Bomba de Calor

Responder
6eo
cartão vermelho
cartão vermelho
Mensagens: 241
Registado: 22 out 2008, 16:04
Localização: Aguada de Cima

Bomba de Calor

Mensagem por 6eo »

Ola Colegas!

Que Voces têm a dizer sobre bombas de calor:
-Quais as vantagens?
-quais as desvantagens?
- qual o valor do 'payback'?
- os termoacumuladores são bons quer na função de calor quer na função de frio?
- é sistema eficaz para uma moradia? Que aconselham?
- o sistema de tubagem para os termoventiladores é igaul ao sistema de caldeira a gasoleo?

Desculpem as perguntas .... mas é de um autentico leigo nesta matéria... (e tenho mais e piores hehe)

Saudações Energéticas


Saudações Energéticas
6eo
jacc123456

Re: Bomba de Calor

Mensagem por jacc123456 »

Boa tarde 6eo.

Eu já trabalhei na área, se bem que por um curto periodo de tempo.
Mas enquanto estive nessa empresa, pude aperceber-me de que as bombas de calor são efectivamente algo de bom e revolucionário, e também algo relativamente novo, pelo menos em Portugal (embora em paises nórdicos, já sejam muito utilizadas).
Os melhores sistemas, do meu ponto de vista, são os que conciliam a bomba de calor e piso radiante. A bomba de calor é verdadeiramente eficaz em termos enegéticos, e permite poupanças significativas na factura. O único senão é que ainda são muito caras (um sistema desses, para uma moradia "pequena", anda à volta dos 30.000 a 40.000 euros), e convém que sejam implementadas de raiz, ou seja, aquando da construção da moradia.
Comparando com um sistema de aquecimento tradicional (caldeira) permitem reduções de custos de utilização muito grandes, se bem que em termos de custo inicial, a bomba de calor anda à volta de 10 vezes mais cara.
Se estiveres interessado num orçamento ou esclarecimentos sobre este assunto, posso recomendar-te a empresa Polisol, em Samora Correia (trabalham em todo o País (continente)).

Cumprimentos.
6eo
cartão vermelho
cartão vermelho
Mensagens: 241
Registado: 22 out 2008, 16:04
Localização: Aguada de Cima

Re: Bomba de Calor

Mensagem por 6eo »

Bom dia!
Desde já obrigado!
e ja agora aproveito para esclarcer algumas duvidas: destes 40 mil euros que percentagem poderá ser deduzida no IRS?
pretendo com a bomba de calor refrigerar o ambiente e aquecer o ambiente: ja me disse que ao nivel do aquecimento é a traves do piso radiante.... e ao nivel de frio como é a melhor solução?
e ja agora qual é exactamente o timming certo para entar em obra?

mais uma vez muito obrigado pela ajuda e em relação a sua empresa preferia uma mais na zona Aveiro/Coimbra já que as deslocações devido aos valores do mercado pagam-se bem pagas!!!

saudações energéticas
Saudações Energéticas
6eo
jacc123456

Re: Bomba de Calor

Mensagem por jacc123456 »

Bom dia.

Sinceramente, não sei qual a percentagem que pode ser deduzida no IRS...eu até podia averiguar, mas já não trabalho lá :)
Tanto o aquecimento, como o arrefecimento podem ser feitos com piso radiante, desde que a bomba de calor tenha essa capacidade (digo isto porque há bombas que só têm capacidade de aquecimento), mas também podem ser feitos com ventiloconvectores, se bem que na minha opinião, o piso radiante é melhor (também é mais caro).
As bombas de calor permitem, para além do arrefecimento e aquecimento da habitação, o aquecimento de águas sanitárias e o aquecimento de água da piscina (dependendo da como a piscina foi montada).
Mais uma vez, recomendo que fale com a Polisol, para melhores esclarecimentos (asseguro que não estou aqui a vender nada :D , apenas sei como trabalham).
Deixo aqui uns sites e uma pequena apresentação flash.
(nota: para ver o ficheiro, é necessário alterar a extensão do mesmo para .exe)

http://www.polisol.pt/htm/EnergiasRenovaveis.htm
http://www.gudenergy.pt/index_PT.htm
http://www.gudenergy.pt/pdf/Gen.pdf
http://www.gudenergy.pt/pdf/Gen.pdf

Quanto ao timming para entrar em obra, este dependerá do tipo de instalação.
Espero ter ajudado.

Cumprimentos.
Anexos
kuehlung-passiv.doc
(1.55 MiB) Transferido 130 vezes
6eo
cartão vermelho
cartão vermelho
Mensagens: 241
Registado: 22 out 2008, 16:04
Localização: Aguada de Cima

Re: Bomba de Calor

Mensagem por 6eo »

jacc123456 Escreveu:Bom dia.

Sinceramente, não sei qual a percentagem que pode ser deduzida no IRS...eu até podia averiguar, mas já não trabalho lá :)
Tanto o aquecimento, como o arrefecimento podem ser feitos com piso radiante, desde que a bomba de calor tenha essa capacidade (digo isto porque há bombas que só têm capacidade de aquecimento), mas também podem ser feitos com ventiloconvectores, se bem que na minha opinião, o piso radiante é melhor (também é mais caro).
As bombas de calor permitem, para além do arrefecimento e aquecimento da habitação, o aquecimento de águas sanitárias e o aquecimento de água da piscina (dependendo da como a piscina foi montada).
Mais uma vez, recomendo que fale com a Polisol, para melhores esclarecimentos (asseguro que não estou aqui a vender nada :D , apenas sei como trabalham).
Deixo aqui uns sites e uma pequena apresentação flash.
(nota: para ver o ficheiro, é necessário alterar a extensão do mesmo para .exe)

http://www.polisol.pt/htm/EnergiasRenovaveis.htm
http://www.gudenergy.pt/index_PT.htm
http://www.gudenergy.pt/pdf/Gen.pdf
http://www.gudenergy.pt/pdf/Gen.pdf

Quanto ao timming para entrar em obra, este dependerá do tipo de instalação.
Espero ter ajudado.

Cumprimentos.


Bom dia mais uma vez!
Claro que ajudou e muito!
Obrigado
so n~~ao consigo abrir o ficheiro. se poder reenvia-lo agradecia.
saudaçõe sEnergéticas
Saudações Energéticas
6eo
jacc123456

Re: Bomba de Calor

Mensagem por jacc123456 »

Bom dia.

Em relação ao ficheiro, é necessário descarregá-lo, e depois alterar a extensão do mesmo para .exe.
Ou seja, o ficheiro depois de descarregado, tem o seguinte nome:
kuehlung-passiv.doc
Este nome terá de ser alterado para kuehlung-passiv.exe

Nota: se não conseguir fazer isto que indiquei, pode ver o seguinte site:
http://www.dimplex.de/fileadmin/dimplex ... passiv.swf
Esta bomba usa a técnica de geotermia (vai buscar energia ao solo), mas o principio para aerotermia é o mesmo.

Cumprimentos.
Hynek
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 14 dez 2010, 23:59
Localização: Viseu
Contacto:

Re: Bomba de Calor

Mensagem por Hynek »

Só para completar informação sobre bomba de calor:
(quase) qualquer frigorífico, congelador ou ar condicionado está equipado com uma bomba de calor. Uma bomba de calor "bombeia" calor (energia térmica) de um nível para outro (imaginem uma bomba a bombear água de um poço - um nível baixo - para um tanque num nível mais alto. É a mesma coisa, mas com calor). O resultado é arrefecimento de um nível (até trabalha com temperaturas exteriores negativas) e aquecimento noutro.

O compressor (bomba de calor) de um frigorífico "bombeia" calor do interior e dissipa no exterior. Um ar condicionado vulgar, no regime de aquecimento, através de um radiador, arrefece ligeiramente a corrente de ar criada pela ventoinha na unidade exterior e o calor retirado deste ar armazena no gás previamente arrefecido (no condensador) que circula no circuito de refrigeração. Este gás é depois comprimido, o que torna o gás líquido e causa o aumento da temperatura. Este líquido passa depois pela unidade interior, onde o calor é extraído por um radiador com ventoinha.

No regime de arrefecimento o sistema trabalha ao contrário.

Quanto ao rendimento, varia com as temperaturas exteriores, mas em média, com 1 kWh de energia eléctrica absorvida debita 3 kWh de energia térmica (quando temperatura exterior é mais alta, será ainda mais). Isso é - se usar o aquecimento directo por um aquecedor eléctrico de 1 kW de potência, gasta-se numa hora 1 kWh (0,16 €/kWh - tarifa diária, 0,092 €/kWh - tarifa nocturna) e forneço ao ambiente 1 kWh de energia térmica. Se usar para os mesmos fins um ar condicionado, para fornecer a mesma energia térmica gasto só 1/3 desta energia (0,33 kWh = 0,053 €). De noite sai ainda mais barato (0,33 kWh = 0,031 €).
Por outras palavras - cada kWh de calor sai muito mais barata.

Para comparar - 1 litro de gasóleo de aquecimento, que custa 0,85 €, gera numa caldeira uns 10 kWh de energia térmica. Assim cada kWh de energia térmica custa 0,085 €.

Portanto cada kWh de energia térmica custa consoante a fonte de energia:
- eléctrica directa - 1 kWh = 0,16 €
- gasóleo de aquecimento - 1 kWh = 0,085 €
- ar condicionado (bomba de calor) - 1 kWh = 0,053 €

Com base nestas contas comprei um ar condicionado split e acrescentei-lhe dois permutadores ligados ao aquecimento das águas sanitária e ao aquecimento central. O equipamento instalado tem uma potência de 1,2 kW e gera uns 3 kW de potência térmica. Chega para aquecer um depósito de 200 lt de água sanitária e ainda tempera a casa. Quando a temperatura no exterior baixa para menos de 4 ºC e no interior para menos de 18 ºC, entra em a caldeira a ajudar.

Com investimento de 800 € (ar condicionado split custou 300 €, o resto é equipamento adicional - permutadores, bombas de circulação, tubagem, válvulas, enchimento de gás de refrigeração, etc.) poupei num ano 1000 € em aquecimento.

Por isso penso que não é necessário gastar muito dinheiro para adoptar esta solução, sobretudo para quem já tem aquecimento central.
jorgealves
Curioso
Curioso
Mensagens: 38
Registado: 19 dez 2010, 19:32
Localização: Mafra, Portugal
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Bomba de Calor

Mensagem por jorgealves »

as bombas de calor ar\ar chamam-se vulgarmente ar condicionado e actualmente até as marcas dos chineses conseguem COP´s (relação entre energia absorvida e energia debitada) na casa dos 3,5 a 4,8, logo se tiver uma unidade destas a aquecer um ambiente por cada Kw de consumo, debita até 4,5Kw de aquecimento, isto aliado á ventilação forçada consegue aquecer uma sala de dimensão razoável em minutos, enquanto um aquecedor por resistência demora horas a ter o mesmo efeito, o sistema proposta anteriormente só peca pela baixa energia disponibilizada, pois 2,5 Kw é muito pouco para aquecer agua para circuitos fechados co radiadores, aí era preciso muito mais do que isso e também era preciso que a temperatura da agua se aproximásse dos 60º, o que é impossível por essa via, existem maquinas próprias para essa função e custam uns largos milhares de euros, mas conseguem usar todas as vantagens das bombas de calor para aquecimento de radiadores de parede,
Jorge Alves
lunatico
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 03 jan 2011, 12:15
Localização: Alentejo

Re: Bomba de Calor

Mensagem por lunatico »

otu de acordocom o ultimo post
Responder

Voltar para “Discussão Energias”