Classificação dos locais quanto às Influências Externas e Índices de Proteção

Responder
jtsilvamoura
Curioso
Curioso
Mensagens: 61
Registado: 11 jun 2015, 10:59
Localização: Vila Nova de Gaia
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Classificação dos locais quanto às Influências Externas e Índices de Proteção

Mensagem por jtsilvamoura »

Bom Dia Caros Colegas,

estou a fazer um projeto de uma fábrica de tintas. A mesma terá os seguintes espaços críticos:
- Zona de Produção;
- Zona de armazenamento;
- Laboratório;
- Zona de Engenharia Química;


Com isto:
801.3.2.1 - Em locais de pintura ou de trabalhos semelhantes devem ser consideradas como zonas 1 de locais com risco de explosão (BE3) as seguintes:

a) O interior das cabinas ou de hotes de pintura e respectivas condutas de saída de ar;
b) O espaço situado a menos de 6 m, medidos na horizontal, de qualquer ponto onde se efectuem, fora das cabinas ou de hotes, trabalhos de pintura ou outros semelhantes, excepto se esses trabalhos se limitarem a pequenos retoques;
c) O espaço situado a menos de 6 m, medidos na horizontal, de tanques de pintura por imersão e de equipamento acessório;
d) O espaço onde seja provável a formação de concentrações perigosas de vapores inflamáveis.


É fácil concluir que pelo menos o laboratório, a zona de produção e a zona de engenharia química terão de ser classificadas como zonas 1. Concordam comigo? Serão Zonas Atex.

Segue em anexo uma tabela com Classificação dos locais quanto às Influências Externas e Índices de Proteção, provavelmente com alguns erros. Pedia ajuda na correção da mesma.

Com os melhores cumprimentos,

JM
Anexos
Classificação dos locais quanto às influências externas e índices de protecção.pdf
(222.32 KiB) Transferido 102 vezes



Cumprimentos,
JM
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Classificação dos locais quanto às Influências Externas e Índices de Proteção

Mensagem por Mário »

Boas

O armazenamento é Atex. Se o produto tem risco de incêndio, explosão, etc... é Atex.

Atenção à estática.

Há fábricas de tintas que não precisam de ser Atex, dado que não usam matéria classificada como "Atex" . Essa não sei se é.

Deve de haver dectetores de explosividade.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
jtsilvamoura
Curioso
Curioso
Mensagens: 61
Registado: 11 jun 2015, 10:59
Localização: Vila Nova de Gaia
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Classificação dos locais quanto às Influências Externas e Índices de Proteção

Mensagem por jtsilvamoura »

Mário Escreveu:Boas

O armazenamento é Atex. Se o produto tem risco de incêndio, explosão, etc... é Atex.

Atenção à estática.

Há fábricas de tintas que não precisam de ser Atex, dado que não usam matéria classificada como "Atex" . Essa não sei se é.

Deve de haver dectetores de explosividade.

Cump.
Mário
Obrigado Mário,

não querendo abusar da tua boa vontade, o que opinas sobre o quadro em anexo? Alguma nota?

Cumprimentos,

JM

Cumprimentos,
JM
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Classificação dos locais quanto às Influências Externas e Índices de Proteção

Mensagem por Mário »

Boas

Aparenta estar bem, falta a armazenagem onde a matéria-prima fica de um lado, e a pronta de outro.

Vê se fazem "vala ao redor da fábrica", escoamento para bacia de retenção com capacidade em caso de incêndio, vai ter comando eléctrico para a descarga/tratamento.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”