Certificação Certiel - Quadro serviços comuns

Responder
rguerreiro.frg
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 18 mar 2013, 22:42

Certificação Certiel - Quadro serviços comuns

Mensagem por rguerreiro.frg »

Boas.
Gostaria que se alguém tiver conhecimento desta situação pudesse ajudar.
Estou a fazer uma instalação eléctrica de uma Remodelacao num apartamento de um prédio. A certa altura o administrador falou comigo para ver se havia possibilidade de alterar a potência do quadro de serviços comuns de 10,35 para 13,8, visto que foram ínstalados novos elevadores e agora necessitavam de mais potência... Claro que a Edp, só altera a potência mediante certificado da Certiel. A minha dúvida é a seguinte: posso só pedir apenas a certificação do quadro de serviços comuns? Terei de instalar nova coluna montante para isso, acontecer?
Obrigado.


luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Certificação Certiel - Quadro serviços comuns

Mensagem por luisilva78 »

Não percebo muito disto, mas quando se pede uma certificação utiliza-se o NIP (ou em alternativa o CPE). O quadro de serviços comuns tem um NIP independente dos outros quadros? Quantas portinholas há no edifício?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Certificação Certiel - Quadro serviços comuns

Mensagem por ENERGY »

Boas
O NIP do prédio é o mesmo para todas as instalações desse prédio, ou seja alimentadas pelo mesmo ramal.
Se os Serviços Comuns são alimentados diretamente do Quadro de Colunas, pode começar por pedir a viabilidade desse aumento de potencia junto da EDP.
Se o total da potencia do edifício com esse aumento de potência vier a ultrapassar os 50Kvas, vai ter de entregar projeto.
Se o ramal existente não suportar esse aumento de potência, pode ter de instalar nova portinhola no exterior do edifício.
Para pedir aumento de potência dos Serviços Comuns, vai ter de ter essas instalações de acordo com as RTIEBT.
luisilva78 Escreveu:Não percebo muito disto, mas quando se pede uma certificação utiliza-se o NIP (ou em alternativa o CPE). O quadro de serviços comuns tem um NIP independente dos outros quadros? Quantas portinholas há no edifício?
Cpts.
Energy
alucas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 105
Registado: 05 mar 2012, 11:40
Localização: Almada
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 16 vezes

Re: Certificação Certiel - Quadro serviços comuns

Mensagem por alucas »

concordo com o que foi anteriormente dito.
guilhermesantos
Curioso
Curioso
Mensagens: 26
Registado: 06 mai 2015, 11:27
Localização: Trofa
Enviou: 8 vezes

Re: Certificação Certiel - Quadro serviços comuns

Mensagem por guilhermesantos »

o edificio em questão tem mais de 50kVA.
Quanto à viabilidade a EDP já deu o OK.
O problema é que não existe condominio e ninguém sabe quem fez o projeto inicial.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”