factores de simultaneidade !!

apvalente
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 04 nov 2011, 11:58
Profissão: Electricista nivel 4
Localização: Évora

factores de simultaneidade !!

Mensagem por apvalente »

Olá!!!

Tenho duvidas sobre o dimensionamento de uma residencia??

sei que que num edificio o dimensionamento da coluna vai depender de um factor de simultaneidade que começa com o valor de 1 a partir de 2(duas) habitações até 4 habitações,
e como se faz só com uma unica habitação?? ignora-se o passo do calculo do fator de simultaneadade ou coloca-se algum valor superior a 1 !!

não sei se fui suficientemente claro e objectivo, mas estou com dividas neste passo ???

Agradeço a vossa ajuda. Obrigado.


APV
Avatar do Utilizador
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 918
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Localização: Leiria
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: factores de simultaneidade !!

Mensagem por angel_of_diablo »

apvalente Escreveu:Olá!!!

Tenho duvidas sobre o dimensionamento de uma residencia??

sei que que num edificio o dimensionamento da coluna vai depender de um factor de simultaneidade que começa com o valor de 1 a partir de 2(duas) habitações até 4 habitações,
e como se faz só com uma unica habitação?? ignora-se o passo do calculo do fator de simultaneadade ou coloca-se algum valor superior a 1 !!

não sei se fui suficientemente claro e objectivo, mas estou com dividas neste passo ???

Agradeço a vossa ajuda. Obrigado.
Olá "apvalente".

Os factores de simultaneidade a que te referes só se aplicam em edifícios de habitação multifamiliares. Nas moradias unifamiliares o factor de simult. é 1, e é este valor que tens de pôr na ficha electro.

No entanto, se estas a tentar obter uma potência para a moradia com base nos circuitos que a mesma tem, podes usar valores para os factores de utilização (ku) e simultaneidade (ks) que achares correcto, e que nada têm a haver com os referidos anteriormente.
Atenção: Respeita a potência mínima definida nas RTIEBT.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: factores de simultaneidade !!

Mensagem por Duzia12 »

Se é um só habitação é dimensionar para 20,7 KVA e contratar o valor aconselhável, 6,9 ou 10,35 em mono.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: factores de simultaneidade !!

Mensagem por ENERGY »

Boas
Pois é o "Duzia 12" é um espertalhaço, mas esquece-se que uma instalação certificada a 20.7Kvas é trifásica, logo não está em conformidade para receber 6.9Kvas em monofásico.
Isso foi chão que deu uvas, até à uns tempos atrás, agora a EDP não instala contadores nessas condições, sem proceder às respetivas alteraçãoes de tri para mono.

Duzia12 Escreveu:Se é um só habitação é dimensionar para 20,7 KVA e contratar o valor aconselhável, 6,9 ou 10,35 em mono.
Cpts.
Energy
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: factores de simultaneidade !!

Mensagem por Duzia12 »

Se os circuitos forem todos monofásicos não há inconvenientes!!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: factores de simultaneidade !!

Mensagem por ENERGY »

Boas

Mas se pensar bem, tem os IDs, os tetrapolares do Q,Parciais, o Corte Geral Tetrapolar, etc.
Tem de os alterar para mono.
Como diz o ditado, "não há pão para malucos"

Duzia12 Escreveu:Se os circuitos forem todos monofásicos não há inconvenientes!!
Cpts.
Energy
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 689
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 47 vezes

Re: factores de simultaneidade !!

Mensagem por Josecalado »

ENERGY Escreveu:Boas

Mas se pensar bem, tem os IDs, os tetrapolares do Q,Parciais, o Corte Geral Tetrapolar, etc.
Tem de os alterar para mono.
Como diz o ditado, "não há pão para malucos"

Duzia12 Escreveu:Se os circuitos forem todos monofásicos não há inconvenientes!!
Aqui na zona de Setúbal ao proceder ao pedido de redução de potência de trifásico para monofásico claro que a instalação tem de estar preparada para se alimentada por uma só fase ficar alimentada na totalidade, mas os empreiteiros ao serviço da EDP, não retiram o contador nem o diferencial trifásico simplesmente desligam 2 fases e regulam o diferencial para a potência solicitada em monofásico, o que na minha opinião não considero a melhor solução, porque nós deixámos de saber ao olharmos para o equipamento se a instalação é trifásica ou monofásica.

Cumprs.
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: factores de simultaneidade !!

Mensagem por Duzia12 »

Há algum inconveniente em "shuntar as fases no interruptor geral". São preciosismos.

Se meter um cabo XV 4 x 16, e os parciais a H07V-R 5 G 10, ou menos.
Última edição por Duzia12 em 11 set 2013, 21:22, editado 1 vez no total.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: factores de simultaneidade !!

Mensagem por ENERGY »

Boas
Em Lisboa e zona Oeste, a EDP faz o mesmo, não retira contadores e DCPs, quando se trata de passar de tri para mono, apenas alteram a saida de tri para mono.


Josecalado Escreveu:
ENERGY Escreveu:Boas

Mas se pensar bem, tem os IDs, os tetrapolares do Q,Parciais, o Corte Geral Tetrapolar, etc.
Tem de os alterar para mono.
Como diz o ditado, "não há pão para malucos"

Duzia12 Escreveu:Se os circuitos forem todos monofásicos não há inconvenientes!!
Aqui na zona de Setúbal ao proceder ao pedido de redução de potência de trifásico para monofásico claro que a instalação tem de estar preparada para se alimentada por uma só fase ficar alimentada na totalidade, mas os empreiteiros ao serviço da EDP, não retiram o contador nem o diferencial trifásico simplesmente desligam 2 fases e regulam o diferencial para a potência solicitada em monofásico, o que na minha opinião não considero a melhor solução, porque nós deixámos de saber ao olharmos para o equipamento se a instalação é trifásica ou monofásica.

Cumprs.
Cpts.
Energy
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: factores de simultaneidade !!

Mensagem por Duzia12 »

E tudo uma salgalhada, se quiser monofásico, porque é que o geral e os parciais não podem ser trifásicos, o que conta são os circuitos terminais.

Mais vale então certificar tudo para 10,35 KVA mono, em cabo XV-R 2x16

E alguém proíbe se quiser instalar as alimentações a cabo trifásico, mesmo que isolem duas fases para prever o futuro quando houver a fusão nuclear.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: factores de simultaneidade !!

Mensagem por ENERGY »

Boas
Quando o pessoal estiver a executar/projetar instalações Monofásicas, se não tiver ICs, IDs, Etc, monofásicos, coloca logo trifásicos, depois chanta tudo.
E depois no dia da Inspeção diz ao Inspetor que está a pensar no futuro, por isso não está para gastar dinheiro 2 vezes, que ele vai :D :D :D com o chumbinhooooooo

Duzia12 Escreveu:E tudo uma salgalhada, se quiser monofásico, porque é que o geral e os parciais não podem ser trifásicos, o que conta são os circuitos terminais.

Mais vale então certificar tudo para 10,35 KVA ou 13,8 KVA mono, em cabo XV-5 2x16

Enviado: quarta set 11, 2013 10:03 pm


Há algum inconveniente em "shuntar as fases no interruptor geral". São preciosismos.

Se meter um cabo XV 4 x 16, e os parciais a H07V-R 5 G 10, ou menos.


Editado pela última vez por Duzia12 em quarta set 11, 2013 10:22 pm, num total de 1 vez.
Cpts.
Energy
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: factores de simultaneidade !!

Mensagem por Duzia12 »

Só burocracias.
Última edição por Duzia12 em 11 set 2013, 21:59, editado 1 vez no total.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: factores de simultaneidade !!

Mensagem por ENERGY »

Boas
Manda as canas e apanha os foguetes :D :D :D
Duzia12 Escreveu:.
Enviado: quarta set 11, 2013Só burrocracias 8:05 pm

Se é um só habitação é dimensionar para 20,7 KVA e contratar o valor aconselhável, 6,9 ou 10,35 em mono.
Duzia12 Escreveu:.
Cpts.
Energy
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: factores de simultaneidade !!

Mensagem por Duzia12 »

Tens razão
apvalente
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 04 nov 2011, 11:58
Profissão: Electricista nivel 4
Localização: Évora

Re: factores de simultaneidade !!

Mensagem por apvalente »

obrigado a todos e em particular ao angel of diablo pela resposta !!!!
APV
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”