Ligar bomba de agua a um painel solar

Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Ligar bomba de agua a um painel solar

Mensagem por LVirtual »

um motor electrico no arranque precisa sempre de mais corrente do que o consumo medio indicado.
provavelmente esse consumo ultrapassa a potencia de saida do painel em muito. Daí nao arrancar.

de qualquer maneira todos os sistemas com paineis fotovoltaicos que vi ate hoje tem sempre bateria e regulador/carregador.
Sim certo até ai tudo bem, explique-me então por favor, aqueles sets que compramos por exemplo no ebay por 100/200€ dependendo do tamanho, que veêm completos prontos a funcionar e não trazem bateria nem regulador apenas trazem um painel de 25/50/W/ bomba e um repuxo e fucionam lindamente durante todo o dia,, sei porque já tive um....???????
eventualmente esse que viu no ebay pode tambem ter algum circuito de regulaçao e carga escondidos algures no corpo do painel ou dentro da caixa de ligaçoes da bomba. quando sao assim dispositivos para uso domestico onde pode tambem haver crianças, os fabricantes escondem todos os circuitos ate por uma questao de estetica.
Boas, o problema não é o caso de investir numa bateria que por a caso já tenho uma de encomenda de 70Ah para este efeito, o que me dá cabo do cerébro e o que me errita mais é que um gajo compra um painel de 100W/ 6A dá por esta porcaria 200€, por norma era para funcionar direto com uma mini bomba de 12-24V 1.6A.
oviamente que a bomba ligado a uma bateria e regulador funciona lindamente, o problema é que a vida de uma bateria não é assim por ai além, e não queria comprar bateria de 2/3 em 2/3 anos,
Por norma segue-se sempre as instruçoes do fabricante do painel, deve ter recebido tambem documentaçao junto com o painel a indicar o tipo de uso e de perifericos a ligar em conjunto com o painel. devia ter tido atençao a esses pormenores ou perguntar a empresa que lhe vendeu o painel.
as baterias de chumbo/acido duram 4/5 anos e nao 2/3 anos como afirma.
desde que nao haja curto-circuitos no equipamento que as afecte elas duram sempre 4/5 anos.


Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
aureliocoimbra
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 163
Registado: 28 jun 2012, 13:08
Localização: Coimbra
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Ligar bomba de agua a um painel solar

Mensagem por aureliocoimbra »

zeto Escreveu: 28 fev 2017, 22:24 Boas, o problema não é o caso de investir numa bateria que por a caso já tenho uma de encomenda de 70Ah para este efeito, o que me dá cabo do cerébro e o que me errita mais é que um gajo compra um painel de 100W/ 6A dá por esta porcaria 200€, por norma era para funcionar direto com uma mini bomba de 12-24V 1.6A.
oviamente que a bomba ligado a uma bateria e regulador funciona lindamente, o problema é que a vida de uma bateria não é assim por ai além, e não queria comprar bateria de 2/3 em 2/3 anos,
o meu objetivo seria mesmo ligar a bomba direta ao painel quando houve-se sol ou claridade
a bomba funcionava, ao por do sol a bomba oviamente que desligava,,
exprimentei com outra bomba de 12v 800ma nem assim esta merda do painel tem capacidade,,,, um painel que mede 1.40m por 0.60m
Esses 100W 6A só serão conseguidos em situação verdadeiramente excepcional. Sol intenso, angulo de incidência ideal, painel com temperatura não excessiva, etc.
Isto se o fabricante não foi muito optimista.
Última edição por aureliocoimbra em 21 ago 2017, 12:24, editado 1 vez no total.
david.e.pereira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 15 ago 2017, 21:28
Enviou: 6 vezes

Re: Ligar bomba de agua a um painel solar

Mensagem por david.e.pereira »

Mesmo assim, por alguns instantes a bomba deveria arrancar. Pelo que percebi o painel tem capacidade de fornecer mais corrente e tensão do que o necessário para o funcionamento da bomba. Apesar desses valores serem em condições ideais, acredito que em algum momento a bomba deveria arrancar. Ou então nunca se verificaram condições para isso :)

Experimente num dia de sol, com o painel bem orientado e inclinado e veja o que acontece...
aureliocoimbra
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 163
Registado: 28 jun 2012, 13:08
Localização: Coimbra
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Ligar bomba de agua a um painel solar

Mensagem por aureliocoimbra »

E será que vale a pena?
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”