Leitura para um projectista

Responder
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Leitura para um projectista

Mensagem por edeluz »

Olá a todos,

Estou a iniciar o meu caminho no sentido de chegar a projectista electrico. Que livros sugerem ler para começar a aprender sobre a área?

Por exemplo. Neste momento tenho a seguinte questão:
Numa linha de 15 metros, em L, devo colocar um grande Q.E. com toda a aparelhagem electrica (variadores, PLC, Equipamentos de protecção - disjuntores, diferenciais, fontes e etc) e passar para junto da linhas, nos dois extremos, os quadros de comando.

OU

Devo criar dois Q.E. de menor porte com todos os equipamentos que referi no ponto anterior? Dois, pois assim fica um no extremo esquerdo e outro no extremo direito, com os respectivos equipamentos. Junto a esses quadros anexo o quadro de comando. Resumindo, fico com 4 quadros (2 Q.E. + 2 Quadro de Comando), ou contrário de 3 na primeira solução (1 Grande Q.E. + 2 Quadro de Comando).

Ou isto depende muito das distâncias, espaços em fábrica e gosto do projectista? Desde de que as selectividades estejam mantidas e o arrefecimento do quadro seja bem dimensionado mais as normas de segurança respeitadas. É o toca a andar? É isso que pretendo saber. Se existem regras.

Obrigado
Espero não ter tornado a minha questão, com algumas opiniões, num tópico confuso. Caso seja necessário voltarei a explicar.
Cumps


jrms2
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 21 dez 2017, 16:06
Enviou: 9 vezes

Re: Leitura para um projectista

Mensagem por jrms2 »

Na minha óptica apesar de pouca experiência, acho que deves sempre tentar colocar os quadros de modo a obteres a maior eficiência energética possível. E com isto quero dizer, se tens uma máquina no fim da linha se calhar não convém colocar tudo no Q.E e sim tentares dividir os equipamentos consoante a localização dos mesmos.
torrado
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 09 ago 2009, 01:47
Localização: Coimbra
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Leitura para um projectista

Mensagem por torrado »

15 metros não é muito. Na minha opinião colocar os acionamentos todos num quadro e colocar comandos locais, caso necessário.
Avatar do Utilizador
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 417
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Localização: SUL do TEJO e ALGARVES
Enviou: 36 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

Re: Leitura para um projectista

Mensagem por Pedro Barradas »

Bom.. para ser "projectista elétrico", não é 1º necessário ser Eng. ou eng. Tec. electrotécnico!?
Quem cria renasce todos os dias...
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Leitura para um projectista

Mensagem por ohmico »

Boas,

isto é conversa "fiada", como é que alguém pode dar pareceres sobre um projecto como daria um palpite para um jogo de futebol?

O amigo quer um parecer sobre o projecto a executar, sem se conhecerem uma quantidade enorme de factores fundamentais que têm de ser levados em conta.

É por isso que quem anda por aí vê cada "cegada".

Às vezes não para entender...

Ohmico
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”