INSPECÇÕES A INSTALAÇÕES!

Responder
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 482
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Localização: LISBOA
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 8 vezes

INSPECÇÕES A INSTALAÇÕES!

Mensagem por CAOR »

A semana passada (Sexta feira)deu uma noticia no canal 1 da TV pelas 7h da manha (eu ouvi) que gostaria de confirmar se alguém sabe da situação?
Diz a mesma que quem mudar de operador de energia ou gás não necessita de ter inspecção da instalação!
Pois os encargos de vistoria são caros para quem vai mudar de operador, e que acaba com essa obrigatoriedade!?
Sendo assim para livrar de inspecção da Certiel basta mudar de Operador de ENERGIA OU GAS!


luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: INSPECÇÕES A INSTALAÇÕES!

Mensagem por luisilva78 »

CAOR Escreveu: 14 mai 2017, 21:10 A semana passada (Sexta feira)deu uma noticia no canal 1 da TV pelas 7h da manha (eu ouvi) que gostaria de confirmar se alguém sabe da situação?
Diz a mesma que quem mudar de operador de energia ou gás não necessita de ter inspecção da instalação!
Pois os encargos de vistoria são caros para quem vai mudar de operador, e que acaba com essa obrigatoriedade!?
Sendo assim para livrar de inspecção da Certiel basta mudar de Operador de ENERGIA OU GAS!
Sabendo que a inspecção é realizada principalmente a instalações novas não estou a ver qual é a vantagem do que é referido. A menos que se esteja a referir a uma possível inspecção após uma remodelação da instalação. Será isso?
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: INSPECÇÕES A INSTALAÇÕES!

Mensagem por LVirtual »

eventualmente podera ser só a quem tenha tido a inspeçao feita á pouco tempo. ou esteja dentro do período de validade da inspeçacção anterior.
Não faz muito sentido haver normas rigorosas na certificaçao das instalaçoes electricas e de gas, obrigando a inpseçoes periodicas no caso do gas e com alguma regularidade em termos de energia electrica e depois abrirem uma "porta do cavalo" para se fugir a esse rigor de forma legal e escandalosa.

Nao sei ao certo como funcionam as inspecçoes actuais, mas provavelmente e que estara na lei devera obrigar qualquer operador a fazer uma inspeçao no inicio de cada contrato eventualmente. Como se pode mudar agora de operador de forma livre, e se existir a obrigatoriedade dessa tal inspecçao inicial, pode conduzir a situaçoes em que teria que se pagar uma inspeçao desnecessaria visto a ultima ter sido feita á pouco tempo.

penso que sera mais por ai que sera essa tal alteraçao. de outra forma nao me faz sentido nenhum, a nao ser tornal "normal" a bandalheira impondo um "erro legal" assim meio á sucapa misturado com outra legislaçao.
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
pauloviegas
Curioso
Curioso
Mensagens: 93
Registado: 06 abr 2007, 18:30
Localização: Portalegre
Enviou: 2 vezes

Re: INSPECÇÕES A INSTALAÇÕES!

Mensagem por pauloviegas »

O que foi dito e que no gaz acabam as aprovaçõesdos projectos, sendo substituidas por um termo de responsabilidade e acabam também as inspecções sempre que muda o titular ou quando muda de fornecedor, mantendo se as inspecções periodicas. No caso da eletricidade acaba a certificação por parte da CERTIEL.
Avatar do Utilizador
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 762
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Localização: S. João da Madeira
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: INSPECÇÕES A INSTALAÇÕES!

Mensagem por eng_jersilva »

pauloviegas Escreveu: 15 mai 2017, 18:31 O que foi dito e que no gaz acabam as aprovaçõesdos projectos, sendo substituidas por um termo de responsabilidade e acabam também as inspecções sempre que muda o titular ou quando muda de fornecedor, mantendo se as inspecções periodicas. No caso da eletricidade acaba a certificação por parte da CERTIEL.

Isto ainda está muito confuso...

segue a noticia:
https://www.publico.pt/2010/05/13/econo ... na-1436939
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: INSPECÇÕES A INSTALAÇÕES!

Mensagem por LVirtual »

se a lei ficar exactamente como esta descrita na noticia, faz sentido e vai provocar duas coisas que ate sao importantes:
primeiro acaba com a "mama" da certiel e das outras entidades certificadoras.
segundo vai onerar a responsabilidade dos tecnicos que desenham os projectos e que supervisionam a sua correcta implementaçao.
o que acho muito bem ;)
depois muito em concreto tambem nao faz muito sentido que os certificadores estejam a ganhar dinheiro para dizer que aquilo que o tecnico responsavel esta correcto e dentro das normas, eles nao precisam de nenhum atestado de competencia muitas vezes passado por fiscalizadores incompetentes.
depois como é referido na noticia e bem, ter entidades externa fiscalizadoras nao é só por si sinonimo de garantia de que esta tudo bem, a certiel por exemplo nem ultrapassa 30% de fiscalizaçoes por isso onde é que esta a garantia de qualidade e respeito pelas normas de segurança?
depois como bem sabemos, a certial ainda tem gente que veio da ex-publica edp a fazer certificaçoes, funcionario publico uma vez, funçionario publico para sempre mesmo que a empresa seja agora privada, desculpem mas eu so tenho visto coisas que confirmam isto, quando a certiel foi criada, todos os seus tecnicos sairam da edp para lá...

e depois tambem é assim, se o autor do projecto nao sabe o que esta a fazer e é rpeciso depois vir uma equipa de fora verificar se o que ele fez esta correcto, entao que raio anda o projectista a fazer como projectista?
e como é só para construçoes novas e que mais tarde vao ter inspeçoes periodicas acho que esta lei esta no bom sentido da presunçao/obrigaçao de competencia no trabalho tecnico e que envolve segurança mais apertada nas suas diversas partes.
e parece-me que esta lei tambem tem a ver com outra que se falou neste forum ha pouco tempo sobre as responsabilidades de tecnicos digamos "inferiores".
Se aparecer um trolha a fazer quadros eletricos, so se vai safar ate acontecer o primeiro desastre, depois disso vai fazer tijolo na cadeia. ;)
mas isso ja é assim desde sempre com a diferença que certos gabinetes de projectos safam-se sempre...

;)
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”