Ajuda sobre medir amperes de uma bateria

zeto
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Ajuda sobre medir amperes de uma bateria

Mensagem por zeto »

Boas a todos, preciso da vossa ajuda, pois ando a tentar medir com um "Amperimetro,Voltimetro"a Aperagem de uma Bateria solar de 100Ah.
O que acontece é que o valor é sempre entre 4/4.5A visto que a Bateria é de 100A
Pensando que era do Amperimetro comprei outro, o resultado foi o mesmo os valores eram iguais entre 4/4.5A
Foi medir em outras baterias como a do meu carro etc...
Os valores são quase sempre os mesmos entre 4/5A
Alguém me pode dar uma dica, o que é que se está a passar, porque é que os valores são sempre muito baixos??
Obrigadissimo...


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nelmindo
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Re: Ajuda sobre medir amperes de uma bateria

Mensagem por nelmindo »

zeto Escreveu:Boas a todos, preciso da vossa ajuda, pois ando a tentar medir com um "Amperimetro,Voltimetro"a Aperagem de uma Bateria solar de 100Ah.
O que acontece é que o valor é sempre entre 4/4.5A visto que a Bateria é de 100A
Pensando que era do Amperimetro comprei outro, o resultado foi o mesmo os valores eram iguais entre 4/4.5A
Foi medir em outras baterias como a do meu carro etc...
Os valores são quase sempre os mesmos entre 4/5A
Alguém me pode dar uma dica, o que é que se está a passar, porque é que os valores são sempre muito baixos??
Obrigadissimo...
O que está acontecer, é uma brutal confusão de grandezas.

1º Amperagem não existe. Denuncia logo que não domina as grandezas. O nome correto da grandeza é "intensidade da corrente eléctrica". Intensidade prós amigos...
2º O valor 100Ah, é o valor da capacidade da bateria. Significa quanta energia está lá dentro. Se o pessoal se habituasse a ver em joules, quase que jurava que o pessoal confundia menos...
3º 4/5A ??? Deixe-me adivinhar: tem uma carga que ligada à bateria solar, o amperímetro indica 4A. Troca a bateria por uma bateria de um carro e o amperímetro indica 4A, certo? Vou-lhe dar uma previsão: se ligar a um gerador a gasolina com a mesma tensão da bateria (vamos considerar 12V, já que falamos em baterias dos carros), o amperímetro vai dizer 4A. Se arranjar um painel solar de 12V e ligar directo, o amperímetro vai dizer 4A. Se arranjar uma tomada que diga 12Vdc, o amperímetro vai dizer 4A e não saímos daqui... Se mantiver o valor da tensão igual a 12V, a intensidade é mesmo. Não está relacionado com o tamanho e tipo de bateria.
4º Dúvidas esclarecidas? Esqueça a ironia, mas eu não resisti...
zeto
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Re: Ajuda sobre medir amperes de uma bateria

Mensagem por zeto »

Nelmindo muito obrigado pela resposta, talvês foi eu que me expliquei mal ou não era assim que devia de escrever
Por favor deiam-me uma ajudinha....
Então como é que eu posso medir o valor da capacidade da bateria "a energia que está lá dentro"
Ou seja quando a bateria está a 100% carregada está com 100ah lá dentro, certo?
Se por exemplo tenho um aparellho qualquer a consumir dessa bateria, a bateria perde capacidade como é normal,,
O que eu quero é saber é:
Como é que eu sei ou como posso medir a capacidade da bateria (o estado dela) antes de ficar completamente descarregada??
Por favor se poder respondam-me
Muito obrigado
jaimereis
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Re: Ajuda sobre medir amperes de uma bateria

Mensagem por jaimereis »

zeto Escreveu:Nelmindo muito obrigado pela resposta, talvês foi eu que me expliquei mal ou não era assim que devia de escrever
Por favor deiam-me uma ajudinha....
Então como é que eu posso medir o valor da capacidade da bateria "a energia que está lá dentro"
Ou seja quando a bateria está a 100% carregada está com 100ah lá dentro, certo?
Se por exemplo tenho um aparellho qualquer a consumir dessa bateria, a bateria perde capacidade como é normal,,
O que eu quero é saber é:
Como é que eu sei ou como posso medir a capacidade da bateria (o estado dela) antes de ficar completamente descarregada??
Por favor se poder respondam-me
Muito obrigado

para medir a capacidade da bateria terá que usar um equipamento de medida especial que faz um ensaio de curto-circuito durante um x tempo com uma certa tensão e intensidade de corrente e calcula essa carga...

...que infelizmente são caros(muito caros) e difíceis de encontrar no mercado...
Jaime Reis
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Re: Ajuda sobre medir amperes de uma bateria

Mensagem por nelmindo »

O texto é grande, mas divirtam-se a ler-lo, como eu eu diverti-me a criá-lo:

Como medir a capacidade de uma bateria chumbo-ácida?

Ciência oculta, quase paranormal…

Existem muitas variáveis, por detrás do funcionamento de uma bateria. Como não é um dispositivo mecânico previsível, estamos dependentes de reacções químicas, que se suportam em muitos factores.
É verdade que o factor diferenciador da idade de uma bateria é a sua capacidade. Uma bateria com muitos ciclos carga/descarga na “pele” tende a ter a sua capacidade reduzida, relativamente ao início de “carreira”.
No entanto isso é muito difícil de estimar. Tentem medir o QI de uma só pessoa ao longo de um mês, verificarão que o valor não é constante, mesmo fixando as variáveis que essa pessoa pode estar sujeita (baixo nível de stress, boas de horas de sono, alimentação saudável, etc...)…

Umas das técnicas usadas por muitas pessoas é medirem a tensão da bateria… Não podiam estar mais longe da verdade. A tensão não está relacionada com a idade de uma bateria nem tão pouco com a sua capacidade. No entanto uma bateria com uma tensão abaixo dos 10V, mesmo após um processo de carga é sinal que não está de boa saúde…

É preciso ter algumas características em mente:

- índice 1C, 10C, 120C…, valor que define o corrente máxima que pode sair na bateria, sem significar uma variação muito grande na tensão. Uma bateria de chumbo (estacionária) pode andar na ordem dos 0.2C e 0.05C. Já numa de arranque não faz sentido falar neste valor. Por exemplo uma bateria de 10Ah e com um 1C de índice, significa que pode disponibilizar 10A durante uma Hora. Com um índice 2C pode descarregar num regime de 20A, só que claro, só dura meia hora.

- índice 5H, 20H,100H…, no fundo é o contrário do anterior. Por esta razão às vezes aparece em vez de H (ou h), aparece C mas no início. 100H ou C100 quer dizer o mesmo. Uma bateria de 100Ah e com um índice 100H, significa que pode disponibilizar 1 ampere de corrente durante 100 horas.

- capacidade Ah. O valor obscuro das baterias. Este valor é matreiro, podendo ter múltiplas personalidades. Uma bateria pode ter um valor Ah se for submetido a um índice de descarga e pode ter outro valor completamente diferente (menor) se for submetido a um índice de descarga maior. Ver gráfico “Miliamp-hours capacit” deste fabricante: http://data.energizer.com/PDFs/E91.pdf
e
http://media.wix.com/ugd/a56f3a_eaebc72 ... 2a26ec.pdf

Se o pessoal não estiver com atenção, pode comprar uma bateria de 100Ah (C120), mas afinal ela tem menos do que outra que diz também 100Ah (C100).
A temperatura afeta a capacidade também.

- state-of-charge (SoC), é o estado de carga da bateria. Uma bateria que perdeu 30% da sua capacidade inicial pode ter uma SoC de 100%. O que quer dizer isso? Quer dizer que a bateria envelheceu, mas como capacidade actual, ela está cheia. O valor é em percentagem, mas é facilmente convertido no valor Ah. É possível de uma forma aproximada medir o SoC, se medirmos a densidade do electrólito nas baterias de chumbo-ácidas. Estas duas grandezas estão relacionadas. Quanto mais descarregada, mais diluído fica o ácido, menor é a densidade do electrólito. 1.265 para 100%, 1.19 para 50% e 1.12 para 0%, a 26ºC.

- state-of-health (SoH), este sim é o estado da idade da bateria. Por exemplo uma bateria com 50% de SoH significa que actualmente só pode guardar 50% de energia, relativamente ao 1º dia de funcionamento. Alguns empilhadores usam um voltímetro para indicar o SoC. Se uma bateria com um baixo SoH, o SoC indicado pelo voltímetro induz em erro o cliente, dizendo que o empilhador tem energia para trabalhar muito tempo, mas afinal após alguns minutos a bateria está vazia…

- DoD “deep of discharge” ou profundidade de descarga. Inverso do SoC. Valor que influência a vida útil da bateria. Quanto maior for a profundidade de descarga típica nos ciclos descarga, menos ciclos de carga/descarga terá na vida útil da bateria. Pode variar de 20% de DoD, que origina 2500 ciclos, para ter 300 ciclos se passarmos para um DoD de 60%.

- O valor na ordem das centenas de amperes nas baterias de arranque, é o CCA (cold cranking amps) ou seja, é a corrente disponível a frio, quando estamos a tentar fazer o arranque de um motor de explosão. No fundo é uma garantia de que podemos dar à chave num carro que pode estar a temperaturas negativas e ele pega… Quanto mais alto, melhor. Uma bateria velha tem um baixo CCA. Alguns mecânicos já se aleijaram, quando fazem um curto-circuito com o que tiverem à mão (chaves de bocas…) para observar a faísca que a bateria faz, logo após uma noite a carregar… isto porque como suspeitam que a bateria está velha, a faísca costuma ser inofensiva…
A capacidade e o CCA, são como unha e carne, andam sempre os dois juntos, quase que estão relacionados, mas como têm características únicas, é impossível com um adivinhar o outro…
A título de curiosidade do teste CCA em laboratório: coloca-se a bateria a -18ºC, faz-se passar corrente por um circuito (por exemplo 400A) e a bateria deve após 60 segundos de funcionamento nesse regime, deve apresentar um valor superior a 8.4V para ser classificada como CCA 400A (condições dadas pela norma IEC).
Existem aparelhos digitais medem a resistência interna da bateria (em +/-10 segundos), que está relacionada com a CCA, desde que se indique ao aparelho qual a capacidade em Ah da bateria. Quanto maior for a resistência interna, menor é a CCA. Este valor costuma andar nas dezenas de miliohm. No entanto o valor do CCA calculado por este método, por vezes tem um intervalo de confiança de 70%!!! Daí a quase relação de há pouco… Para ter um valor mais aproximado, os testes em laboratório demoram uma semana! …Carregar a bateria (8h mínimo), esperar 1h a 1/2 dia para estabilizar, arrefece-la a -18ºC, testar, aquecer a bateria até a temperatura ambiente para a carregar, repetir ciclo… após alguns ciclos, fazer média…

- battery management system, são os sistemas electrónicos que vigiam a bateria, observando a temperatura, condições de carga e condições de descarga (corrente, tensão e duração). Estes sistemas acompanham a vida da bateria e tentam dar valores aproximados da SoC e SoH. Podem acumular função de proteção, caso ultrapassem os valores máximos por exemplo de tensão de carga e corrente de descarga ou recusar descarregar ou carregar a bateria, caso ela esteja quente.


É por estas razões, que por vezes as baterias são comparadas à meteorologia… difíceis de prever…

Recentemente apareceu um teste, que em 15 segundos actualmente é o que mais se aproxima dos valores consensuais.
O nome do teste é o “multi-model electrochemical impedance spectroscopy” ou Spectroä para os amigos. De uma forma não evasiva permite medir a capacidade, o CCA e o SoC. Faz passar pela bateria sinais no espectro de 20-2,000 Hertz, para obter um perfil e desta forma calcular os parâmetro pretendidos a partir de poderosos algoritmos. As condições é de que a bateria deve ter um SoC de pelo menos de 60%; pode estar ligada a uma carga (de preferência constante), mas não pode estar a carregar. Estes aparelhos costumam custar uns pornográficos 3000€, tais como o colega Jaime disse…


Existe um ditado indiano que exemplifica a dificuldade de obter um resultado, observando um nº reduzido de variáveis.
Reza a história que um príncipe indiano pediu a um grupo de cegos, que adivinhassem o que se lhe tinha colocado à frente, mas só podiam apalpar. Os cervos do príncipe colocaram um elefante à frente dos cegos. De acordo com o sítio que apalmavam, uns diziam que era uma corda (rabo), outro diziam que era uma serpente (tromba), outros diziam que era um tronco de uma árvore (as pernas), um leque (as orelhas), uma lança (os chifres). Ou seja, ninguém se entendia…

Ver o que está escrito a vermelho, na folha de características de um produto deste fabricante:
http://ww2.duracell.com/media/en-US/pdf ... _US_CT.pdf

Assim sendo, de uma forma geral estes são os métodos para estimar a capacidade de uma bateria:
- Descarregar uma bateria carregada até um valor pré-determinado, enquanto se monitoriza o tempo decorrido (método de descarga)
- Observar a tensão, a impedância e a corrente, integrando com o tempo (Coulomb counting)
- Observar a densidade do electrólito
- Perfil electroquímico, por meio da espectroscopia da frequência injectada (electrochemical impedance spectroscopy EIS)

“Nothing in the battery world is absolute”
zeto
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Re: Ajuda sobre medir amperes de uma bateria

Mensagem por zeto »

A melhor forma então para sabermos o estado da bateria medimos a voltagem, segue tabela

Voltage, State of Charge
+12.6v...... 100%
12.5v...... 90%
12.42v...... 80%
12.32v...... 70%
12.20v...... 60%
12.06v...... 50%
11.9v...... 40%
11.75v...... 30%
11.58v...... 20%
11.31v...... 10 %
10.5v...... 0%
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nelmindo
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Re: Ajuda sobre medir amperes de uma bateria

Mensagem por nelmindo »

zeto Escreveu:A melhor forma então para sabermos o estado da bateria medimos a voltagem, segue tabela

Voltage, State of Charge
+12.6v...... 100%
12.5v...... 90%
12.42v...... 80%
12.32v...... 70%
12.20v...... 60%
12.06v...... 50%
11.9v...... 40%
11.75v...... 30%
11.58v...... 20%
11.31v...... 10 %
10.5v...... 0%
Errado. É a pior forma...
Pode ser considerado a mais simples, mas tem um grau de incerteza grande, daí ser a pior...
Releia o texto anterior por mim criado e recomendo a leitura deste como complemento:
http://batteryuniversity.com/learn/arti ... _of_charge
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Re: Ajuda sobre medir amperes de uma bateria

Mensagem por nrafaelts »

Para determinares a capacidade da bateria tens SEMPRE de conhecer a curva de descarga da mesma, recorrendo ao datasheet ou à norma de construção, e fazer um ensaio de descarga.
Existem 3 grandes tipos de baterias (para essas capacidades 100 Ah)
1) VRLA (ácidas seladas, ou chumbo, ácidas, ácidas sem manutenção, como queiram chamar)
2) Ácidas com Manutenção (as que tém eletrólito ácido lá dentro)
3) NiCd (Alcalinas)

1) VRLA (baterias de 12 V tem 6 elementos)
São baterias para descarregar em 10h, ou seja, uma Bateria de 100Ah descarrega 10 A durante 10 h e a tensão não pode baixar de 1,8V.
Então tens de arranjar uma forma de colocar uma carga constante de 10A, medir o tempo de descarga e quando a tensão estiver em 1,8V fazes as contas: Ah = Tempo(h) * Corrente(A).
Notas:
Normalmente tem uma tensão flutuante: 2,27 V / elemento
Normalmente tem uma tensão de carga máxima: 2,30 V / elemento
Uma tensão descarregada de: 1,8 V / elemento

2) Ácidas com Manutenção (baterias de 12 V tem 6 elementos)
São baterias para descarregar em 10h, ou seja, uma Bateria de 100Ah descarrega 10 A durante 10 h e a tensão não pode baixar de 1,8V.
Então tens de arranjar uma forma de colocar uma carga constante de 10A, medir o tempo de descarga e quando a tensão estiver em 1,8V fazes as contas: Ah = Tempo(h) * Corrente(A).
Notas:
Normalmente tem uma tensão flutuante: 2,23 V / elemento
Normalmente tem uma tensão de carga máxima: 2,45 V / elemento
Uma tensão descarregada de: 1,8 V / elemento

3) NiCd (Alcalinas) (normalmente baterias 1 elemento)
São baterias para descarregar em 5h, ou seja, uma Bateria de 100Ah descarrega 20 A durante 5 h e a tensão não pode baixar de 1,00V.
Então tens de arranjar uma forma de colocar uma carga constante de 20A, medir o tempo de descarga e quando a tensão estiver em 1,00V fazes as contas: Ah = Tempo(h) * Corrente(A).
Notas:
Normalmente tem uma tensão flutuante: 1,41 V / elemento
Normalmente tem uma tensão de carga máxima: 1,70 V / elemento (depende muito do processo de carga)
Uma tensão descarregada de: 1,00 V / elemento

Abraço
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Re: Ajuda sobre medir amperes de uma bateria

Mensagem por supersport44 »

Para medir o estado e nível de carga de uma bateria vale a pena comprar um equipamento destes ou um multímetro faz o serviço?

Imagem

Obrigado
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Re: Ajuda sobre medir amperes de uma bateria

Mensagem por nelmindo »

supersport44 Escreveu:Para medir o estado e nível de carga de uma bateria vale a pena comprar um equipamento destes ou um multímetro faz o serviço?

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Obrigado
Leu os textos anteriores?
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Re: Ajuda sobre medir amperes de uma bateria

Mensagem por supersport44 »

Sim de facto li atentamente mas não fiquei muito esclarecido daí colocar essa questão. Com um multímetro percebi que não vale a pena, mas vale a pena um equipamento desses para utilizarem baterias de 12V de automóveis? Parece que faz algum tipo de medição ao soc e soh...
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Re: Ajuda sobre medir amperes de uma bateria

Mensagem por nelmindo »

supersport44 Escreveu:Sim de facto li atentamente mas não fiquei muito esclarecido daí colocar essa questão. Com um multímetro percebi que não vale a pena, mas vale a pena um equipamento desses para utilizarem baterias de 12V de automóveis? Parece que faz algum tipo de medição ao soc e soh...
Por exemplo, indicou o preço do equipamento em causa? 50€, sim acho que vale a pena. 2500€, claro que não vale a pena. Em que ficamos?
Outro exemplo, falou em tecnologia automóvel, pela minha experiência se uma bateria não aceitar carga (independentemente do seu estado de carga), a bateria está morta; se aceitar carga durante uma noite e mesmo assim, a tensão não subiu para 13 a 14V ou não manter as luzes médias ou máximas no seu brilho normal, morta está. Se souber o seu historial, ai e tal a minha mulher deixou os mínimos ligados ou a porta aberta, e a bateria foi abaixo já é a 3ª vez este ano, está-se mesmo a ver que a bateria está com muito pouca saúde.

Outro aspecto é, se quer dar um diagnóstico com ar de profissional (não querendo ferir susceptibilidades), faz sentido utilizar um aparelho especializado. Agora se sabe ler os seus resultados, isso é que é outra história, que separa o trigo do joio.
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Re: Ajuda sobre medir amperes de uma bateria

Mensagem por Pedro Barradas »

O melhor é comprar um equipamento de teste e carga de baterias.
Um equipamento muito bom é o Optimate, tenho um OPTIMATE 6 ( custou-me 100€ com portes), já me salvou uma bateria de 300€, que supostamente já estava morta.
As varias versões:
http://optimate.co.uk/cg020001.htm

Podes ser adquirido aqui, por exemplo:
http://www.box46.pt/loja/pt/55_optimate.
http://www.motomercado.pt/shopping/detalhe.asp?id=8837
http://www.maxymotos.pt/catalog/carrega ... rias-74192
http://www.motorxpro.com/89-ferramentas-eletricidade
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Re: Ajuda sobre medir amperes de uma bateria

Mensagem por rmvg »

Boas
O mais barato e simples eu acho que é um densimetro custa menos de 10 euros ..
(Se a bateria for de chumbo acido )
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Re: Ajuda sobre medir amperes de uma bateria

Mensagem por L.Sousa »

Pedro Barradas Escreveu: 03 nov 2016, 10:59 O melhor é comprar um equipamento de teste e carga de baterias.
Um equipamento muito bom é o Optimate, tenho um OPTIMATE 6 ( custou-me 100€ com portes), já me salvou uma bateria de 300€, que supostamente já estava morta.
As varias versões:
http://optimate.co.uk/cg020001.htm

Podes ser adquirido aqui, por exemplo:
http://www.box46.pt/loja/pt/55_optimate.
http://www.motomercado.pt/shopping/detalhe.asp?id=8837
http://www.maxymotos.pt/catalog/carrega ... rias-74192
http://www.motorxpro.com/89-ferramentas-eletricidade
Para fazer carga e manutenção 24 horas por dia e 7 dias por semana em carros que tenham parados durante muito tempo nas garagens pensem seriamente numa excelente marca CTEK....
L.Sousa
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