Identificar corrente eléctrica

edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Identificar corrente eléctrica

Mensagem por edeluz »

Olá a todos,

Como devo calcular o consumo de corrente eléctrica, intensidade para os amigos :D , deste motor? http://www.smolka-berlin.de/onlineshop/ ... 4V_DC/4119

No datasheet do rapaz não vejo nenhum valor de corrente nem de potencia. Alimentando com 24VDC como devo identificar o consumo de corrente?

O objectivo é identificar o valor de corrente que o mesmo consumo para definir proteção electrica, como disjuntores (acho que se aplicam a DC, certo?)

Obrigado


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Identificar corrente eléctrica

Mensagem por joao-pt »

Esse motor tem uma aplicação muito específica. In = 2,0 A. Na aplicação deste motor a protecção é feita por fusível.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Identificar corrente eléctrica

Mensagem por edeluz »

joao.pt Escreveu: 07 out 2017, 13:59 Esse motor tem uma aplicação muito específica. In = 2,0 A. Na aplicação deste motor a protecção é feita por fusível.
Como identificas isso?
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Identificar corrente eléctrica

Mensagem por LVirtual »

edeluz Escreveu: 07 out 2017, 13:08 Olá a todos,

Como devo calcular o consumo de corrente eléctrica, intensidade para os amigos :D , deste motor? http://www.smolka-berlin.de/onlineshop/ ... 4V_DC/4119

No datasheet do rapaz não vejo nenhum valor de corrente nem de potencia. Alimentando com 24VDC como devo identificar o consumo de corrente?

O objectivo é identificar o valor de corrente que o mesmo consumo para definir proteção electrica, como disjuntores (acho que se aplicam a DC, certo?)

Obrigado
os disjuntores dos QE nao trabalham com tensoes DC, portanto nao vao proteger nada. para isso tens o fusivel no quadro de comando do motor.

para identificares o valor de corrente de pico e de trabalho metes uma sonda amperimetrica com o motor ligado directo a uma fonte de alimentaçao com saida pelo menos a 5 A para ter a certeza que o bicho trabalha bem.
Acho que ja hoje falei nesta forma de medir intensidades desconhecidas por aqui... :)

mas sim pelo que eu conheço desse tipo de motores a 24 DC o consumo medio dele deve andar em torno dos 2 A como ja foi referido aqui.
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Identificar corrente eléctrica

Mensagem por edeluz »

Humm...ok, então voces sabem a corrente nominal do menino por experiência.
A questão é que tenho que colocar esse valor num trabalho da escola..como justifico isso!? :D :)
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Identificar corrente eléctrica

Mensagem por LVirtual »

edeluz Escreveu: 07 out 2017, 16:27 Humm...ok, então voces sabem a corrente nominal do menino por experiência.
A questão é que tenho que colocar esse valor num trabalho da escola..como justifico isso!? :D :)
procuras as formulas no google... :D

isto tudo em teoria é muito bonito, mas depois na pratica nem sempre é lindo. :)

por exemplo o motor que usaste como exemplo tem um moto-redutor incorporado no proprio corpo.
portanto assimo se apresenta tem um consumo x, se for apenas o motor sem motoredutor tem outro diferente, bastante menor.

no consumo de corrente dum motor entram muitas variaveis uma delas é o torque necessario na aplicaçao do mesmo.

Por isso o melhor é pesquisares mesmo ou em livros de papel ou no google pelas formulas.
è provavel que aqui no forum possa haver algo acerca deste assunto.
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Identificar corrente eléctrica

Mensagem por joao-pt »

Vê se esta imagem serve para justificação.
1.png
1.png (119.22 KiB) Visto 810 vezes
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Identificar corrente eléctrica

Mensagem por ohmico »

Boa,

esta de vir para aqui obter soluções para os problemas da escola, parece que pegou.

Ohmico
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Identificar corrente eléctrica

Mensagem por edeluz »

joao.pt Escreveu: 07 out 2017, 17:23 Vê se esta imagem serve para justificação.
1.png
Entrentato andei a pesquisar pelo nome do motor mais a keyword "specs" e encontrei este site: http://nidec-ma.de/en/productlist.html? ... osureClass
Nele já tenho o datasheet numa língua que percebo :D e mais info!

Obrigado
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Identificar corrente eléctrica

Mensagem por edeluz »

LVirtual Escreveu: 07 out 2017, 16:59
edeluz Escreveu: 07 out 2017, 16:27 Humm...ok, então voces sabem a corrente nominal do menino por experiência.
A questão é que tenho que colocar esse valor num trabalho da escola..como justifico isso!? :D :)
procuras as formulas no google... :D

isto tudo em teoria é muito bonito, mas depois na pratica nem sempre é lindo. :)

por exemplo o motor que usaste como exemplo tem um moto-redutor incorporado no proprio corpo.
portanto assimo se apresenta tem um consumo x, se for apenas o motor sem motoredutor tem outro diferente, bastante menor.

no consumo de corrente dum motor entram muitas variaveis uma delas é o torque necessario na aplicaçao do mesmo.

Por isso o melhor é pesquisares mesmo ou em livros de papel ou no google pelas formulas.
è provavel que aqui no forum possa haver algo acerca deste assunto.
Este tipo de motores ainda não pesco nada! Pelo que estou a ver o calculo de In no motor DC é diferente dos motores AC. Acho que já tinhamos conversado sobre isso.

Vou continuar a estudar, obrigado!
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Identificar corrente eléctrica

Mensagem por edeluz »

ohmico Escreveu: 07 out 2017, 19:12 Boa,

esta de vir para aqui obter soluções para os problemas da escola, parece que pegou.

Ohmico
O que estou a fazer chama-se estudar, partilhar dúvidas e consequentemente aprender!
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Identificar corrente eléctrica

Mensagem por edeluz »

Estou a dimensionar um fusível para proteção deste motor e estou a pensar escolher este:

Fusível 10x38 aM 4A 500V

Existe o de 2A mas é muito justo, penso eu! Ainda estou a calcular e verificar calculos, mas estou certo? Se tiver errado apenas digam que estou errado, s.f. assim tenho oportunidade de aprender!

Tipo de fusível PV é para paneis fotovoltaicos, certo?

Os tipos que existem são gG, aM e PV, certo?

Obrigado
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Identificar corrente eléctrica

Mensagem por joao-pt »

O fusível é para garantir protecção ou para nunca deixar o motor parar (até queimar)? Esse motor é usado numa situação muito específica, para o teu caso só tu sabes qual é a aplicação que lhe estás a dar, qual o trabalho que irá realizar, se o mesmo se adequa ou se deve ser substituído por outro.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Identificar corrente eléctrica

Mensagem por edeluz »

Ele vai comandar um tapete! O trabalho será muito leve, nada de muito pesado!
Para este tipo de ambiente apenas se aplicar o fusível como material de proteção, certo?

[UPDATE1]
Estou a ver qual o condutor é que vou escolher para alimentar este motor. Pois apenas assim, pelo menos pelo livro que estou a seguir, é que consigo chegar ao valo de proteção do fusível. A formula fala de Ib<=In<=Iz
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Identificar corrente eléctrica

Mensagem por nelmindo »

LVirtual Escreveu: 07 out 2017, 15:36
edeluz Escreveu: 07 out 2017, 13:08 Olá a todos,

Como devo calcular o consumo de corrente eléctrica, intensidade para os amigos :D , deste motor? http://www.smolka-berlin.de/onlineshop/ ... 4V_DC/4119

No datasheet do rapaz não vejo nenhum valor de corrente nem de potencia. Alimentando com 24VDC como devo identificar o consumo de corrente?

O objectivo é identificar o valor de corrente que o mesmo consumo para definir proteção electrica, como disjuntores (acho que se aplicam a DC, certo?)

Obrigado
os disjuntores dos QE nao trabalham com tensoes DC, portanto nao vao proteger nada. para isso tens o fusivel no quadro de comando do motor.

para identificares o valor de corrente de pico e de trabalho metes uma sonda amperimetrica com o motor ligado directo a uma fonte de alimentaçao com saida pelo menos a 5 A para ter a certeza que o bicho trabalha bem.
Acho que ja hoje falei nesta forma de medir intensidades desconhecidas por aqui... :)

mas sim pelo que eu conheço desse tipo de motores a 24 DC o consumo medio dele deve andar em torno dos 2 A como ja foi referido aqui.

Utilização dum equipamento de Corrente Alternada em Corrente Contínua

Variação do disparo magnético

As unidades de disparo termomagnéticas montadas em disjuntores de Corrente Alternada também se adaptam, para a sua utilização em Corrente Contínua.

A parte relativa para a protecção térmica não se altera com referência à sua característica de disparo, uma vez que as tiras bimetálicas das unidades de disparo são influenciadas pelo aquecimento que provoca o fluxo de corrente, independentemente desta ser alternada ou contínua: de facto, as lâminas bimetálicas são sensíveis ao valor efectivo.

No que diz respeito à protecção instantânea contra curto-circuito devido a fenómenos ferromagnéticos, o disparo instantâneo produz um valor diferente quando comparado com um caso análogo em Corrente Alternada (a área verde na Figura mostra a variação do disparo magnético). Um coeficiente denominado km, variável em função do disjuntor e do tipo de ligação dos seus pólos, permite derivar a barreira do disparo instantâneo em Corrente Contínua a partir do valor relevante em Corrente Alternada; como consequência, este coeficiente deve ser aplicado à barreira I3.

retirado de uma "newsletter" da ABB
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”