Recorde da produção nas centrais a gás mostra importância de investir - REN

Responder
Avatar do Utilizador
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1020
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Localização: Centro
Agradecimento recebido: 12 vezes

Recorde da produção nas centrais a gás mostra importância de investir - REN

Mensagem por projclvm »

Um novo recorde na produção de eletricidade a partir de gás natural mostra que as infraestruturas têm que estar dimensionadas acima do consumo médio, para garantir abastecimento do consumo de ponta, defendeu hoje a REN.

Em comunicado, a REN anunciou hoje o recorde de 3.344 MW na produção de eletricidade a partir de gás natural, com todos os grupos das centrais elétricas na rede, alcançado a 06 setembro, reflexo da vaga de calor registada no início de setembro, coincidente com a forte exportação de energia.

A empresa liderada por Rodrigo Costa considera que "este registo vem demonstrar o papel essencial das infraestruturas nacionais de gás natural na garantia de abastecimento dos consumos, e do setor elétrico em particular".

"As infraestruturas são por esta razão dimensionadas para garantir não só o consumo médio como também na perspetiva da segurança de abastecimento do consumo de ponta, como foi o caso", acrescenta na mesma nota a REN.

A REN, através da REN Gasodutos, detém a concessão para o transporte de gás natural em alta pressão, que inclui a gestão técnica global do Sistema Nacional de Gás Natural.

Já nos últimos meses, o segmento de produção de eletricidade a partir de gás (fonte não renovável) tem apresentado uma variação homóloga positiva e, em setembro, as afluências reduzidas nas hídricas também contribuiu para o recurso a esta alternativa.

O anterior máximo da produção elétrica em centrais a gás era de 3.176 MW e foi registado em março de 2011.

Já em março, o presidente executivo da REN, Rodrigo Costa, defendeu que a empresa tem que investir nas redes de transporte de eletricidade e de gás natural para dar resposta a um cenário de aumento da procura, depois de pareceres do regulador do setor recomendarem mais prudência nos investimentos a realizar nos próximos anos para não onerar os consumidores.

http://24.sapo.pt/article/lusa-sapo-pt_ ... stir---ren


Responder

Voltar para “Notícias”