Expansor de portas com MCP23S17

Responder
Avatar do Utilizador
asena
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 152
Registado: 26 abr 2008, 19:00
Localização: Lundin Links, Scotland
Contacto:

Expansor de portas com MCP23S17

Mensagem por asena »

Cá estou eu de novo, a publicar mais informação, que julgo ser útil para quem trabalha com muitos sinais de entrada e saída.

A ideia é usar um expansor de portas da Microchip, o MCP23x17, como auxiliar para aumentar as portas de saída ou de entrada para um sistema digital microcontrolado.
Esta informação está dedicada aos MCP23S17, que comunicam por SPI. Mais à frente partilharei com I2C.

A informação está um pouco em bruto, o código não está completamente comentado, nem há manuais de utilizador disponiveis. Mas, pelo que existe, acredito que consigam pôr tudo a trabalhar num instante.


## Expansor de portas com MCP23S17 ##

Imagem

Emparelhamento feito com um PIC e um/vários MCP23S17, pois estes são endereçaveis.
Comunicação é feita por barramento SPI, onde podemos ter velocidade máxima de 10MHz.

O exemplo demonstra 8bit de entrada digital, e 8bit de saída digital.
Para tal, o MCP23S17 tem oito interruptores nas entradas, e oito LEDs nas saídas.

Toda a configuração do MCP23S17 é feita pelos registos internos, e pelo comunicação com o PIC.
O datasheet do expansor está AQUI.



Há mais projectos em :: http://www.antoniosergiosena.com/electronica


aragues.l
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 16 out 2012, 18:59

Re: Expansor de portas com MCP23S17

Mensagem por aragues.l »

Boa tarde!

Preciso muiiiito de informações de como utilizar este expansor, eu vi o seu código mas esta em assembly, e tenho um pouco de dificuldade.

Meu caso é o seguinte, estou utilizando um PIC18f4585 e pretendo utilizar varios (exemplo de 2) expansores MCP23s17 cada um com 8 saidas e 8 entradas. Minha duvida, qual procedimento ou sequencia para mandar as configurações para Portas A e portas B.

Obrigada.
aragues.l
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 16 out 2012, 18:59

Re: Expansor de portas com MCP23S17

Mensagem por aragues.l »

AAaaaaa utilizo CCS e programo em C :D .
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Expansor de portas com MCP23S17

Mensagem por jaimereis »

obrigado pela partilha do seu trabalho
Jaime Reis
Responder

Voltar para “Microcontroladores”