Localização do Quadro Elétrico

Responder
Electrobom
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 147
Registado: 19 mar 2018, 14:27
Localização: Luanda
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Localização do Quadro Elétrico

Mensagem por Electrobom »

Boas,

Recebi um projecto em que a arquitetura posisionou o Quandro Geral proximo das instalações sanitária. Trando-se de uma zona humida não será inconveniente posicionar o Quadro Geral nesta zona?

Há alguma parte da norma que menciona os critérios para o posicionamento do quadro?

Sei que devem estar num local de facíl acesso.

Em anexo poderão encontrar a localização do Quadro Geral.

Cpts,
Anexos
QE.png
QE.pdf
(62.41 KiB) Transferido 141 vezes


Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Localização do Quadro Elétrico

Mensagem por Faiante »

Boas meu caro "Electrobom"

Quanto à sua dúvida permita-me que lhe diga o seguinte:

1º - Pelas regras técnicas (RTIEBT) deverá consultar o clausulado no ponto 801.1.1.5 o qual passo a transcrever:

801.1.1.5 - Localização do quadro de entrada.
O quadro de entrada deve ser estabelecido dentro do recinto servido pela instalação elétrica e, tanto quanto possível, junto ao acesso normal do
recinto e do local de entrada da energia.
Quando, técnica ou economicamente, não for aconselhável localizar o quadro de entrada junto ao acesso normal do recinto, este pode ficar
instalado num outro local, desde que possa ser desligado à distância a partir do acesso normal ao recinto.
A localização e a instalação do quadro de entrada devem ser tais que um acidente que se produza no seu interior não possa, em caso algum, causar
obstáculo à evacuação das pessoas ou à organização de socorros.
O quadro de entrada deve ser instalado em local adequado e de fácil acesso, por forma a que os aparelhos nele montados fiquem, em relação ao
pavimento, em posição facilmente acessível.

2º - Nada impede que a localização do quadro não possa ser no local projetado. Todavia, deverá justificar a localização desde que justifique com
razões técnicas ou económicas, desse que possa ser desligado à distância a parir do acesso normal do recinto.

3º -Para o caso de manter o Q.E. no local indicado na planta, convém não esquecer as áreas de volume indicados nas presentes regras técnicas
para casas banho, balneários e áreas similares

Cptos

JAG
Electrobom
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 147
Registado: 19 mar 2018, 14:27
Localização: Luanda
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Localização do Quadro Elétrico

Mensagem por Electrobom »

Faiante Escreveu: 26 mai 2020, 23:18 Boas meu caro "Electrobom"

Quanto à sua dúvida permita-me que lhe diga o seguinte:

1º - Pelas regras técnicas (RTIEBT) deverá consultar o clausulado no ponto 801.1.1.5 o qual passo a transcrever:

801.1.1.5 - Localização do quadro de entrada.
O quadro de entrada deve ser estabelecido dentro do recinto servido pela instalação elétrica e, tanto quanto possível, junto ao acesso normal do
recinto e do local de entrada da energia.
Quando, técnica ou economicamente, não for aconselhável localizar o quadro de entrada junto ao acesso normal do recinto, este pode ficar
instalado num outro local, desde que possa ser desligado à distância a partir do acesso normal ao recinto.
A localização e a instalação do quadro de entrada devem ser tais que um acidente que se produza no seu interior não possa, em caso algum, causar
obstáculo à evacuação das pessoas ou à organização de socorros.
O quadro de entrada deve ser instalado em local adequado e de fácil acesso, por forma a que os aparelhos nele montados fiquem, em relação ao
pavimento, em posição facilmente acessível.

2º - Nada impede que a localização do quadro não possa ser no local projetado. Todavia, deverá justificar a localização desde que justifique com
razões técnicas ou económicas, desse que possa ser desligado à distância a parir do acesso normal do recinto.

3º -Para o caso de manter o Q.E. no local indicado na planta, convém não esquecer as áreas de volume indicados nas presentes regras técnicas
para casas banho, balneários e áreas similares

Cptos

JAG
Boas,

Agrdeço a sua contribuição.

De acordo o ponto nº 2 do seu comentário, a norma não aborda qualquer ponto que impeça a localização do quadro na zona projetada. Assim sendo não tenho nenhuma base para me opor quanto a localização indicada em planta.

Quanto ao ponto nº 3 do seu comentário a RTIEBT na secção 701.1 Campo de aplicação diz o seguinte:

Tal como na regulamentação anterior (aprovada pelo Decreto - Lei n.º 740/74 de 26 de Dezembro), as regras indicadas na presente secção não se aplicam aos locais ocupados unicamente por lavatórios ou por sanitários.
A designação de "casas de banho" engloba os locais afectos à utilização de banheiras, de chuveiros ou semelhantes.

Neste sentido as regaras indicadas não se aplicam no meu caso.

Cpts.
diogoinacio
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 16 jul 2019, 15:45
Localização: lisboa
Enviou: 1 vez

Re: Localização do Quadro Elétrico

Mensagem por diogoinacio »

Não vejo problema na localização do Quadro projetado
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Localização do Quadro Elétrico

Mensagem por lcmmonteiro »

Visualizando apenas a planta que partilha não vejo qualquer impedimento para a instalação do quadro geral na localização indicada.

A justificação de estar junto a uma IS não é razão suficiente até porque estará totalmente fora deste volume num espaço dedicado e exclusivo.

Cumprimentos
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Localização do Quadro Elétrico

Mensagem por Gil82 »

Boas!

O QE está localizado fora da zona das I.S. e portanto não há problema com as influências externas.


Cumps!
Responder

Voltar para “Discussão Energias”