Painel Solar – Balanço do 3º mês (Quem desejar acompanhar Contas-poupança )

Responder
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4660
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Painel Solar – Balanço do 3º mês (Quem desejar acompanhar Contas-poupança )

Mensagem por admin »

20161119_154655.jpg
20161119_154655.jpg (81.45 KiB) Visto 1114 vezes
Para quem só chegou agora ao blogue do Contas-poupança, recordo que decidi comprar no fim do ano passado um painel solar fotovoltaico de 250 W para produção caseira de eletricidade (auto-consumo imediato, sem baterias). Com isto pretendo baixar a minha fatura de eletricidade.

É um teste que estou a fazer (às minhas custas) para saber se compensa ou não investir nestes equipamentos. Há quem diga que compensa, há quem diga que não. Estou a fazer as contas.

Mês 3 – Fevereiro 2017

Como podem ver nos artigos anteriores (mês 1, mês 2, a instalação) escolhi a pior altura do ano para instalar um painel solar. No inverno não há tanto sol e tivemos muitos dias de chuva. Fevereiro não foi excepção.

Como podem ver no gráfico abaixo, novamente foi um mês muito instável em termos de produção solar elétrica. Houve dias em que foi quase zero.
Screenshot_20170305-231823.png
No dia 4 de Fevereiro só produziu 128 W e o melhor dia foi 20 de Fevereiro que produziu quase 1500 W (0,24 €, como pode ver no gráfico acima).

Em termos mensais, a produção foi quase rigorosamente igual à de Janeiro. Ficou até ligeiramente abaixo porque Fevereiro só teve 28 dias este ano. Produziu durante todo o mês 23,53 kWh.
Screenshot_20170305-232018.png
Vamos a contas

A eletricidade subiu em Janeiro, mas só atualizei as minhas contas este mês. Na empresa onde sou cliente, estou agora a pagar 0,1652 €/kWh, mas como tenho um desconto de 2% fica em 0,1619 €/kWh.

Portanto, o painel fez-me poupar na fatura da luz em Fevereiro a “fantástica” quantia de 4,68 € (acrescentei o IVA – que não paguei). Se todos os meses fossem iguais a Fevereiro, pouparia ao fim do ano 56,23 €. Seria decepcionante. Como gastei 620 euros no painel, montagem e acessórios de medição, demoraria 11 anos a recuperar o investimento.

Mas há um dado muito importante, só pelo facto da eletricidade ter aumentado em Janeiro, reduzi em 2 anos o retorno do que investi, comparando com o mês anterior.

E, claro, continuo à espera dos dias de Verão em que vai ser uma maravilha vê-lo a produzir eletricidade sem interrupção.

Acompanhem aqui no Blogue e no Facebook esta pequena aventura fotovoltaica.


Fonte: http://contaspoupanca.pt/2017/03/06/pai ... do-3o-mes/


Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Painel Solar – Balanço do 3º mês (Quem desejar acompanhar Contas-poupança )

Mensagem por ENERGY »

Boas
No Verão ele ate pode produzir com abundancia, mas numa habitação normal em que quase todos estão fora durante o dia, essa produção pouco ou nada valeu.
Depois à que contemplar os custos de "manutenção", pois ele não vai durar os tais 11 anos, etc, etc.
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Painel Solar – Balanço do 3º mês (Quem desejar acompanhar Contas-poupança )

Mensagem por LVirtual »

ENERGY Escreveu: 06 mar 2017, 21:56 Boas
No Verão ele ate pode produzir com abundancia, mas numa habitação normal em que quase todos estão fora durante o dia, essa produção pouco ou nada valeu.
Depois à que contemplar os custos de "manutenção", pois ele não vai durar os tais 11 anos, etc, etc.
pois...
e se nao tiver baterias para acumular a energia produzida durante o dia, para poder ser usada a noite de que serve ter um painel fotovoltaico de uso directo num edificio residencial? para manter o frigorifico e as camaras ligadas?

nesta altura do "campeonato" o investimento num sistema destes em locais que nao sejam de dificil acesso de linhas de energia convencionais é apenas gastar dinheiro para se ter tecnologia de ponta...
è um bocado como os telemoveis xpto com tv 4k uhd incorporada...
ainda hoje de manha estive em casa de uma pessoa que o unico sitio onde ela tem rede movel é na varanda do quarto a 10 metros de distancia da porta de entrada...
numa herdade alentejana ou semelhante ainda pode compensar um investimento alto em energia fotovoltaica para poder ter as maquinas da exploraçao agricola a funcionar em modo "independente" da EDP ou concorrentes. agora nas cidades nao compensa ainda.
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Painel Solar – Balanço do 3º mês (Quem desejar acompanhar Contas-poupança )

Mensagem por nelmindo »

LVirtual Escreveu: 07 mar 2017, 14:26
ENERGY Escreveu: 06 mar 2017, 21:56 Boas
No Verão ele ate pode produzir com abundancia, mas numa habitação normal em que quase todos estão fora durante o dia, essa produção pouco ou nada valeu.
Depois à que contemplar os custos de "manutenção", pois ele não vai durar os tais 11 anos, etc, etc.
pois...
e se nao tiver baterias para acumular a energia produzida durante o dia, para poder ser usada a noite de que serve ter um painel fotovoltaico de uso directo num edificio residencial? para manter o frigorifico e as camaras ligadas?

nesta altura do "campeonato" o investimento num sistema destes em locais que nao sejam de dificil acesso de linhas de energia convencionais é apenas gastar dinheiro para se ter tecnologia de ponta...
è um bocado como os telemoveis xpto com tv 4k uhd incorporada...
ainda hoje de manha estive em casa de uma pessoa que o unico sitio onde ela tem rede movel é na varanda do quarto a 10 metros de distancia da porta de entrada...
numa herdade alentejana ou semelhante ainda pode compensar um investimento alto em energia fotovoltaica para poder ter as maquinas da exploraçao agricola a funcionar em modo "independente" da EDP ou concorrentes. agora nas cidades nao compensa ainda.
De reparar que facilmente chega aos 250W em standbys e outros equipamentos que tenham que funcionar em permanência.
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Painel Solar – Balanço do 3º mês (Quem desejar acompanhar Contas-poupança )

Mensagem por LVirtual »

pois.

so compensa com grandes quantidades de paineis que numa cidade ou vila é impensavel poder usar, ja para nao falar do custo disso.

eu moro na zona de carcavelos em cascais, por aqui é so vivendas com quintais mais ou menos grandes. ja vi aqui uma que tem um sistema fotovltaico instalado no quintal que lhe ocupa o terreno todo. aquilo parece uma antena parabolica para telefonar para marte, deve ter uns 5 metros ou mais no lado maior do rectangulo. deve ter custado uns milhares valentes de euros. nao sei se alguma vez recuperarao o investimento...

se calhar pequenos sistemas de pouco mais de um metro quadrado para alimentar pequenas coisas, como iluminaçao de jardim, luzes de presença, ate mesmo algumas lampadas dentro de casa. tudo isto repartido por varios pequenos sistemas fotovoltaicos na mesma casa é capaz de sair mais barato e de melhor manutençao do que um unico sistema de tamanho super-familiar e acabar por se tornar uma boa ajuda na factura de electricidade.

se olharmos para a geraçao residencial de energia como um sistema de apoio á reduçao do custo e nao do ponto de vista de micro gerador para vender a rede nacional, coisa que as leis actuais fazem com que o comum do cidadao pense neste caso, é capaz de ter um custo/beneficio mais eficaz...
nao sei, digo eu...
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4660
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Re: Painel Solar – Balanço do 3º mês (Quem desejar acompanhar Contas-poupança )

Mensagem por admin »

Vou Postar o 4º Mês

Painel solar fotovoltaico – Balanço do 4º mês
Imagem
Para quem só chegou agora ao blogue do Contas-poupança, recordo que decidi comprar no fim do ano passado um painel solar fotovoltaico de 250 W para produção caseira de eletricidade (auto-consumo imediato, sem baterias). Com isto pretendo baixar a minha fatura de eletricidade.

É um teste que estou a fazer (às minhas custas) para saber se compensa ou não investir nestes equipamentos. Há quem diga que compensa, há quem diga que não. Estou a fazer as contas.

Mês 4 – Março 2017

Finalmente, boas notícias. O sol deu a volta e já começou a produzir mais do que nos meses anteriores. O painel solar confirma que na Primavera o sol brilha mais :).

Este é o gráfico da produção de um dia ao acaso.

Imagem

Como podem ver, o painel começa logo a produzir eletricidade às 7h45 e só termina depois das 18h. Aliás, se repararem bem, termina abruptamente por volta das 18h05. Cai mesmo a pique. Não é o sol que se põe num segundo, é mesmo asneira da minha parte quando o instalei. Farei um artigo (assim que tirar uma foto específica) só sobre isso para vos prevenir caso estejam a pensar instalar um em vossa casa. Erro de principiante, mesmo. Adiante. Conclusão principal: os dias são mesmo maiores, por isso o painel produz mais.

Quanto produziu em Março

Como podem ver no gráfico abaixo, só no final de Março é que baixou um pouco, com algumas nuvens e um dia de chuva. Fora isso, andou sempre à volta dos 1,5 kWh diários e essa tendência mantém-se em Abril.

Imagem

Total do mês de Março

Como podem ver, no total do mês, o painel de 250 W produziu 36,091 kWh. Como sabem, nem todos foram consumidos porque tenho os equipamentos tão controlados que sempre que não estou em casa o consumo da casa é muito baixo mesmo. Alguém que deixasse os standby todos ligados consumiria a produção toda. As contas deste teste partem do pressuposto que consome toda a produção no instante em que é produzida (não tenho baterias).

Imagem

Este mês demorei mais a fazer o balanço mensal porque decidi construir uma folha Excel para acompanhar sem falhas todo o processo. Os resultados são estes:

Imagem

Atualizarei este ficheiro mensalmente.

Principais conclusões

De Fevereiro para Março, a poupança quase duplicou (de 4,68 € para 7,19 €).

De 11 anos de retorno para pagar os 620 euros que investi, desceu em Março para 9,6 anos. Espero que continue a baixar. Vamos ver.

Podem ver aqui os artigos anteriores (mês 1, mês 2, mês 3, a instalação).

Acompanhem aqui no Blogue e no Facebook esta pequena aventura fotovoltaica.

É uma análise completamente independente e que parte com o (meu) preconceito de que vale a pena investir num painel solar a médio prazo (7 ou 8 anos). A ver vamos se se confirma a minha ideia.

(Entretanto, ando a ver preços de baterias em segunda mão).

Fonte: http://contaspoupanca.pt/2017/04/18/pai ... do-4o-mes/
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Painel Solar – Balanço do 3º mês (Quem desejar acompanhar Contas-poupança )

Mensagem por ohmico »

Boas,

tendo em conta que se trata de produção para consumo caseiro, será que alguém me ajuda perceber isto que está escrito:

"Como podem ver, no total do mês, o painel de 250 W produziu 36,091 kWh. Como sabem, nem todos foram consumidos porque tenho os equipamentos tão controlados que sempre que não estou em casa o consumo da casa é muito baixo mesmo. Alguém que deixasse os standby todos ligados consumiria a produção toda. As contas deste teste partem do pressuposto que consome toda a produção no instante em que é produzida (não tenho baterias)."

Se não consumiu a energia produzida como é que pode afirmar que poupou? e esteve a produzir para quem?
No meu entender só poderá entrar nas contas com a energia produzida que efectivamente foi consumida, a estante foi investimento perdido.

Ohmico
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Painel Solar – Balanço do 3º mês (Quem desejar acompanhar Contas-poupança )

Mensagem por Mário »

Boas

Aparentemente agora é ele vai pôr as baterias para acumular energia.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Painel Solar – Balanço do 3º mês (Quem desejar acompanhar Contas-poupança )

Mensagem por ohmico »

Boas,

a resposta à minha questão, afinal, encontra-se no balanço do segundo mês:

"Também é preciso ter em conta que tudo o que não gastar, é “oferecido” à REN portanto não é poupança minha. No meu caso isso acontece porque quando saio de casa não deixo os standby ligados, portanto a casa fica só a consumir mesmo o mínimo dos mínimos. Quem não tenha esse cuidado, vai consumir na totalidade a produção do painel."

Por aqui se vê que se tratou de um investimento a favor do fornecedor de energia, uma vez que a poupança não requeria investimento -"quando saio de casa não deixo os standby ligados" - e, neste caso, o restante consumo durante o dia não justifica gastar tanto dinheiro.

Também se percebe que -"Quem não tenha esse cuidado, vai consumir na totalidade a produção do painel", na verdade este investimento, irá então tornar-se rentável se houver esbanjamento.

Ohmico
Responder

Voltar para “Notícias”