Condensadores electroliticos

Responder
helioneves
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Profissão: desempregado
Localização: Soure

Condensadores electroliticos

Mensagem por helioneves » 14 ago 2019, 16:50

Sempre ouvi dizer que se podiam ligar dois condensadores electrolíticos em anti-série para desse modo poder suportar tensão alternada; assim, dois condensadores de 100uF de 400V, ligados dessa maneira, suportariam a tensão alternada da rede, com uma capacidade equivalente de 50uF.
A questão é, essa ligação pode estar ligada de modo permanente? Será que pode substituir um condensador de arranque de um motor de indução? Ou ser usado como limitador de corrente ligado em série com uma resistência? E mesmo em relação ao tal condensador de arranque de motor, o valor da capacidade desse tipo de condensador mantém-se constante mesmo quando a tensão aos seus terminais é inferior àquela para a qual é utilizado? ( pergunto isto porque me disseram que não é viável medir a capacidade desses condensadores com um multímetro, os valores variavam muito... )
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem, tem de estar registado



joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1002
Registado: 02 out 2014, 21:42
Profissão: Técnico
Agradecimiento recebido: 137 vezes

Re: Condensadores electroliticos

Mensagem por joao-pt » 14 ago 2019, 17:49

Convém saber qual a função de um condensador num circuito. Que comportamento têm os condensadores não polarizados na tensão alternada e o comportamento dos polarizados nessa montagem. A onda não vai ter o mesmo sinal de saída para os dois casos.

A capacidade dos condensadores mede-se com um capacímetro, há multímetros que têm essa função. Num condensador não é só a capacidade que é importante.

helioneves
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Profissão: desempregado
Localização: Soure

Re: Condensadores electroliticos

Mensagem por helioneves » 21 ago 2019, 11:22

Obrigado pela resposta, ( no entanto não me tirou a dúvida )
O motivo pelo qual falei nas possibilidades de ligação prende-se exactamente com o tipo de circuito em que o par de condensadores electrolíticos iria ser colocado ( daí o esquema... )
De acordo com a literatura sobre o assunto, um condensador ( não electrolítico/polarizado ) podia ser substituído por dois electrolíticos ligados em anti-série com a mesma voltagem e com o dobro da capacidade.
Em relação à tal variação da capacidade efectiva em função da tensão/corrente ( à semelhança do que acontece com as bobines electromagnéticas ), ainda não encontrei nada escrito sobre isso.
Por exemplo, se eu pretendesse usar dois condensadores de 100uF, 400V ( electrolíticos ) para fazer as vezes de um de 50uF, 250V~ ligado em série com uma resistência de 35 Ohms, 1500W, para ligar à tensão de rede, de modo a actuar como limitador de corrente, iria funcionar para estar ligado permanentemente?

joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1002
Registado: 02 out 2014, 21:42
Profissão: Técnico
Agradecimiento recebido: 137 vezes

Re: Condensadores electroliticos

Mensagem por joao-pt » 21 ago 2019, 13:40

Sim, a associação de condensadores em série é feita 1/C = 1/C1 + 1/C2 + ... + 1/Cn, se forem 2 condensadores de igual valor (C1 = C2), a capacidade total (C) será metade do valor da capacidade de um dos condensadores (C = C1 * 0.5).

A capacidade de um condensador é fixa, ou idealmente fixa, isto porque sabemos que os condensadores se degradam.

Sim, os condensadores podem estar ligados de forma ininterrupta e o que não faltam são exemplos disso mesmo.

Responder

Voltar para “Discussão Eletrónica”