Termo responsabilidade.

Responder
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 482
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Localização: LISBOA
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 8 vezes

Termo responsabilidade.

Mensagem por CAOR »

Pedira-me para passar termo responsabilidade de uma cresce infantário que não ultrapassa 50 pessoas pessoal e crianças!
Gostaria saber qual os termos do termo responsabilidade (se existe alguma minuta) e medições eléctricas a realizar? e posso fazer?
uma vez que tenho carteira da D.G.E. de Execução e não de exploração?
Agradeço se poderem esclarecer!
Cumprimentos.


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Termo responsabilidade.

Mensagem por ENERGY »

CAOR Escreveu: 02 nov 2017, 06:14 Pedira-me para passar termo responsabilidade de uma cresce infantário que não ultrapassa 50 pessoas pessoal e crianças!
Gostaria saber qual os termos do termo responsabilidade (se existe alguma minuta) e medições eléctricas a realizar? e posso fazer?
uma vez que tenho carteira da D.G.E. de Execução e não de exploração?
Agradeço se poderem esclarecer!
Cumprimentos.
Boas
Tudo depende para que efeito se destina esse termo de responsabilidade, qual foi a entidade que o solicitou, câmara municipal, segurança social, etc.
Dependendo da entidade, o termo de responsabilidade pode não ser suficiente, pode ter de apresentar certificado da instalação em causa.
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 417
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Localização: SUL do TEJO e ALGARVES
Enviou: 36 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

Re: Termo responsabilidade.

Mensagem por Pedro Barradas »

Qual o fim a que se destina?
Normalmente que pode passar declarações desse teor, são tecnicos inscritos em ordens profisionais ( com base em calculos resultantes da legislação aplicável), e claro os responsáveis da própria instituição...
depende de qual o fim a que se destina...
Quem cria renasce todos os dias...
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 482
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Localização: LISBOA
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 8 vezes

Re: Termo responsabilidade.

Mensagem por CAOR »

Boa noite e agradeço que dessem algumas dicas!
Questões a considerar!
Quem pede o termo responsabilidade é a Direcção Geral dos Estabelecimentos Escolares Lisboa e Vale do Tejo!
Afinal são media de Crianças e Pessoal média 215
A finalidade do pedido é para ser responsável pela instalação eléctrica existente!
Existe Certificado da Certiel! da instalação.
Fui dar uma visita á instalação e verifiquei algumas não conformidades na qual divulgo!
Tomadas a 30 cm do chão! embora com alvêlos protegidos! ' onde as normas diz que é 1,60 do pavimento!
Armaduras emergência sem luz!
Alem da Certificação da Certiel da morada em questão, tem mais duas entradas de moradas diferentes pegadas em si e todas com comunicação interior e com contadores independentes( dois)?
Pergunto se e na duvida Se esta foi possível esta instalação ser sorteada por amostra?
Segundo as normas só devia ter uma contagem para todo infantário!
Que achem desta situação?
Agradeço que me dêem as vossas opiniões e informem o que devo fazer?
cumprimentos.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Termo responsabilidade.

Mensagem por ENERGY »

CAOR Escreveu: 03 nov 2017, 22:18 Boa noite e agradeço que dessem algumas dicas!
Questões a considerar!
Quem pede o termo responsabilidade é a Direcção Geral dos Estabelecimentos Escolares Lisboa e Vale do Tejo!
Afinal são media de Crianças e Pessoal média 215
A finalidade do pedido é para ser responsável pela instalação eléctrica existente!
Existe Certificado da Certiel! da instalação.
Fui dar uma visita á instalação e verifiquei algumas não conformidades na qual divulgo!
Tomadas a 30 cm do chão! embora com alvêlos protegidos! ' onde as normas diz que é 1,60 do pavimento!
Armaduras emergência sem luz!
Alem da Certificação da Certiel da morada em questão, tem mais duas entradas de moradas diferentes pegadas em si e todas com comunicação interior e com contadores independentes( dois)?
Pergunto se e na duvida Se esta foi possível esta instalação ser sorteada por amostra?
Segundo as normas só devia ter uma contagem para todo infantário!
Que achem desta situação?
Agradeço que me dêem as vossas opiniões e informem o que devo fazer?
cumprimentos.
Boas
Se a Instalação já está certificada, o Termo de Responsabilidade exigido será de Exploração.
As tomadas podem estar a 30cm do chão, desde que não seja nas zonas de acesso das crianças, por exemplo no escritório, zona de estar de funcionários, etc.
Se o estabelecimento tem varias entradas, deveria ter apenas um NIP, apenas uma única certificação para todo o estabelecimento, e apenas um único contador.
As armaduras de emergência devem funcionar na perfeição.
Deteção de incendio, etc, etc.
Última edição por ENERGY em 04 nov 2017, 12:34, editado 2 vezes no total.
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 417
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Localização: SUL do TEJO e ALGARVES
Enviou: 36 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

Re: Termo responsabilidade.

Mensagem por Pedro Barradas »

Se existe projecto SCIE, ou medidas de autoprotecção , estas contem os efectivos totais... e supostamente será o máximo permitido para o estabelecimento.
Seria por esses parametros que se deve guiar para consubstanciar o efectivo total do estabelecimento. ( isto partindo do pressuposto que pode efectivamente efectuar a dita declaração).
Quem cria renasce todos os dias...
Electroo
Curioso
Curioso
Mensagens: 81
Registado: 21 nov 2016, 11:56
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Termo responsabilidade.

Mensagem por Electroo »

Bom dia,

Questiono-me sobre qual a diferença entre o termo de responsabilidade pela execução de IE de SP para efeitos de REALIZAÇÃO DE OBRA, e o termo de responsabilidade pela execução de IE de SP (e/ou termo de conformidade), publicados pela DGEG.

Pretendo fazer um pedido de aumento de potência, junto da EDP, para uma instalação existente (moradia), cujo a PMA já foi atingida. Ligando para lá disseram que preciso de uma F.E. e de um termo de responsabilidade.

O termo de responsabilidade pela execução de IE de SP para efeitos de REALIZAÇÃO DE OBRA é só para instalações sujeitas a licenciamento?
Última edição por Electroo em 09 jul 2018, 15:13, editado 1 vez no total.
Electroo
Curioso
Curioso
Mensagens: 81
Registado: 21 nov 2016, 11:56
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Termo responsabilidade.

Mensagem por Electroo »

Electroo Escreveu: 09 jul 2018, 12:02 Bom dia,

Questiono-me sobre qual a diferença entre o termo de responsabilidade pela execução de IE de SP para efeitos de REALIZAÇÃO DE OBRA, e o termo de responsabilidade pela execução de IE de SP (e/ou termo de conformidade), publicados pela DGEG.

Pretendo fazer um pedido de aumento de potência, junto da EDP, para uma instalação existente (moradia), cujo a PMA já foi atingida. Ligando para lá disseram que preciso de uma F.E. e de um termo de responsabilidade.

O termo de responsabilidade pela execução de IE de SP para efeitos de REALIZAÇÃO DE OBRA é só para instalações sujeitas a licenciamento?
Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 250
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Localização: Telheiras - Lisboa
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Termo responsabilidade.

Mensagem por Mario Lopes »

Viva,

O termo é o mesmo, onde refere tipo de estabelecimento, eu ponho a negrito CONTADOR DE OBRA. Isto claro se fizer a nível pessoal. A nível da empresa onde trabalho uso o termo de conformidade, para vir a assinatura do responsável da empresa para a qual prestas o serviço.
Electroo
Curioso
Curioso
Mensagens: 81
Registado: 21 nov 2016, 11:56
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Termo responsabilidade.

Mensagem por Electroo »

Bom dia,

talvez não tenha sido explicita.

A minha duvida é entre dois termos de execução:


1. TERMO DE RESPONSABILIDADE PELA EXECUÇÃO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE SERVIÇO PARTICULAR para efeitos de REALIZAÇÃO DE OBRA
(emitido nos termos do disposto na subalínea ii) da alínea a) do artigo 31.º do Decreto-Lei n.º 96/2017, de 10 de agosto, em articulação com o regime jurídico do urbanismo e edificação)

2. Anexo 3. TERMO DE RESPONSABILIDADE PELA EXECUÇÃO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE SERVIÇO PARTICULAR (artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 96/2017, de 10 de agosto)


Quando uso um ou outro?


Em relação ás ligações de obras tb n sei quais os termos que tenho que entregar na EDP.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”