Onde adquirir material

Responder
jgaspar
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 18 fev 2018, 17:22
Agradecimento recebido: 1 vez

Onde adquirir material

Mensagem por jgaspar »

Boa tarde,

Alguém com experiência em instalações ITED me poderia indicar onde poderei adquirir os seguintes materiais ?

> Fio condutor de terra verde/vermelho (6mm2)
> Tampa para CVM em ferro fundido

Estou com dificuldade em encontrar estes materiais para uma instalação ITED. O manual da ANACOM ITED3 recomenda utilização de fio de terra verde/vermelho em vez do típico verde/amarelo para instalações ITED. Julgo que seja para diferenciar, mas após pesquisa ainda não consegui encontrar este material no mercado.

O mesmo se aplica para a tampa da CVM. O manual ITED3 exige que seja em ferro fundido e grau de resistência B125 e com letra "T" ou palavra "Telecomunicações" mas depois não consigo encontrar ninguém que venda ou fabrique este tipo de tampas.

Será que alguém me consegue indicar onde poderei adquirir estes materiais para uma instalação ITED ?

Desde já expresso os meus agradecimentos por qualquer ajuda que me possam dar.


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Onde adquirir material

Mensagem por joao-pt »

A AL tem essas tampas.

Podes utilizar verde-amarelo identificado.
jgaspar
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 18 fev 2018, 17:22
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Onde adquirir material

Mensagem por jgaspar »

Viva,

Estive a procurar no site deles e apenas encontrei esta que é adequada apenas para Classe A15 da norma EN 124 (adequado a zonas de passagem de peões e ciclistas).

Não encontrei para Classe B125.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Onde adquirir material

Mensagem por joao-pt »

Vê então a FUCOLI-SOMEPAL ou a CAPA Drain.
jgaspar
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 18 fev 2018, 17:22
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Onde adquirir material

Mensagem por jgaspar »

Obrigado, essas duas opções parecem ter o pretendido.

Quanto ao condutor de terra, agora estou curioso relativamente ao verde/vermelho que é a recomendação da ANACOM para os condutores de terra ITED com o objetivo de diferenciar dos restantes sistemas de terra que possam existir.

Fartei-me de procurar mas nunca encontrei nenhum catálogo de fabricantes que façam cabos com revestimento nesta cor.

Posso estar a procurar no sítio errado, mas será que a ANACOM recomenda algo que não se existe no mercado ?

Quanto a recorrer a identificação dos condutores para diferenciar, qual o tipo de etiquetas que costumam utilizar para o efeito?
tpinheiro
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 111
Registado: 20 abr 2017, 16:19
Localização: Aveiro
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 26 vezes

Re: Onde adquirir material

Mensagem por tpinheiro »

Bom dia.

Esse condutor existe sim no mercado. Grandes distribuidores como Rexel, Caiado, etc. comercializam-no.

Cumprimentos
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Onde adquirir material

Mensagem por ENERGY »

jgaspar Escreveu: 20 fev 2018, 18:45 Obrigado, essas duas opções parecem ter o pretendido.

Quanto ao condutor de terra, agora estou curioso relativamente ao verde/vermelho que é a recomendação da ANACOM para os condutores de terra ITED com o objetivo de diferenciar dos restantes sistemas de terra que possam existir.

Fartei-me de procurar mas nunca encontrei nenhum catálogo de fabricantes que façam cabos com revestimento nesta cor.

Posso estar a procurar no sítio errado, mas será que a ANACOM recomenda algo que não se existe no mercado ?

Quanto a recorrer a identificação dos condutores para diferenciar, qual o tipo de etiquetas que costumam utilizar para o efeito?
Boas
Na verdade o condutor verde/vermelho existe ou existiu, eu pessoalmente nunca comprei, mas já o vi em instalações ITED.
O condutor verde/amarelo deve ser identificado com etiqueta duradoura, por exemplo etiqueta para identificar cabos, ou etiqueta do tipo porta chaves, etc.
Cpts.
Energy
jgaspar
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 18 fev 2018, 17:22
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Onde adquirir material

Mensagem por jgaspar »

tpinheiro Escreveu: 22 fev 2018, 11:20 Bom dia.

Esse condutor existe sim no mercado. Grandes distribuidores como Rexel, Caiado, etc. comercializam-no.

Cumprimentos
Boa tarde,

Só para deixar aqui feedback sobre os condutores verde/vermelho, após entrar em contacto com estes distribuidores, a Rexel informou que não comercializa este tipo de condutor.
A Caiado ainda não respondeu, presumo que ou não têm ou não estão interessados em vender.

Questionei também mais alguns distribuidores de material eléctrico, e ou não obtive resposta ou responderam que não comercializavam.

Ainda não desisti, mas até agora sem sucesso...
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”