Rede de Terras em Terreno Pantanoso

Responder
Electrobom
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 147
Registado: 19 mar 2018, 14:27
Localização: Luanda
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Rede de Terras em Terreno Pantanoso

Mensagem por Electrobom »

Boas,

Estou a projetar um sistema de terra TN em que a malha de terras é constituída por condutor de cobre nú de 50mm2 em que se prevê enterrar a uma profundidade mínima de 1m. Acontece que o terreno possui um nível freático tão elevado que apartir dos 50cm já se encontra água.

Como posso fazer a malha de terra em segurança neste situação? Ajuda por favor.

Cpts.


mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 505
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: Rede de Terras em Terreno Pantanoso

Mensagem por mpinto »

Fazes da mesma forma que farias se não houvesse água. Recomendo, no entanto, que uses eléctrodos com um mínimo de 500 micros e abraçadeiras de qualidade equivalente, para que o material não se degrade. Recomendo ainda que não cortes o cabo desde o borne amovível até ao ultimo eléctrodo. Assim, caso uma das ligações se degrade não ficas sem sistema de terras. A norma estipule profundidade mínima de 0,8 m (542.2.2 RTIBT) logo, não é descabida a profundidade de 1m.
Electrobom
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 147
Registado: 19 mar 2018, 14:27
Localização: Luanda
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Rede de Terras em Terreno Pantanoso

Mensagem por Electrobom »

mpinto Escreveu: 15 set 2020, 15:07 Fazes da mesma forma que farias se não houvesse água. Recomendo, no entanto, que uses eléctrodos com um mínimo de 500 micros e abraçadeiras de qualidade equivalente, para que o material não se degrade. Recomendo ainda que não cortes o cabo desde o borne amovível até ao ultimo eléctrodo. Assim, caso uma das ligações se degrade não ficas sem sistema de terras. A norma estipule profundidade mínima de 0,8 m (542.2.2 RTIBT) logo, não é descabida a profundidade de 1m.
Caro amigo mpinto,

Agradeço a sua ajuda.

Para além de usar os eletrodos de 500 micros se substituir o cabo por condutor de aço inox (variante altamente resistente a corrosão), poderia resolver?

Cpts.
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 505
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: Rede de Terras em Terreno Pantanoso

Mensagem por mpinto »

Recomendo que use materiais com as mesmas características para que não se dê "electrólise" nas ligações devidas à humidade. Sem dúvida que o inox é bom mas existem vários tipos de inox. E o inóx existe desde quando? Há uma certeza, dos artefactos metálicos mais antigos que se encontram em escavações arqueológicas são em cobre (não estou a considerar ouro e prata). Por isso hão-de voltar os Romanos ou os Fenícios e a sua terra em fio de cobre ainda vai lá estar :D :D :D :D . Além disso, apesar de tudo, deve ser mais fácil encontrar o cobre e se calhar mais barato do que inox.
É apenas a minha opinião. Qualquer outra será tão válida quanto a minha.
Última edição por mpinto em 16 set 2020, 11:23, editado 1 vez no total.
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 505
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: Rede de Terras em Terreno Pantanoso

Mensagem por mpinto »

Não quero referir marcas desse tipo de materiais, eléctrodos, abraçadeiras uniões etc... mas há uma marca tão conceituada que toda a gente conhece. Antigamente tinham eléctrodos de 750 microns, agora parece que o máximo são 500.
Electrobom
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 147
Registado: 19 mar 2018, 14:27
Localização: Luanda
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Rede de Terras em Terreno Pantanoso

Mensagem por Electrobom »

mpinto Escreveu: 16 set 2020, 11:22 Não quero referir marcas desse tipo de materiais, eléctrodos, abraçadeiras uniões etc... mas há uma marca tão conceituada que toda a gente conhece. Antigamente tinham eléctrodos de 750 microns, agora parece que o máximo são 500.
Agradeço pela ajuda.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Rede de Terras em Terreno Pantanoso

Mensagem por edeluz »

Se o terreno tem água vai ser bom para o sistema de terras, vai andar próximo de zero, certo?
Problema é se isso seca daqui a 10 anos e nessa altura terá que andar a fazer novas terras! (não sei se faz muita lógica, mas na minha cabeça sim :D
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 505
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: Rede de Terras em Terreno Pantanoso

Mensagem por mpinto »

edeluz Escreveu: 16 set 2020, 13:41 Se o terreno tem água vai ser bom para o sistema de terras, vai andar próximo de zero, certo?
Problema é se isso seca daqui a 10 anos e nessa altura terá que andar a fazer novas terras! (não sei se faz muita lógica, mas na minha cabeça sim :D
Faz todo o sentido. Se o nível freático se deve à proximidade de um rio, dificilmente irá baixar. Mas se for um terreno pouco urbanizado com nível freático alto, mas onde no futuro a rede de saneamento pluvial venha a ser aumentada ou feita propositadamente para baixar esse nível, é provável que isso venha a acontecer. Depende das características do solo quanto baixará. Mas por isso é que nessas instalações se deve medir o valor da resistência de terra pelo menos duas vezes por ano, uma delas na altura mais desfavorável e é conveniente fazer desenho da localização dos eléctrodos.
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”