Licenciamento Projectos Eléctricos

mc_oliveira
Curioso
Curioso
Mensagens: 21
Registado: 12 jun 2010, 18:27
Localização: BARCELOS

Licenciamento Projectos Eléctricos

Mensagem por mc_oliveira »

Boas

Ate agora tenho realizado alguns projectos até 50kva, logo sem necessidade de licenciamento. Tenho agora um projecto de 200 kva de uma moradia e em principio será uma instalação tipo A (com grupo gerador). Que passos tenho que fazer para aprovar o projecto. Penso que para aprovar o projecto de uma instalação tipo C superior a 50kVA temos que enviar para o iep?! ou tem que passar primeiro pela camara?!... como se processa a aprovação de projetos?

Alguem me pode esclarecer?...

Muito obrigado....

Marco


Moutinho
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 31 mai 2008, 01:07

Re: Licenciamento Projectos Eléctricos

Mensagem por Moutinho »

Normalmente é assim:

Para potências superiores a 50 KVA, a Câmara Municipal entrega no distribuidor energia o projecto, que viabilizará o fornecimento de energia. Nalguns locais o cliente entrega directamente o projecto no distribuidor. A EDP informa o cliente sobre a viabilidade ou não da potência solicitada no projecto, enviando-o para a CERTIEL e informando o cliente desse envio e de que deverá enviar para aquela, o valor da taxa correspondente para apreciação do projecto.

Cumprimentos.
























видеорегистратор киев
mc_oliveira
Curioso
Curioso
Mensagens: 21
Registado: 12 jun 2010, 18:27
Localização: BARCELOS

Re: Licenciamento Projectos Eléctricos

Mensagem por mc_oliveira »

Moutinho, Muito obrigado pelo esclarecimento....

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
Duarte82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 175
Registado: 23 jul 2009, 14:24
Localização: V. N. de Famalicão
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Licenciamento Projectos Eléctricos

Mensagem por Duarte82 »

Boas!

Atenção, pelo que entendi a tua instalação será do tipo C + A! Ou seja, terás uma ligação à rede de baixa tensão (tipo C) e uma alimentação através de um grupo gerador com mais de 100kVA (tipo A). Terás de entregar 2 projectos portanto, um para cada tipo, sendo que o tipo A, apenas contempla a parte do grupo gerador.
Após teres os processos prontos, leva-os à EDP que emite a viabilidade da alimentação e envia-to para a certiel que, por sua vez, o enviará para uma ERIIE (IEP no caso do norte, LIQ para o centro, ISQ para o sul), após a verificação da ERIIE, poderás receber um relatório de erros para corrigir ou então será directamente emitido para a CERTIEL para a respectiva certificação e receberás o mesmo em casa com um lacre amarelo (no caso de ser branco, mau mau, está reprovado e podes voltar a fazer tudo)...
José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
mc_oliveira
Curioso
Curioso
Mensagens: 21
Registado: 12 jun 2010, 18:27
Localização: BARCELOS

Re: Licenciamento Projectos Eléctricos

Mensagem por mc_oliveira »

Então realizo um projecto do tipo C para a moradia e um segundo projecto apenas para o grupo Gerador?!

Só uma questão... No projecto eléctrico tipo C, deverei fazer referencia à localização do grupo gerador e respectivas ligações, ou deixo esta parte apenas para o projecto do grupo gerador?

É que segundo o fabricante do grupo gerador a ligação da alimentação vai ao quadro do grupo e o mesmo alimenta o quadro geral e ao mesmo tempo faz a inversão no caso de faltar energia electrica.

Cumprimentos
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Licenciamento Projectos Eléctricos

Mensagem por Duzia12 »

200 KVA para uma moradia?
mc_oliveira
Curioso
Curioso
Mensagens: 21
Registado: 12 jun 2010, 18:27
Localização: BARCELOS

Re: Licenciamento Projectos Eléctricos

Mensagem por mc_oliveira »

É verdade, 200kva...

estamos a falar de uma moradia com elevador, sala de cinema, ginasio, piscina, saunas, lavandaria totalmente equipada, climatização , cozinhas, várias suites, etc, etc.... uma coisa em grande...
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Licenciamento Projectos Eléctricos

Mensagem por joaoosvaldo »

mc_oliveira Escreveu:É verdade, 200kva...

estamos a falar de uma moradia com elevador, sala de cinema, ginasio, piscina, saunas, lavandaria totalmente equipada, climatização , cozinhas, várias suites, etc, etc.... uma coisa em grande...
É uma Mansão :) .
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
loja.manuel
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 07 mai 2011, 13:25

Re: Licenciamento Projectos Eléctricos

Mensagem por loja.manuel »

Boa Tarde,

queria deixar um comentario se me permitirem. A inversao pode ser feita no quadro do gerador (o fabricante vende a maquina mais a inversao e comando) ou podera colocar a inversao no quadro de entrada da moradia. Tudo depende o que quer fazer. Se deixar a inversao do lado do fabricante a sua proposta fica mais competitiva. tera sempre de fazer o projecto a parte so para o gerador e quem inspacciona sera a Certiel ate 100kVA e superior a isso sera a direcçao regional do ministerio economia. Podera projectar o gerador como de "Socorro" ou de "Emergencia".
Um gerador da mesma potencia da instalaçao fica muito dispendioso a nao ser que o dono obra queira, nesse caso o seu trabalho fica facilitado. Se aplicar o gerador apenas para as cargas que considere essenciais e que nao perfaça a potencia da instalaçao tera de fazer deslastre.

Isto pode parecer uma ideia muito pouco usual mas ja pedi cotaçoes a geradores a gas natural e olhe que nao sao mais caros que os diesel. Pense numa alternativa dessas. A auto sueco tem os preços mais competitivos a geradores gas natural
Avatar do Utilizador
Duarte82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 175
Registado: 23 jul 2009, 14:24
Localização: V. N. de Famalicão
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Licenciamento Projectos Eléctricos

Mensagem por Duarte82 »

Boas, nunca tinha ouvido falar em geradores a gas natural... Aqui está uma boa ideia se compensar a nível económico. Poupa-se os cheiros de combustão que um grupo diesel não disfarça. Vou pesquisar!
José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Licenciamento Projectos Eléctricos

Mensagem por Mário »

Boas

Atenção à localização com gás.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
mc_oliveira
Curioso
Curioso
Mensagens: 21
Registado: 12 jun 2010, 18:27
Localização: BARCELOS

Re: Licenciamento Projectos Eléctricos

Mensagem por mc_oliveira »

Boas

loja.manuel, quando referes a seguinte frase: Podera projectar o gerador como de "Socorro" ou de "Emergencia". relativo ao projecto que implicações ou diferenças existirao se o projecto não referir tal situação?

Nos desenhos esquematicos o que tenho que apresentar?

Cumprimentos e o meu obrigado pelas respostas...
pedromdf
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 18 fev 2008, 11:53

Re: Licenciamento Projectos Eléctricos

Mensagem por pedromdf »

mc_oliveira Escreveu:Boas

loja.manuel, quando referes a seguinte frase: Podera projectar o gerador como de "Socorro" ou de "Emergencia". relativo ao projecto que implicações ou diferenças existirao se o projecto não referir tal situação?

Nos desenhos esquematicos o que tenho que apresentar?

Cumprimentos e o meu obrigado pelas respostas...
Isso terá a ver com as características próprias do grupo electrogéneo que tem uma capacidade de potência para funcionamento contínuo e uma potência diferente se fôr utilizado como grupo de socorro (tempos de utilização mais reduzidos).
Avatar do Utilizador
Pedro Oliveira
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 163
Registado: 22 nov 2008, 17:12
Localização: Torres Vedras

Re: Licenciamento Projectos Eléctricos

Mensagem por Pedro Oliveira »

Bom dia a todos,

Gostaria de saber qual a legislação que está na base dos projectos tipo A, ou seja, onde menciona que abaixo dos 100kVA não necessita de licenciamento?

Já procurei na net, mas até agora nada.

Obrigado,
Pedro
Avatar do Utilizador
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 417
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Localização: SUL do TEJO e ALGARVES
Enviou: 36 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

Re: Licenciamento Projectos Eléctricos

Mensagem por Pedro Barradas »

Quem cria renasce todos os dias...
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”