Qual será a razão da implementação da resistência na entrada

Responder
adaoeva
Curioso
Curioso
Mensagens: 29
Registado: 06 jun 2008, 18:53
Localização: Tras-os-Montes

Qual será a razão da implementação da resistência na entrada

Mensagem por adaoeva »

Boa noite,

estou a estudar o funcionamento de fontes cometadas, em relação aos elementos electrónicos estou com dúvida de simbologia na foto inserida.Penso que será uma resistência de mas qual será a razão da implementação da resistência na entrada da fonte? estive a pesquisar na net e não encontro nenhum simbolo igual. E o transformador que nome técnico para este transformador?



Cumps,
Adaoeva
Anexos
Apresentação Conversor Flyback – Modo Condução Descontínua Circuito com componentes parasitas e Formas de onda. - Mozilla Firefox.jpg
Apresentação Conversor Flyback – Modo Condução Descontínua Circuito com componentes parasitas e Formas de onda. - Mozilla Firefox.jpg (91.9 KiB) Visto 2387 vezes


Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Qual será a razão da implementação da resistência na ent

Mensagem por nelmindo »

A resistência é para evitar que exista uma elevada corrente, quando se conecta fonte À rede. O condensador está descarregado e a corrente é demasiado elevada, podendo disparar as protecções. Até que o condensador fique carregado, é preciso algo para limitar a corrente de aranque..
Costuma ser uma do tipo NTC:
http://en.wikipedia.org/wiki/Inrush_current_limiter

O transformador é um de várias tomadas de tensão, com enrolamentos separados. Permite obter várias e diferentes tensões, necessárias para o vários blocos dos circuitos compõe a fonte funcionarem correctamente.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Qual será a razão da implementação da resistência na ent

Mensagem por nelmindo »

Atenção que o problema é no condensador C2 e não no C1:

Exemplos de alguns circuitos:
http://homemadecircuitsandschematics.bl ... essor.html
adaoeva
Curioso
Curioso
Mensagens: 29
Registado: 06 jun 2008, 18:53
Localização: Tras-os-Montes

Re: Qual será a razão da implementação da resistência na ent

Mensagem por adaoeva »

obrigado nelmindo.

Quero visualizar formas de onda das fontes comutadas para reforçar o funcionamento destas novas fontes.Tenho um osciloscópio TPS2014 e duas pontas de prova de diferentes marca.Gostaria/confirmar se com estas pontas de prova posso visualizar as formas de onda das fontes comutadas sem queimar a entrada do osciloscópio, pois não sei a grandeza electrica em tensão que podem originar as fontes comutadas.
Poderei usar estas pontas de prova sem danificar a entrada do osciloscópio? :mrgreen:


Adaoeva
Anexos
DSC00726 [].JPG
DSC00739 [].JPG
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Qual será a razão da implementação da resistência na ent

Mensagem por Mário »

Boas
adaoeva Escreveu:obrigado nelmindo.
Quero visualizar formas de onda das fontes comutadas para reforçar o funcionamento destas novas fontes.Tenho um osciloscópio TPS2014 e duas pontas de prova de diferentes marca.Gostaria/confirmar se com estas pontas de prova posso visualizar as formas de onda das fontes comutadas sem queimar a entrada do osciloscópio, pois não sei a grandeza electrica em tensão que podem originar as fontes comutadas.
Poderei usar estas pontas de prova sem danificar a entrada do osciloscópio? :mrgreen:
Adaoeva
Vê o que diz na embalagem. Que não dá para a serie tps 1000 e 2000. Na etiqueta parece que diz 130V RMS maximo.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
adaoeva
Curioso
Curioso
Mensagens: 29
Registado: 06 jun 2008, 18:53
Localização: Tras-os-Montes

Re: Qual será a razão da implementação da resistência na ent

Mensagem por adaoeva »

Boa tarde,
Vê o que diz na embalagem. Que não dá para a serie tps 1000 e 2000. Na etiqueta parece que diz 130V RMS maximo.
Viva Mário, na embalagem não diz o valor.Na ponta de prova Agilent diz 400Vp-p e nas pontas de prova da tektronix diz 300V e deve ser RMS(made in China).

Entretanto fiz uma medição com um multimetro e obtive valores eficazes(RMS) de 318V no condensador C2. :? É melhor arranjar uma nova ponta de prova :wink: não quero arriscar de queimar o osciloscopio.

Cupms
Adaoeva
adaoeva
Curioso
Curioso
Mensagens: 29
Registado: 06 jun 2008, 18:53
Localização: Tras-os-Montes

Re: Qual será a razão da implementação da resistência na ent

Mensagem por adaoeva »

Boa tarde,

pedi proposta de de fornecimento de pontas de prova e :

1- Ponta de prova P5122
High Voltage Probe: 200 MHz, 100X, 1 kVRMS CAT II, Single-ended, BNC Preço unitário….220,00€ + IVA


:? è muita fruta... alguém me pode ajudar a escolher uma ponta de prova mais em conta ? vindo da china claro :D


Cumps
Adaoeva
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 754
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Localização: Funchal
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: Qual será a razão da implementação da resistência na ent

Mensagem por BLima »

Viva,

Se calhar 200Mhz é muita largura de banda para uma ponta de prova. Penso que 100Mhz chega para todas as aplicações que já vi. Em fontes comutadas não verá nada acima dos 100kHz. No seu caso, deve optar por uma ponta que tenha um selector x10 e x1. Assim reduz a carga a 1/10 do seu valor eficaz ao entrar no osciloscópio.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: [email protected]
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Qual será a razão da implementação da resistência na ent

Mensagem por Mário »

Boas

As que uso são Fluke VPS410
1000 V cat lll e 600 V cat lV , a 300Mhz e atenuação a 10:1

Fazem parte do scopemeter 190-104

Lembra-te sempre da cat da ponta.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 754
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Localização: Funchal
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: Qual será a razão da implementação da resistência na ent

Mensagem por BLima »

Mário Escreveu:Boas

As que uso são Fluke VPS410
1000 V cat lll e 600 V cat lV , a 300Mhz e atenuação a 10:1

Fazem parte do scopemeter 190-104

Lembra-te sempre da cat da ponta.

Cump.
Mário
Mário, esse osciloscópio e pontas é outra fruta. Tenho um scopemeter 123 e estou bastante satisfeito. De facto a categoria é que interessa. Neste caso, acima de CATIII
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: [email protected]
adaoeva
Curioso
Curioso
Mensagens: 29
Registado: 06 jun 2008, 18:53
Localização: Tras-os-Montes

Re: Qual será a razão da implementação da resistência na ent

Mensagem por adaoeva »

Viva mario,Blima,

Obrigado... CAT very important ...Vou pesquisar no ebay por pontas mais baratas...

Cumps
Adaoeva
Responder

Voltar para “Microcontroladores”