Queda de tensão ramal de entrada

Pimenta
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 301
Registado: 14 jan 2014, 22:57
Localização: Vila Real
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Queda de tensão ramal de entrada

Mensagem por Pimenta »

luisilva78 Escreveu:
Nelson Pinho Escreveu: mas o cabo é XAV, ou seja, de cobre...
É verdade. Peço desculpa. Como se estava a "falar" de cabo de alumínio fiz as contas com alumínio e não reparei na indicação que o cabo era de cobre.
Usando cobre em vez de alumínio dá-me também 1,11%.

Nelson Pinho Escreveu: Sendo cabo de entrada não temos de ter um b=2?
Sim, mas pode fazer-se esse 2 de várias formas. Ou seja, 2x1=2, mas também se obtém o mesmo resultado fazendo 1+1=2.

Sendo assim, o que eu estou a dizer é fazer uma parte do cálculo com os valores:
b = 1
Uo = 230V
rho1 = 0,0225 Ohm mm²/m
L = 47m
S = 120mm²
IB = 145A
Neste caso a queda de tensão dá 0,556%.

Fazer outro cálculo com os valores:
b = 1
Uo = 230V
rho1 = 0,0225 Ohm mm²/m
L = 47m
S = 70mm²
IB = 145A
Neste caso a queda de tensão dá 0,952%.

O valor da queda de tensão será a soma dos dois valores obtidos, ou seja, 0,556% + 0,952% = 1,508%. Aqui está a prova que a diferença é significativa!
A mim não me parece que seja esta 2º hipótese a forma como a Certiel analisa. Penso que usa a mesma expressão independentemente de a fase ser igual ou diferente do neutro. Pelo menos nos meus projetos assim tem acontecido, mas deixa ver se mais alguém se pronuncia sobre esta situação...


luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Queda de tensão ramal de entrada

Mensagem por luisilva78 »

Para esclarecer este tema e corrigir a conclusão:
Pimenta Escreveu: A mim não me parece que seja esta 2º hipótese a forma como a Certiel analisa. Penso que usa a mesma expressão independentemente de a fase ser igual ou diferente do neutro. Pelo menos nos meus projetos assim tem acontecido, mas deixa ver se mais alguém se pronuncia sobre esta situação...
vou partilhar a newsletter da Certiel do mês de Setembro de 2016 (curiosamente o mês em que este assunto estava aqui a ser discutido), que encontrei por acaso hoje e onde se fala sobre este assunto também:
http://www.certiel.pt/c/document_librar ... upId=10100

Na página 7 (e seguintes) pode-se encontrar o artigo "Dimensionamento de entradas considerando a queda de tensão admissível". Neste artigo, na página 8 aparece o seguinte:
Nota: Para canalizações em que a secção do condutor de fase seja igual à do condutor neutro, as quedas de tensão podem ser determinadas a partir da expressão seguinte:
Chamo a atenção para a parte onde diz: "Para canalizações em que a secção do condutor de fase seja igual à do condutor neutro".

Isto quer dizer que quando as secções de neutro e fase sejam diferentes, aquela fórmula já não pode ser utilizada (pela simples razão de a fórmula entrar em linha de conta com a secção e se as secções de neutro e fase forem diferente fornecer valores errados). Sendo assim, uma maneira de calcular aquela queda de tensão é a que indico nos posts anteriores.

PS.: A fórmula que é mostrada depois do texto, como é lógico, é idêntica à que foi abordada neste tópico.
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 698
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Localização: Porto
Enviou: 5 vezes

Re: Queda de tensão ramal de entrada

Mensagem por Nelson Pinho »

Que tipo de caixas são estas? Normalmente colocam as caixas junto à portinhola e ao quadro elétrico????
Alguém tem alguma gama de caixas que costume utilizar?
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 698
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Localização: Porto
Enviou: 5 vezes

Re: Queda de tensão ramal de entrada

Mensagem por Nelson Pinho »

Nelson Pinho Escreveu:Que tipo de caixas são estas? Normalmente colocam as caixas junto à portinhola e ao quadro elétrico????
Alguém tem alguma gama de caixas que costume utilizar?
ninguém me sabe ajudar nesta pergunta???
Avatar do Utilizador
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 762
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Localização: S. João da Madeira
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Queda de tensão ramal de entrada

Mensagem por eng_jersilva »

Nelson Pinho Escreveu:
Nelson Pinho Escreveu:Que tipo de caixas são estas? Normalmente colocam as caixas junto à portinhola e ao quadro elétrico????
Alguém tem alguma gama de caixas que costume utilizar?
ninguém me sabe ajudar nesta pergunta???

Procura por caixas de transição no catalogo da quitérios eles tem isso.
Sim tens de instalar uma junto a portinhola e contador e outra a entrada do QE.

Quanto aos cálculos da queda de tensão deixo aqui um exemplo do meu ultimo projecto que fiz, mas ainda não está aprovado!!!!
Basicamente o que fiz foi calcular a queda para o caso mais desfavorável ou seja considerei a secção do neutro, neste caso é um quadro parcial.

Estes são os cálculos que apresento na certiel e não tenho tido problemas:

exemplo

S=75kVA (trifásico)
Ib=75000/1.73x400=106A

Secção (803.5.3) (RTIEBT), pelo quadro 52-C14 método B2 (RTIEBT), encontramos o nosso Iz> Ib que vai ser Iz=233A
 Uso de condutores 95 mm², se temos 3 condutores carregados o uso de, no mínimo, tubo de 110mm.

Como Ib=106A um valor acima é de In=125A, vamos ver se esta secção protege a nossa canalização:

I2≤ 1.45 Iz
Ib ≤ In ≤ Iz

Então temos 1.45x233=338A
Na tabela de disjuntores obtemos o seguinte valor de I2=1.3x125=163A, que corresponde a um In=125A verificando as condições acima referidas:

163 ≤ 338
106 ≤ 125 ≤ 233
Vamos usar então um Disjuntor regulável com In= 125A para proteger o Q.P
A Canalização será XZ1 (frt,zh) 4x95+G50mm2/PET 110 mm

Queda de tensão
• Queda de tensão: u=3.39V, ∆u=1.27%(queda de tensão do ramal de entrada)+1.45%= 2.72%, o que verifica queda de tensão <5%, de acordo com secção 803.2.4.4.2 da R.T.I.E.B.T.
Neste caso a Queda de tensão será calculada para a secção inferior do cabo utilizado para garantirmos a situação menos favorável.

u = (2x0.0225x35x106) / 50 = 3.39 V

∆u (%) = 3.39x100 / 230 = 1.45 %

ρ – é a resistividade dos condutores á temperatura em serviço normal, isto é, 1,25 vezes a resistividade a 20 graus centigrados (0.0225W.mm²/m para o cobre e 0.036W.mm²/m para o alumínio);
∆u – é a queda de tensão relativa, expressa em percentagem;
Uo – é a queda entre fase e neutro, expressa em volts.
Anexos
IMG_6570.JPG
IMG_6575.JPG
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: [email protected]
[email protected]
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Queda de tensão ramal de entrada

Mensagem por luisilva78 »

eng_jersilva Escreveu: (...)
Quanto aos cálculos da queda de tensão deixo aqui um exemplo do meu ultimo projecto que fiz, mas ainda não está aprovado!!!!
Basicamente o que fiz foi calcular a queda para o caso mais desfavorável ou seja considerei a secção do neutro, neste caso é um quadro parcial.
(...)
Não me parece mal para cumprir o requisito legal do 1,5%, no entanto como disse antes:
luisilva78 Escreveu:(...) Pode fazer uma coisa intermédia (onde vai sobredimensionar muito o cabo) que é fazer o cálculo como está indicado nas folhas da Certiel mas utilizando a secção do neutro.
O cabo vai ficar sobredimensionado uma vez que se está a considerar como resistência do condutor de fase, o valor de resistência do condutor do neutro (e estes valores não são iguais). No caso que o "eng_jersilva" apresenta, até correu bem porque a queda de tensão está abaixo do limite legal, no entanto se estivesse acima, teria que escolher outro cabo quando esse serve perfeitamente. Estou certo?
Avatar do Utilizador
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 762
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Localização: S. João da Madeira
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Queda de tensão ramal de entrada

Mensagem por eng_jersilva »

Não considero que esteja sobre-dimensionado uma vez que a secção de fase, neste caso 95mm2, tem de passar primeiro pela "peneira" das condições
I2≤ 1.45 Iz
Ib ≤ In ≤ Iz

mais concretamente a escolha do Iz que irá influenciar a secção do cabo usado na fase, só depois disto passamos para a queda de tensão e ai depois de o cabo estar escolhido podemos ou não calcular a queda para o pior caso, neste caso para o neutro. feitos os cálculos da queda para o neutro e esses não passarem, podemos sempre fazer subir a secção do neutro para a secção de fase e refazer os cálculos.
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: [email protected]
[email protected]
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Queda de tensão ramal de entrada

Mensagem por luisilva78 »

eng_jersilva Escreveu:Não considero que esteja sobre-dimensionado uma vez que a secção de fase, neste caso 95mm2, tem de passar primeiro pela "peneira" das condições
I2≤ 1.45 Iz
Ib ≤ In ≤ Iz

mais concretamente a escolha do Iz que irá influenciar a secção do cabo usado na fase, só depois disto passamos para a queda de tensão e ai depois de o cabo estar escolhido podemos ou não calcular a queda para o pior caso, neste caso para o neutro. feitos os cálculos da queda para o neutro e esses não passarem, podemos sempre fazer subir a secção do neutro para a secção de fase e refazer os cálculos.
Sendo assim, qual seria a queda de tensão e o cabo escolhido para uma situação igual à constante no seu exemplo mas em que Ib=112A?
Avatar do Utilizador
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 762
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Localização: S. João da Madeira
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Queda de tensão ramal de entrada

Mensagem por eng_jersilva »

luisilva78 Escreveu:
eng_jersilva Escreveu:Não considero que esteja sobre-dimensionado uma vez que a secção de fase, neste caso 95mm2, tem de passar primeiro pela "peneira" das condições
I2≤ 1.45 Iz
Ib ≤ In ≤ Iz

mais concretamente a escolha do Iz que irá influenciar a secção do cabo usado na fase, só depois disto passamos para a queda de tensão e ai depois de o cabo estar escolhido podemos ou não calcular a queda para o pior caso, neste caso para o neutro. feitos os cálculos da queda para o neutro e esses não passarem, podemos sempre fazer subir a secção do neutro para a secção de fase e refazer os cálculos.
Sendo assim, qual seria a queda de tensão e o cabo escolhido para uma situação igual à constante no seu exemplo mas em que Ib=112A?
qual o método de referência que quer considerar, enterrado?
qual o tipo de isolamento do condutor, XLPE ou PVC?!
metros de cabo/condutor a usar?
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: [email protected]
[email protected]
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Queda de tensão ramal de entrada

Mensagem por luisilva78 »

eng_jersilva Escreveu:
luisilva78 Escreveu: Sendo assim, qual seria a queda de tensão e o cabo escolhido para uma situação igual à constante no seu exemplo mas em que Ib=112A?
qual o método de referência que quer considerar, enterrado?
qual o tipo de isolamento do condutor, XLPE ou PVC?!
metros de cabo/condutor a usar?
Conforme é dito no post, a ideia é ser tudo igual ao que está no seu exemplo, excepto a corrente, que deverão ser 112A em vez dos 106A do seu exemplo (penso que se percebia bem):
luisilva78 Escreveu: (...) para uma situação igual à constante no seu exemplo (...)
Sendo assim:
quadro 52-C14 método B2
XZ1 (frt,zh)
L = 35 m
Avatar do Utilizador
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 762
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Localização: S. João da Madeira
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Queda de tensão ramal de entrada

Mensagem por eng_jersilva »

luisilva78 Escreveu:
eng_jersilva Escreveu:
luisilva78 Escreveu: Sendo assim, qual seria a queda de tensão e o cabo escolhido para uma situação igual à constante no seu exemplo mas em que Ib=112A?
qual o método de referência que quer considerar, enterrado?
qual o tipo de isolamento do condutor, XLPE ou PVC?!
metros de cabo/condutor a usar?
Conforme é dito no post, a ideia é ser tudo igual ao que está no seu exemplo, excepto a corrente, que deverão ser 112A em vez dos 106A do seu exemplo (penso que se percebia bem):
luisilva78 Escreveu: (...) para uma situação igual à constante no seu exemplo (...)
Sendo assim:
quadro 52-C14 método B2
XZ1 (frt,zh)
L = 35 m
1º é importante esclarecer que os cálculos apresentados pressupõem o uso efectivo de cabo de 95mm2(pedido pela fiscalização tendo em conta um possivel aumento de potência no futuro), portanto tentou-se apenas comprovar que o cabo cumpre também os requisitos. não tendo dito isto efectivamente pode pressupor que o cabo está sobredimensionado pois para a corrente em causa podia efectivamente ter uma secção inferior!!


posto isto e tendo em conta o que amigo luisilva solicita

Ib=112 A
L=35 m
Iz=128
In=125

I2= 1.3x125=163
I2≤ 1.45 Iz --> 163 ≤ 187
Ib ≤ In ≤ Iz --> 112≤ 125≤ 128

logo pode ser usado Disjuntor regulável com In= 125A.
A Canalização será XZ1 (frt,zh) 4x35mm2

Queda de tensão
• Queda de tensão: u=5.04V, ∆u=1.27%(queda de tensão do ramal de entrada)+2.19%= 3.46%, o que verifica queda de tensão <5%, de acordo com secção 803.2.4.4.2 da R.T.I.E.B.T.

u = (2x0.0225x35x112) / 35 = 5.04 V

∆u (%) = 5.04x100 / 230 = 2.19 %


No caso se usássemos um cabo 3x35+16 e a queda de tensão calculada para a secção inferior do cabo utilizado para garantirmos a situação menos favorável, dava uma queda superior a 5%. logo subimos o valor de neutro chegado ao 4x35mm2.

u = (2x0.0225x35x112) / 16 = 11.025 V

∆u (%) = 11.025x100 / 230 = 4.79 %

4.79%+1.27% = 6.06%
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: [email protected]
[email protected]
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 698
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Localização: Porto
Enviou: 5 vezes

Re: Queda de tensão ramal de entrada

Mensagem por Nelson Pinho »

boas tardes!!!
vendo este tópico, aproveito para colocar um problema que estou a ter...
tenho um ramal que entre o BTE e o QE tenho 97 metros.
a potência a alimentar são 185kVA!
Fazendo os cálculos só com um parelelo de cobre de 185mm2, enterrado diretamente no solo, que daria:

Ib ≤ In ≤ Iz
267,02 ≤ 400 ≤ 801,6

I2≤ 1.45 Iz
580 ≤ 581,16

até aqui tudo bem!!! mas na queda de tensão, está o problema porque:
u = (2x0.0225x97x267,02) / 370 = 3.15 V
u(%) = 1,37%

estou a enganar-me em alguma coisa ou só mesmo com este paralelo é que consigo verificar???
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 698
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Localização: Porto
Enviou: 5 vezes

Re: Queda de tensão ramal de entrada

Mensagem por Nelson Pinho »

Nelson Pinho Escreveu:boas tardes!!!
vendo este tópico, aproveito para colocar um problema que estou a ter...
tenho um ramal que entre o BTE e o QE tenho 97 metros.
a potência a alimentar são 185kVA!
Fazendo os cálculos só com um parelelo de cobre de 185mm2, enterrado diretamente no solo, que daria:

Ib ≤ In ≤ Iz
267,02 ≤ 400 ≤ 801,6

I2≤ 1.45 Iz
580 ≤ 581,16

até aqui tudo bem!!! mas na queda de tensão, está o problema porque:
u = (2x0.0225x97x267,02) / 370 = 3.15 V
u(%) = 1,37%

estou a enganar-me em alguma coisa ou só mesmo com este paralelo é que consigo verificar???
ninguém me consegue ajudar???
Avatar do Utilizador
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 918
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Localização: Leiria
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: Queda de tensão ramal de entrada

Mensagem por angel_of_diablo »

Nelson Pinho Escreveu:
Nelson Pinho Escreveu:boas tardes!!!
vendo este tópico, aproveito para colocar um problema que estou a ter...
tenho um ramal que entre o BTE e o QE tenho 97 metros.
a potência a alimentar são 185kVA!
Fazendo os cálculos só com um parelelo de cobre de 185mm2, enterrado diretamente no solo, que daria:

Ib ≤ In ≤ Iz
267,02 ≤ 400 ≤ 801,6

I2≤ 1.45 Iz
580 ≤ 581,16

até aqui tudo bem!!! mas na queda de tensão, está o problema porque:
u = (2x0.0225x97x267,02) / 370 = 3.15 V
u(%) = 1,37%

estou a enganar-me em alguma coisa ou só mesmo com este paralelo é que consigo verificar???
Olá Nelson.

1) 185 kVA em BTE não ficará mais caro ao cliente do que colocar um PT de 200 kVA?
2) Se colocares PT a regra dos 1,5% desaparece, pois a canalização entre o QGBT (PT) e o Q.E. não está abrangida pelas RTIEBT, mas sim pelo RSRDEE, ou seja, 5% de qdt.
3) Para uma corrente de 267,02A vais colocar fusíveis de 400A?
4) Cabo de 185 mm2 em paralelo? Não sei como conseguiste, mas a mim, só com 240 mm2.
5) 2 vias de cabo de cobre (XAV) em paralelo com 97 m??? Faz as contas do preço do cabo x 97 m e assusta-te com o preço...
6) Tais secções de cabo e ainda por cima armado, tem de levar uma caixa de transição para conseguires ligar na caixa de TI's esses cabos.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
Avatar do Utilizador
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 762
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Localização: S. João da Madeira
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Queda de tensão ramal de entrada

Mensagem por eng_jersilva »

Nelson Pinho Escreveu:
Nelson Pinho Escreveu:boas tardes!!!
vendo este tópico, aproveito para colocar um problema que estou a ter...
tenho um ramal que entre o BTE e o QE tenho 97 metros.
a potência a alimentar são 185kVA!
Fazendo os cálculos só com um parelelo de cobre de 185mm2, enterrado diretamente no solo, que daria:

Ib ≤ In ≤ Iz
267,02 ≤ 400 ≤ 801,6

I2≤ 1.45 Iz
580 ≤ 581,16

até aqui tudo bem!!! mas na queda de tensão, está o problema porque:
u = (2x0.0225x97x267,02) / 370 = 3.15 V
u(%) = 1,37%

estou a enganar-me em alguma coisa ou só mesmo com este paralelo é que consigo verificar???
ninguém me consegue ajudar???

Boas,

tendo em conta a potência em causa e a distancia existente penso não haver grande alternativa se não essa secção de cabo em paralelo.
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: [email protected]
[email protected]
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”