Alteração Técnico Responsável Instalação Eléctrica

Responder
nioxys
Curioso
Curioso
Mensagens: 54
Registado: 03 abr 2010, 23:30
Profissão: ...
Localização: Lisboa

Alteração Técnico Responsável Instalação Eléctrica

Mensagem por nioxys »

Boa tarde,

Sabem dizer-me se existe algum tipo de minuta para a alteração do técnico responsável pelo projecto de uma determinada instalação eléctrica?
Ou a simples entrega de um novo Termo de Responsabilidade pelo novo técnico substitui o anterior?

Existe a necessidade de se efectuarem alterações ao projecto e o técnico anterior já não trabalha na empresa.

O projecto já foi aprovado, existe apenas a necessidade de se efectuar uma alteração/adenda ao projecto proveniente da sua execução/construção.

Obrigado.


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Alteração Técnico Responsável Instalação Eléctrica

Mensagem por ENERGY »

nioxys Escreveu: 09 mai 2017, 13:34 Boa tarde,

Sabem dizer-me se existe algum tipo de minuta para a alteração do técnico responsável pelo projecto de uma determinada instalação eléctrica?
Ou a simples entrega de um novo Termo de Responsabilidade pelo novo técnico substitui o anterior?

Existe a necessidade de se efectuarem alterações ao projecto e o técnico anterior já não trabalha na empresa.

O projecto já foi aprovado, existe apenas a necessidade de se efectuar uma alteração/adenda ao projecto proveniente da sua execução/construção.

Obrigado.
Boas
Necessita obter por escrito a autorização/indisponibilidade do anterior Técnico, e depois com essa carta do anterior Técnico, é só juntar o seu Termo de Responsabilidade.
Cpts.
Energy
nioxys
Curioso
Curioso
Mensagens: 54
Registado: 03 abr 2010, 23:30
Profissão: ...
Localização: Lisboa

Re: Alteração Técnico Responsável Instalação Eléctrica

Mensagem por nioxys »

Depois de escrever o tópico estive a rever o termo de responsabilidade que foi enviado para o licenciamento e no mesmo consta que a responsabilidade do técnico acaba assim que o projecto seja aprovado, ou, ao fim de 2 anos caso o mesmo não seja submetido a aprovação nesse período.

Mesmo com esta nota, é necessária a autorização do anterior técnico ?
O projecto já foi aprovado, e já se encontra em fase de construção.

A existir a necessidade da autorização do anterior técnico, existe alguma minuta "oficial" para o efeito?

Desde já o me obrigado.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Alteração Técnico Responsável Instalação Eléctrica

Mensagem por Mário »

Boas
nioxys Escreveu: 09 mai 2017, 22:56 Depois de escrever o tópico estive a rever o termo de responsabilidade que foi enviado para o licenciamento e no mesmo consta que a responsabilidade do técnico acaba assim que o projecto seja aprovado, ou, ao fim de 2 anos caso o mesmo não seja submetido a aprovação nesse período.
Mesmo com esta nota, é necessária a autorização do anterior técnico ?
O projecto já foi aprovado, e já se encontra em fase de construção.
A existir a necessidade da autorização do anterior técnico, existe alguma minuta "oficial" para o efeito?
Desde já o me obrigado.
Tens que ter autorização por escrito do autor do projecto. Independentemente da data.
Só podes alterar um projecto com autorização do projectista. Se ele não existe (faleceu), tens que pedir (um documento) nas ordens, em como não está registado. E aí podes alterar, mas atenção aos direitos de autor que não caducaram.
Também podes fazer um novo, mas nada de haver copy, dado os direitos de autor.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
nioxys
Curioso
Curioso
Mensagens: 54
Registado: 03 abr 2010, 23:30
Profissão: ...
Localização: Lisboa

Re: Alteração Técnico Responsável Instalação Eléctrica

Mensagem por nioxys »

OK. O mais sensato será então pedir a autorização ao anterior técnico.

Obrigado pela ajuda.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Alteração Técnico Responsável Instalação Eléctrica

Mensagem por ENERGY »

Boas
Tem de obter sempre por escrito autorização do autor do projeto, se não o conseguir via telefone, etc, deve fazer por correspondência registada, para caso não obtenha resposta ter essa prova para juntar nas devidas instancias, e que vai juntar depois ao seu Termo de Responsabilidade.

nioxys Escreveu: 09 mai 2017, 22:56 Depois de escrever o tópico estive a rever o termo de responsabilidade que foi enviado para o licenciamento e no mesmo consta que a responsabilidade do técnico acaba assim que o projecto seja aprovado, ou, ao fim de 2 anos caso o mesmo não seja submetido a aprovação nesse período.

Mesmo com esta nota, é necessária a autorização do anterior técnico ?
O projecto já foi aprovado, e já se encontra em fase de construção.

A existir a necessidade da autorização do anterior técnico, existe alguma minuta "oficial" para o efeito?

Desde já o me obrigado.
Cpts.
Energy
nioxys
Curioso
Curioso
Mensagens: 54
Registado: 03 abr 2010, 23:30
Profissão: ...
Localização: Lisboa

Re: Alteração Técnico Responsável Instalação Eléctrica

Mensagem por nioxys »

Já consegui a declaração do antigo técnico.

Obrigado pela ajuda.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”