Quadro Parcial

fgr
Curioso
Curioso
Mensagens: 43
Registado: 11 mai 2010, 19:49
Localização: Beira Alta
Enviou: 2 vezes

Quadro Parcial

Mensagem por fgr »

Boa tarde
estou com uma dúvida à qual peço a vossa ajuda:

num estabelecimento, ex: recebendo o público, quando um compartimento não tiver acesso pelo inteior é necessário dotá-lo de quadro parcial?

Não sei se existe alguma recomendação da certiel???
Nas regras só aparece em caso de ...servir diversos pisos....um por piso e se existirem circuitos noutra compartimentação do edifício com separação corta-fogo deve existir quadro parcial nesse compartimento.


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Quadro Parcial

Mensagem por ENERGY »

fgr Escreveu: 20 out 2017, 16:14 Boa tarde
estou com uma dúvida à qual peço a vossa ajuda:

num estabelecimento, ex: recebendo o público, quando um compartimento não tiver acesso pelo inteior é necessário dotá-lo de quadro parcial?

Não sei se existe alguma recomendação da certiel???
Nas regras só aparece em caso de ...servir diversos pisos....um por piso e se existirem circuitos noutra compartimentação do edifício com separação corta-fogo deve existir quadro parcial nesse compartimento.
Boas
Se esse compartimento é parte dessa fração, e não tem interligação pelo interior, tem de ter um Q. Parcial, tal como acontece nas garagens de moradias, arrecadações de prédios, etc.
Cpts.
Energy
fgr
Curioso
Curioso
Mensagens: 43
Registado: 11 mai 2010, 19:49
Localização: Beira Alta
Enviou: 2 vezes

Re: Quadro Parcial

Mensagem por fgr »

o espaço em questão é pequeno, inferior a 4 m2.
Nas regras parece me não existir nada....
Julgo que se existirem são recomendações da cúrtiel???

Obrigado
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Quadro Parcial

Mensagem por ENERGY »

fgr Escreveu: 20 out 2017, 22:21 o espaço em questão é pequeno, inferior a 4 m2.
Nas regras parece me não existir nada....
Julgo que se existirem são recomendações da cúrtiel???

Obrigado
Boas
Como disse anteriormente, independentemente da área da arrecadação, garagens, etc, desde que tenha um ponto de luz, e não tenha ligação directa com a fração, tem de ter um. Q E Parcial.
Cpts.
Energy
fgr
Curioso
Curioso
Mensagens: 43
Registado: 11 mai 2010, 19:49
Localização: Beira Alta
Enviou: 2 vezes

Re: Quadro Parcial

Mensagem por fgr »

ok
sjorge2009
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 22 set 2017, 18:38

Re: Quadro Parcial

Mensagem por sjorge2009 »

Tem quer levar um quadro parcial, sempre que existirem outros andarem, portas contra-fogo, até mesmo uma arrecadação no exterior do edifício precisa de levar um quadro parcial.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Quadro Parcial

Mensagem por edeluz »

ENERGY Escreveu: 21 out 2017, 15:22 Boas
Como disse anteriormente, independentemente da área da arrecadação, garagens, etc, desde que tenha um ponto de luz, e não tenha ligação directa com a fração, tem de ter um. Q E Parcial.
Boas,

Aqui começam as minhas dúvidas. Vamos imaginar que tenho uma divisão de 3 metros quadrados anexo ao prédio. O acesso à mesma é feita pelo exterior do prédio. Nessa divisão tenho uma lampada de 60 watts. Devo aplicar um Q.E.P. no interior dessa divisão?

Obrigado

[UPDATE1]
Não sei o que é um Q.E.P. Talvez já tenha visto um mas não estou a ver bem o que seja. Para o exemplo que dei será um quadro com um simples disjuntor?
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Quadro Parcial

Mensagem por joao-pt »

A habitação tem garagens ou anexos afastados da mesma e o acesso é feito pelo exterior? Então deve haver um quadro parcial em cada um desses anexos ou garagens.

3 m^2 são inventados por ti ou é caso real? Não vais deixar esse espaço apenas com iluminação, pelo menos 1 tomada e 1 ponto de iluminação.

Q.E.P. é um quadro eléctrico parcial pode ter 2 ou 3 disjuntores ou pode ter 20 ou 30.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Quadro Parcial

Mensagem por edeluz »

joao.pt Escreveu: 30 out 2017, 11:27 A habitação tem garagens ou anexos afastados da mesma e o acesso é feito pelo exterior? Então deve haver um quadro parcial em cada um desses anexos ou garagens.

3 m^2 são inventados por ti ou é caso real? Não vais deixar esse espaço apenas com iluminação, pelo menos 1 tomada e 1 ponto de iluminação.

Q.E.P. é um quadro eléctrico parcial pode ter 2 ou 3 disjuntores ou pode ter 20 ou 30.
Viva,

Ainda estou a aprender. A dimensão do espaço foi apenas para ter uma ideia.
Hum, a parte da tomada faz sentido. Se existe um espaço com uma porta significa que vai receber algo. Nesse caso uma tomada e uma iluminação são aplicáveis. Sendo assim o Q.E.P. deve receber um disjuntor que alimenta ambos, iluminação e tomada? Ou devem estar separados? Acho que devem estar separados, pois a potência de ambos será diferente.

Por exemplo, o ponto de luz pode receber uma lampada comum de 13W * 2 = 26 watts (https://www.aki.pt/iluminacao/lampadas/ ... 13422.aspx). Mas a tomada já pode ter que ser dimensionada para alimentar por exemplo um aspirador de 1250W (https://www.aki.pt/ferramentas/equipame ... 60261.aspx).

Portanto, o Q.E.P. terá que ter equipamentos para proteger a instalação e as pessoas. Quais equipamentos é que terei que descobrir :D (Digam-me apenas se estou a pensar bem e se a próxima fase é dimensionar os equipamentos, s.f.).

Obrigado

[UPDATE1]
O Q.E.P. será uma caixa P100, por exemplo, certo? (http://www.iberglobal.pt/wp-content/upl ... _500px.png)
macpat
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 204
Registado: 01 dez 2015, 22:02
Localização: Moita
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 10 vezes
Contacto:

Re: Quadro Parcial

Mensagem por macpat »

Os circuitos de iluminação e tomadas devem ter proteções independentes, por exemplo, 1 disjuntor de 10A para iluminação e 1 disjuntor de 16A para tomadas.

A caixa P100 é utilizada se não estou em erro para entradas e não para Q.E.P.. Um QEP é um quadro "normalíssimo" como o que tens na tua habitação, pode ser maior ou menor consoante a quantidade de circuitos.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Quadro Parcial

Mensagem por ENERGY »

edeluz Escreveu: 30 out 2017, 11:37
joao.pt Escreveu: 30 out 2017, 11:27 A habitação tem garagens ou anexos afastados da mesma e o acesso é feito pelo exterior? Então deve haver um quadro parcial em cada um desses anexos ou garagens.

3 m^2 são inventados por ti ou é caso real? Não vais deixar esse espaço apenas com iluminação, pelo menos 1 tomada e 1 ponto de iluminação.

Q.E.P. é um quadro eléctrico parcial pode ter 2 ou 3 disjuntores ou pode ter 20 ou 30.
Viva,

Ainda estou a aprender. A dimensão do espaço foi apenas para ter uma ideia.
Hum, a parte da tomada faz sentido. Se existe um espaço com uma porta significa que vai receber algo. Nesse caso uma tomada e uma iluminação são aplicáveis. Sendo assim o Q.E.P. deve receber um disjuntor que alimenta ambos, iluminação e tomada? Ou devem estar separados? Acho que devem estar separados, pois a potência de ambos será diferente.

Por exemplo, o ponto de luz pode receber uma lampada comum de 13W * 2 = 26 watts (https://www.aki.pt/iluminacao/lampadas/ ... 13422.aspx). Mas a tomada já pode ter que ser dimensionada para alimentar por exemplo um aspirador de 1250W (https://www.aki.pt/ferramentas/equipame ... 60261.aspx).

Portanto, o Q.E.P. terá que ter equipamentos para proteger a instalação e as pessoas. Quais equipamentos é que terei que descobrir :D (Digam-me apenas se estou a pensar bem e se a próxima fase é dimensionar os equipamentos, s.f.).

Obrigado

[UPDATE1]
O Q.E.P. será uma caixa P100, por exemplo, certo? (http://www.iberglobal.pt/wp-content/upl ... _500px.png)

Boas
O Q.E.P é um quadro elétrico parcial, como já foi referido
A caixa P100 é uma portinhola, e destina-se a receber um ramal, quer seja de uma loja, prédio, moradia, etc. não serve para adaptar para qualquer Q.E.
Num Q.E.P, dependendo do numero de circuitos a criar, assim terás os diversos disjuntores, e no mínimo 1ID que pode ser ou não, o corte geral desse Q.E.P
Cpts.
Energy
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Quadro Parcial

Mensagem por edeluz »

Olá,

Isto é uma P100? XXXXXXXXXXXX/tfN1uG.jpg

Neste imagem temos uma alimentação trifásica onde o neutro não tem protecção e cada uma das fases tem um fusível tipo facas. Quando dizem que a P100 passa um ramal, o que está na imagem que passei, é um ramal?

Obrigado
joaosousa
Curioso
Curioso
Mensagens: 84
Registado: 20 out 2017, 10:39
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 15 vezes

Re: Quadro Parcial

Mensagem por joaosousa »

edeluz Escreveu: 31 out 2017, 12:29 Olá,

Isto é uma P100? XXXXXXXXXXXX/tfN1uG.jpg

Neste imagem temos uma alimentação trifásica onde o neutro não tem protecção e cada uma das fases tem um fusível tipo facas. Quando dizem que a P100 passa um ramal, o que está na imagem que passei, é um ramal?

Obrigado
Ramal é o nome que se dá à ligação feita entre a REDE (Distribuidor) - CLIENTE. Pode ser subterrâneo, aéreo, depende.

Dependendo do tipo de instalação, pode passar por portinhola, ou não. Como pode não passar numa p100... pode ir a uma p2x100, a uma p400... depende.

Portanto, isso aparenta ser uma p100 bastante antiga (loool), alimentada, sim, mas, não, isso não é o ramal propriamente dito.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Quadro Parcial

Mensagem por edeluz »

Hum, Agora começo a perceber o que é uma "portinhola". Sempre pensei que fosse um termo querido para uma porta de uma simples caixa :D :lol:

Segundo este doc:
Equipamento de rede onde terminao ramal, de que faz parte, e que, em regra, contém os aparelhos de proteção geral contra sobreintensidades das instalações coletivas ou entradas ligadas a jusante.
Para a ligação de empreendimento constituído por apenas uma instalação (individual ou coletiva), deverá utilizar-se portinholas não inferiores às do tipo P100.
Portanto, antes dos armários e da instalação do cliente temos o ramal. Que como dizes é o ponto onde vamos ligar o nosso circuito à EDP. Essa ligação deve estar separada de tudo e deve estar numa caixa própria. Que dependendo do seu tamanho pode ser uma P100 ou não. Tudo se prende a tamanho das coisas.

Estou a ver se consigo encontrar uma imagem de uma ramal. Para ter uma ideia do que é! O ramal é o que está no interior das caixas que vemos nas fachadas das moradias ou prédios? Nesta imagem: XXXXXXXXXXXX/4cte8R.jpg , da esquerda para a direita, temos o ramal da água!??? :lol: e depois temos uma caixa. É nessa que anda o ramal eléctrico?

Thanks
joaosousa
Curioso
Curioso
Mensagens: 84
Registado: 20 out 2017, 10:39
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 15 vezes

Re: Quadro Parcial

Mensagem por joaosousa »

edeluz Escreveu: 31 out 2017, 13:00 Hum, Agora começo a perceber o que é uma "portinhola". Sempre pensei que fosse um termo querido para uma porta de uma simples caixa :D :lol:

Segundo este doc:
Equipamento de rede onde terminao ramal, de que faz parte, e que, em regra, contém os aparelhos de proteção geral contra sobreintensidades das instalações coletivas ou entradas ligadas a jusante.
Para a ligação de empreendimento constituído por apenas uma instalação (individual ou coletiva), deverá utilizar-se portinholas não inferiores às do tipo P100.
Portanto, antes dos armários e da instalação do cliente temos o ramal. Que como dizes é o ponto onde vamos ligar o nosso circuito à EDP. Essa ligação deve estar separada de tudo e deve estar numa caixa própria. Que dependendo do seu tamanho pode ser uma P100 ou não. Tudo se prende a tamanho das coisas.

Estou a ver se consigo encontrar uma imagem de uma ramal. Para ter uma ideia do que é! O ramal é o que está no interior das caixas que vemos nas fachadas das moradias ou prédios? Nesta imagem: XXXXXXXXXXXX/4cte8R.jpg , da esquerda para a direita, temos o ramal da água!??? :lol: e depois temos uma caixa. É nessa que anda o ramal eléctrico?

Thanks

O Ramal não é nada mais nada menos que o cabo de interligação entre o ponto distribuição da EDP e do ponto de entrega.

Quando vais na estrada e vês cabos a saírem de postes e a entrarem nas instalações, isso é um ramal aéreo... pode ir a uma p100 ou directamente ao contador.

Quando vês na rua, aqueles armários no chão, brancos, é um armário de distribuição, daí, pode sair o chamado ramal subterrâneo, para a portinhola, ou contador, ou whatever.

Quando pedes alimentação à EDP eles vão fazer um estudo técnico e ver qual a melhor maneira de dar energia ao cliente...


Isso é o Ramal.
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”