de entrada, existem 2 cortes que até são disjuntores, um para cada transformador, depois existe um sistema de bobines MX que faz o corte geral de emergência se for necessário e uma série de placas avisadoras que existem várias alimentações.

Relativamente a erros e omissões andei a ler um bocado sobre isso e a maior parte do que se escreve tem a ver com medições e não com erros de projecto como é o caso, penso que o termo "erros e omissões" não está bem esclarecido e o melhor mesmo é ser bem defendido quando se assume, por mim daqui para a frente o texto passa a ser "erros e omissões de medição de projecto".

Entretanto neste caso em concreto já tenho uma comunicação do projectista a assumir que calculou o barramento para a tal potência e que se o quadro for executado conforme o esquema dele não há problema, o que não é verdade, logo não é um erro de projecto, é pura incompetência, trata-se de um erro grosseiro e acho que vai dar pano para mangas... de qualquer maneira agora cabe à fiscalização resolver!

No entanto fico um pouco surpreso por ver aqui colegas que achem que um instalador tem obrigação/competência para avaliar um projecto feito por um engenheiro e que já teria sido avaliado pela DGEG e de arcar com os custos de um erro deste género!!

Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 95 vezes

Mensagem por Mário » 03 jan 2018, 21:31

Boas

Esta de "erros e omissões" parece uma que aconteceu à já uns bons anos;

Um projecto onde fica assinalado com um asterisco o seguinte: Deixar alimentação para chiller 3 fases neutro e terra, não é necessário quadro dado que liga directamente no equipamento.

Cumprindo o que estava, ficou um cabo de 5 condutores de 2.5mm2 com 2 metros depois do chão, (enrolado) com as pontas ligadas em bornes dentro de uma caixa "113".

Depois foi bonito, é que o chiller eram dois, e cada um de tinha um motor de 45kW mas cada unidade tinha dois, ou seja cada grupo 90kW como eram dois 180kW , e quem paga?

Nós cumprimos o solicitado. Cabo trifásico com neutro e terra.

Nem o quadro geral dava para as potencias em jogo, do PT nem me preocupei dado que não era nosso.

Cump.
Mário
"Se, tremes de indignação sempre que se comete uma injustiça no Mundo, então somos companheiros que é o mais importante"

Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante