Baixada

Peter
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 06 ago 2016, 06:39
Enviou: 1 vez

Baixada

Mensagem por Peter »

Bom dia
Pretendo pedir uma baixada para uma instalação agrícola e futura casa. Tenho poste de iluminação publica até ao meu limite de propriedade mas o armazém fica a cerca de 200 metros.Questoes:
- Preço baixada?
- Qual a melhor solução para receber a baixada muro ou "casota"?
-A partir da baixada :
* Cabo por via aérea ou subterrânea? (Custos, segurança, quem tem de fazer, precisa de vistoria, etc.)
* Quais as necessidades técnicas de uma e outra (ex. Qt// de postes., tipo de cabo, profundidade, etc.)

Obrigado


aureliocoimbra
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 163
Registado: 28 jun 2012, 13:08
Localização: Coimbra
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Baixada

Mensagem por aureliocoimbra »

Faz um pedido de viabilidade à edp e em seguida um pedido de orçamento.
Ramal aéreo é 3 ou 4 vezes mais barato do que enterrado.
Peter
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 06 ago 2016, 06:39
Enviou: 1 vez

Re: Baixada

Mensagem por Peter »

O orçamento à EDP ou a uma empresa. O estudo de viabilidade comporta custos?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Baixada

Mensagem por ENERGY »

Boas
Sim o pedido de viabilidade agora tem custos a liquidar no momento do pedido na EDP.
Peter Escreveu:O orçamento à EDP ou a uma empresa. O estudo de viabilidade comporta custos?
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 619
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Localização: Faro
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Baixada

Mensagem por carlos_cfr7 »

Cerca de 300€

Fiz recentemente um pedido e a resposta da EDP foi: infraestruturas electricas não recepcionadas pela EDP.. Tinha lá apenas a caixa de contador e portinhola na parede.. alguém sabe o que isto quer dizer?
Eng. de electrónica e telecomunicações
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Baixada

Mensagem por ENERGY »

boas

Penso que terá de contatar um empreiteiro credenciado pela EDP para executar o ramal, e o legalizar junto da EDP.

carlos_cfr7 Escreveu:Cerca de 300€

Fiz recentemente um pedido e a resposta da EDP foi: infraestruturas electricas não recepcionadas pela EDP.. Tinha lá apenas a caixa de contador e portinhola na parede.. alguém sabe o que isto quer dizer?
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 619
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Localização: Faro
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Baixada

Mensagem por carlos_cfr7 »

Não vou fazer um ramal sem antes ter um orçamento da EDP. E se me dizem que é inviável, ou tenho de colocar um PT?
As 2 caixas não são suficientes para poderem dar um orçamento?
Normalmente no orçamento até dão a hipótese de ser a EDP a fazer o ramal...
Eng. de electrónica e telecomunicações
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Baixada

Mensagem por ENERGY »

Boas

O que descreve era antes, agora a EDP já não faz esses orçamentos, e menos se encarrega de subempreitar esse trabalho a outros empreiteiros.
A EDP apenas dá a viabilidade, depois todo o resto do processo passou para o cliente, ou seja a escolha do empreiteiro credenciado pela EDP, a obtenção de licenças de abertura e tapamento de via publica, etc, etc.

carlos_cfr7 Escreveu:Não vou fazer um ramal sem antes ter um orçamento da EDP. E se me dizem que é inviável, ou tenho de colocar um PT?
As 2 caixas não são suficientes para poderem dar um orçamento?
Normalmente no orçamento até dão a hipótese de ser a EDP a fazer o ramal...
Cpts.
Energy
alucas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 105
Registado: 05 mar 2012, 11:40
Localização: Almada
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 16 vezes

Re: Baixada

Mensagem por alucas »

concordo com o disse ENERGY
Nataniel
Curioso
Curioso
Mensagens: 40
Registado: 23 set 2016, 09:42
Localização: Luanda Angola
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes
Contacto:

Re: Baixada

Mensagem por Nataniel »

alucas Escreveu:concordo com o disse ENERGY

Concordo com tudo que foi dito...ainda assim quero lhe informar que, para instalação de baixada é preciso considerar vários factores desde a tensão da linha até a potencia a instalar.
Marta Lourenço
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 27 set 2016, 23:22

Re: Baixada

Mensagem por Marta Lourenço »

Boa noite...segui todos os passos mencionados no tópico para pedido de baixada...já falei com um electricista credenciado para fazer o pedido de viabilidade à Edp... Fiquei com uma duvida que agradeço a quem me puder esclarecer dado o meu completo desconhecimento na matéria... O terreno que adquiri está a menos de 900 mas de um Posto de transformação não sei se isto tem influência... O terreno fica em estrada entre 300 a 400 mts do último poste eléctrico da estrada mas em linha recta a cerca de 200 mts a minha duvida é saber se por via aérea é possível fazer a ligação ao poste mais próximo uma vez que de forma linear teria de passar por outros terrenos para além do meu a minha dúvida é se é possível/viável ou se depende da autorização dos proprietários dos terrenos por onde passa o cabo aéreo ou se é de todo impossível e terá de vir pela estrada e nesse caso se há um valor estimativo do preço do metro da ligação pela estrada até ao meu terreno....
Caso o valor seja muito elevado gostaria que me dessem sugestões de como colocar electricidade no local de forma menos dispendiosa possível para alimentar uma bomba de rega e uma ou duas lâmpadas e eventualmente uma televisão apenas... Agradeço a atenção e colaboração de todos.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Baixada

Mensagem por Mário »

Boas
Marta Lourenço Escreveu:Boa noite...segui todos os passos mencionados no tópico para pedido de baixada...já falei com um electricista credenciado para fazer o pedido de viabilidade à Edp... Fiquei com uma duvida que agradeço a quem me puder esclarecer dado o meu completo desconhecimento na matéria... O terreno que adquiri está a menos de 900 mas de um Posto de transformação não sei se isto tem influência... O terreno fica em estrada entre 300 a 400 mts do último poste eléctrico da estrada mas em linha recta a cerca de 200 mts a minha duvida é saber se por via aérea é possível fazer a ligação ao poste mais próximo uma vez que de forma linear teria de passar por outros terrenos para além do meu a minha dúvida é se é possível/viável ou se depende da autorização dos proprietários dos terrenos por onde passa o cabo aéreo ou se é de todo impossível e terá de vir pela estrada e nesse caso se há um valor estimativo do preço do metro da ligação pela estrada até ao meu terreno....
Caso o valor seja muito elevado gostaria que me dessem sugestões de como colocar electricidade no local de forma menos dispendiosa possível para alimentar uma bomba de rega e uma ou duas lâmpadas e eventualmente uma televisão apenas... Agradeço a atenção e colaboração de todos.
É pela estrada (zona publica ) que passa o cabo.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 619
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Localização: Faro
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Baixada

Mensagem por carlos_cfr7 »

Voltando aqui ao meu caso, Insisti com a EDP e dizem que tenho de ir à camara pedir um plano das infraestruturas electricas aqui do local, e entregar-lhes. O que a rapariga explicou ao telefone é que podem existir postes publicos, da camara, e que há a possibilidade de usar esses postes para chegar ao destino.
Conhecem ou já ouviram falar disto?
Eng. de electrónica e telecomunicações
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Baixada

Mensagem por Mário »

Boas
carlos_cfr7 Escreveu:Voltando aqui ao meu caso, Insisti com a EDP e dizem que tenho de ir à camara pedir um plano das infraestruturas electricas aqui do local, e entregar-lhes. O que a rapariga explicou ao telefone é que podem existir postes publicos, da camara, e que há a possibilidade de usar esses postes para chegar ao destino.
Conhecem ou já ouviram falar disto?
Se houver iluminação publica (da câmara) e ela autorize a passagem, pode ser que a EDP aceite.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
nunomsmota
Curioso
Curioso
Mensagens: 40
Registado: 30 mar 2009, 00:15
Localização: Portugal Centro Interior
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Baixada

Mensagem por nunomsmota »

carlos_cfr7 Escreveu: 05 set 2016, 16:52 Cerca de 300€

Fiz recentemente um pedido e a resposta da EDP foi: infraestruturas electricas não recepcionadas pela EDP.. Tinha lá apenas a caixa de contador e portinhola na parede.. alguém sabe o que isto quer dizer?
Boa Noite,

Na minha zona para abrir um novo PFE (Pedido de Fornecimento de Energia), basta aplicar a P100 e a cx de contador ao limite da propriedade no local melhor para executar-se a ligação.

Entra-se na EDP Distribuição com esse pedido
Documentação Necessária:
- Ficha Electrotécnica
- Termo de Responsabilidade - Instalação
- Identificação do proprietário
- cópia do registo do terreno com a matriz
- mapa de localização

paga-se a taxa de potência (6,9kVA~133€|10,35kVA~177€). De seguida o prestador de serviços passa a ver as condições do local e orçamenta o custo da baixada, normalmente dá também um valor a 0. O valor a zero (3.2) o cliente pode chegar a uma empresa que tenha habilitação para executar a baixada e faze-la por meios próprios.

De seguida inspecciona electricamente (CERTIEL) o local e pede o contador, celebrando um contrato com um comercializador.

Faço este tipo de trabalho todos os dias se tiver alguma dúvida, disponha.
Nuno M.
Eng. Electrotécnico | T. 962 487 310
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”