KNX - dúvidas para futura instalação

nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

KNX - dúvidas para futura instalação

Mensagem por nfh »

Caros foristas, estou a ponderar a automação com KNX a médio prazo para a moradia que estou a construir (o orçamento neste momento já não tem espaço para a domótica). Como tal, quero salvaguardar tudo o que é necessário para garantir que a instalação não será muito mais do que trocar os botões por módulos KNX e montar actuadores no quadro elétrico.

Aqui vão as minhas questões, para já mais de curiosidade do que outra coisa:
  1. cada circuito que será controlado por um actuador deve ter uma tubagem própria desde o quadro até ao(s) dispositivo(s), ou é comum ter dois ou mais circuitos numa determinada divisão a partilhar o mesmo tubo?
  2. caso cada circuito deva ter um tubo exclusivo para ele, faz sentido levar o par neutro e terra de forma individual desde o quadro até à divisão, ou é comum levar um par desses (um par por cada circuito protegido por disjuntor) até à primeira derivação da divisão e só a partir daí é que se separam para os diversos dispositivos controlados?
  3. para uma moradia "normal" (3 quartos, 1 escritório, 3 WC's, cozinha, sala estar + sala jantar, garagem + arrumos), que dimensões sugerem para o quadro elétrico que me garanta que terei espaço mais que suficiente para a montagem dos atuadores?
  4. em termos de sensores (presença, fumo, água, intrusão, etc), o que sugerem que salvaguarde e onde sugerem que sejam aplicados na casa?

Para deixar a tubagem preparada para o upgrade para KNX e ao mesmo tempo poder fazer a instalação convencional da aparelhagem, o que me ocorre neste momento é o seguinte:
  1. passar tubagem em série de modo a cobrir todos os interruptores para no futuro implementar o circuito de baixa voltagem do bus.
  2. instalar uma caixa de derivação em cada divisão na qual se concentrem:
    1. todos os tubos que provêm do quadro elétrico;
    2. todos os tubos que ligam aos dispositivos controlados (luzes, estores, tomadas, etc)
    3. um tubo por cada botão da divisão (para permitir fazer a montagem convencional).
    Não sei se esta será a melhor forma de fazer o que pretendo. Também estou na dúvida se uma única caixa de derivação que reúna todos os diferentes circuitos de uma divisão controlados por actuadores faz sentido, ou se há algum limite legal para o número de derivações passíveis de serem feitas numa caixa.
Têm alguma sugestão a fazer para esta pré-instalação?


Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: KNX - dúvidas para futura instalação

Mensagem por nelmindo »

nfh Escreveu: 05 fev 2017, 22:26 Caros foristas, estou a ponderar a automação com KNX a médio prazo para a moradia que estou a construir (o orçamento neste momento já não tem espaço para a domótica). Como tal, quero salvaguardar tudo o que é necessário para garantir que a instalação não será muito mais do que trocar os botões por módulos KNX e montar actuadores no quadro elétrico.

Aqui vão as minhas questões, para já mais de curiosidade do que outra coisa:
  1. cada circuito que será controlado por um actuador deve ter uma tubagem própria desde o quadro até ao(s) dispositivo(s), ou é comum ter dois ou mais circuitos numa determinada divisão a partilhar o mesmo tubo?
  2. caso cada circuito deva ter um tubo exclusivo para ele, faz sentido levar o par neutro e terra de forma individual desde o quadro até à divisão, ou é comum levar um par desses (um par por cada circuito protegido por disjuntor) até à primeira derivação da divisão e só a partir daí é que se separam para os diversos dispositivos controlados?
  3. para uma moradia "normal" (3 quartos, 1 escritório, 3 WC's, cozinha, sala estar + sala jantar, garagem + arrumos), que dimensões sugerem para o quadro elétrico que me garanta que terei espaço mais que suficiente para a montagem dos atuadores?
  4. em termos de sensores (presença, fumo, água, intrusão, etc), o que sugerem que salvaguarde e onde sugerem que sejam aplicados na casa?

Para deixar a tubagem preparada para o upgrade para KNX e ao mesmo tempo poder fazer a instalação convencional da aparelhagem, o que me ocorre neste momento é o seguinte:
  1. passar tubagem em série de modo a cobrir todos os interruptores para no futuro implementar o circuito de baixa voltagem do bus.
  2. instalar uma caixa de derivação em cada divisão na qual se concentrem:
    1. todos os tubos que provêm do quadro elétrico;
    2. todos os tubos que ligam aos dispositivos controlados (luzes, estores, tomadas, etc)
    3. um tubo por cada botão da divisão (para permitir fazer a montagem convencional).
    Não sei se esta será a melhor forma de fazer o que pretendo. Também estou na dúvida se uma única caixa de derivação que reúna todos os diferentes circuitos de uma divisão controlados por actuadores faz sentido, ou se há algum limite legal para o número de derivações passíveis de serem feitas numa caixa.
Têm alguma sugestão a fazer para esta pré-instalação?
A minha experiência com a domótica, não é lá muito boa...
Tive os primeiros contactos com a tecnologia, ainda do tempo da "Instabus" faz 20 anos este ano... Prometeram tecnologia milagrosa, promovendo a vantagem de os equipamentos serem compatíveis entre marcas. Que era o futuro e tal, uma revolução fantástica.
Hoje é o dia que vejo nos catálogos dos fabricantes uma parte muito tímida de produtos, instalações muito poucas e a revolução prometida ainda não aconteceu. Acredite, fique pelo convencional...
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: KNX - dúvidas para futura instalação

Mensagem por nfh »

Penso que a compatibilidade entre equipamentos está salvaguardada pelo standard KNX, tanto que vemos diversas marcas que fabricam segundo essa norma e que podem ser misturados numa única instalação.
Os reais benefícios vêm da exploração das potencialidades de uma instalação destas. Claro que se for só para controlar os dispositivos com botões tal e qual como numa instalação convencional, mais vale por o dinheiro no bolso. No entanto há muita coisa que se pode fazer com domótica que é realmente interessante, nomeadamente:
  • gerir a abertura / fecho de estores em função da incidência solar
  • gerir climatização em função da utilização da casa
  • otimizar a iluminação conforme a utilização das divisões e da luz natural disponível
  • integrar sistemas de vigilância / monitorização
  • controlo remoto das funcionalidades da casa
  • criação de cenários que permitem ativar / desativar funcionalidades de uma vez só
Fiz um pequeno ensaio com z-wave em que automatizei uma única divisão e o resultado é muito interessante. Integrei o sistema com a Alexa da Amazon e a verdade é que controlar as luzes, os estores, a tv, etc, por voz acaba por ser mais do que simples "gimmick", é mesmo prático.

Claro que uma instalação convencional também serve uma casa (tem sido assim há muitas décadas), mas tal como disse no início, tudo vai do quanto explorarmos as potencialidades do sistema.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: KNX - dúvidas para futura instalação

Mensagem por ENERGY »

Boas
E que tal se lhe pedirem uns 20.000€ por tudo o que sugere, mantem a ideia ou deixa-a de parte de imediato?
é tudo muito bonito, mas essas "brincadeiras" não estão ao alcance de todos, e a manutenção também tem custos, e não se pode depois chamar um qualquer eletricista para reparar, logo os custos são pesados.

nfh Escreveu: 06 fev 2017, 11:37 Penso que a compatibilidade entre equipamentos está salvaguardada pelo standard KNX, tanto que vemos diversas marcas que fabricam segundo essa norma e que podem ser misturados numa única instalação.
Os reais benefícios vêm da exploração das potencialidades de uma instalação destas. Claro que se for só para controlar os dispositivos com botões tal e qual como numa instalação convencional, mais vale por o dinheiro no bolso. No entanto há muita coisa que se pode fazer com domótica que é realmente interessante, nomeadamente:
  • gerir a abertura / fecho de estores em função da incidência solar
  • gerir climatização em função da utilização da casa
  • otimizar a iluminação conforme a utilização das divisões e da luz natural disponível
  • integrar sistemas de vigilância / monitorização
  • controlo remoto das funcionalidades da casa
  • criação de cenários que permitem ativar / desativar funcionalidades de uma vez só
Fiz um pequeno ensaio com z-wave em que automatizei uma única divisão e o resultado é muito interessante. Integrei o sistema com a Alexa da Amazon e a verdade é que controlar as luzes, os estores, a tv, etc, por voz acaba por ser mais do que simples "gimmick", é mesmo prático.

Claro que uma instalação convencional também serve uma casa (tem sido assim há muitas décadas), mas tal como disse no início, tudo vai do quanto explorarmos as potencialidades do sistema.
Cpts.
Energy
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: KNX - dúvidas para futura instalação

Mensagem por nfh »

É como tudo na vida, o conforto e conveniência tem sempre o seu custo.
No meu caso pessoal não me estou a ver a fazer um investimento dessa envergadura, pelo menos de uma vez só. Por isso a minha intenção é ir fazendo as coisas aos poucos, daí necessitar instalar a tubagem de modo a numa primeira fase ter uma instalação elétrica convencional e aos poucos ir migrando circuitos para KNX.
Em todo o caso, para o que pretendo fazer não me parece que seja necessário chegar aos 20k... por 1/4 já devo fazer a festa completa.
Avatar do Utilizador
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 918
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Localização: Leiria
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: KNX - dúvidas para futura instalação

Mensagem por angel_of_diablo »

Olá "nfh".
Em primeiro lugar gostava que confirmasses se é KNX que queres ou domótica. Se KNX tens de programar toda a instalação por software ETS ou podes usar os aparelhos de configuração rápidos (tipo o da Hager), mas certamente com mais limitações.
Com domótica seria mais fácil, mas também limitativo posteriormente à marca inicialmente escolhida.

Enfim, supomos que é mesmo KNX...
Hoje em dia com o KNX não precisas de arrancar tudo (comandos e cablagem) da instalação tradicional para colocares KNX. Já existe uns recetores tipo pastilha que se montam por trás dos comandos tradicionais que fazem o interface do sistema tradicional para KXN.
Em relação aos atuadores ficarem no quadro tem a vantagem de teres num único sítio o comando geral da casa, mas não tem de ser assim! Se prescindires de teres a opção de comandar as cargas diretamente nos atuadores (através de botões de pressão que estes têm incorporados) podes usar atuadores com 1 ou 2 saídas tipo pastilha, muito semelhantes aos usados para os comandos que referenciei anteriormente.
Com esta solução deixas também de ter um quadro de entrada "mostruosamente" grande.

Se usasses esta solução bastava deixares todas as caixas de aparelhagem dos comandos tradicionais interligadas com tubo para posteriormente passares o cabo BUS; as caixas de derivação onde terás as derivações da instalação tradicional deverão ser um pouco mais largas (tipo retangulares, ou seja, duplas) para colocares os tais atuadores tipo pastilha. Estas caixas de derivação também deverão estar interligadas com tubo para passar posteriormente o cabo BUS e não é necessário que toda a iluminação da divisão esteja concentrada na mesma caixa de derivação.
Em termos de alimentação dos tais atuadores tipo pastilha será feita usando a cablagem já existente do sistema tradicional.
Poderás ter mais dificuldade em integrar o AVAC no KNX, mas nada que não se resolva com tempo, paciência e dinheiro, claro...

Em relação às tuas perguntas, deixo a azul a minha opinião.
nfh Escreveu: 05 fev 2017, 22:26 Caros foristas, estou a ponderar a automação com KNX a médio prazo para a moradia que estou a construir (o orçamento neste momento já não tem espaço para a domótica). Como tal, quero salvaguardar tudo o que é necessário para garantir que a instalação não será muito mais do que trocar os botões por módulos KNX e montar actuadores no quadro elétrico.

Aqui vão as minhas questões, para já mais de curiosidade do que outra coisa:
  1. cada circuito que será controlado por um actuador deve ter uma tubagem própria desde o quadro até ao(s) dispositivo(s), ou é comum ter dois ou mais circuitos numa determinada divisão a partilhar o mesmo tubo? Quando faço este tipo de projetos, uso cabo XV 5G1,5 para ligar 3 pontos de iluminação diferentes (da mesma divisão ou não), por exemplo.
  2. caso cada circuito deva ter um tubo exclusivo para ele, faz sentido levar o par neutro e terra de forma individual desde o quadro até à divisão, ou é comum levar um par desses (um par por cada circuito protegido por disjuntor) até à primeira derivação da divisão e só a partir daí é que se separam para os diversos dispositivos controlados? Sai do quadro neutro e terra em todos os cabos
  3. para uma moradia "normal" (3 quartos, 1 escritório, 3 WC's, cozinha, sala estar + sala jantar, garagem + arrumos), que dimensões sugerem para o quadro elétrico que me garanta que terei espaço mais que suficiente para a montagem dos atuadores? Impossível avaliar. Depende da quantidade de iluminação por divisão e como a queres comandar.
  4. em termos de sensores (presença, fumo, água, intrusão, etc), o que sugerem que salvaguarde e onde sugerem que sejam aplicados na casa? Quando se parte para um sistema destes, KNX ou domótica, para uma moradia, ou controlas tudo ou estragas dinheiro. Dada a sensibilidade destes sistemas, aconselho a colocares descarregadores de sobretensões no quadro.

Para deixar a tubagem preparada para o upgrade para KNX e ao mesmo tempo poder fazer a instalação convencional da aparelhagem, o que me ocorre neste momento é o seguinte:
  1. passar tubagem em série de modo a cobrir todos os interruptores para no futuro implementar o circuito de baixa voltagem do bus. Perfeito)
  2. instalar uma caixa de derivação em cada divisão na qual se concentrem:
    1. todos os tubos que provêm do quadro elétrico;
    2. todos os tubos que ligam aos dispositivos controlados (luzes, estores, tomadas, etc)
    3. um tubo por cada botão da divisão (para permitir fazer a montagem convencional).

    Usando controladores no quadro, deixa uma caixa de derivação na divisão a receber todos as cargas da mesma (uma caixa para cada tipo de cargas, ou seja, 1 para iluminação + 1 para tomadas, etc.) e que receba um tubo tipo Ø20 ou Ø25 do quadro para passares os fios das saídas do atuador para comando destas cargas. Todas as saídas do atuador deverão ser protegidas pelo mesmo disjuntor, ou seja, todos os fios que vão no tubo estão protegidos pelo mesmo disjuntor. Usa disjuntores bipolares (F+N).

    Não sei se esta será a melhor forma de fazer o que pretendo. Também estou na dúvida se uma única caixa de derivação que reúna todos os diferentes circuitos de uma divisão controlados por actuadores faz sentido, ou se há algum limite legal para o número de derivações passíveis de serem feitas numa caixa.
Têm alguma sugestão a fazer para esta pré-instalação?
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: KNX - dúvidas para futura instalação

Mensagem por nfh »

angel_of_diablo, excelente informação que aqui deixaste, muito obrigado!

Sim, a intenção será ir montando material KNX aos poucos. A questão do ETS à partida está salvaguardada (e a respeito disso, no próximo dia 15 vamos ter novidades do consórcio KNX, com o ETS Inside).
Quando a essas "pastilhas" de que falaste, podes por favor dar-me um exemplo de um dispositivo em concreto? Não estou a ver do que se trata, pois a única coisa que conheço desse género em KNX são "bus couplers" que permitem reutilizar aparelhagem tradicional, para quem quer manter o aspeto original dessa aparelhagem. No entanto isso que conheço trabalha unica e exclusivamente com a tensão do bus EIB, por isso não sei se estamos a falar do mesmo.
Ou será algo semelhante aos módulos de z-wave (mas sem a funcionalidade wireless), que fazem a ponte entre a aparelhagem e os dispositivos controlados?

Já agora, referiste que todas as saídas de um actuador devem ser protegidas pelo mesmo disjuntor, mas será mesmo necessário? Por exemplo, este actuador:
http://www.eibmarkt.com/cgi-bin/eibmark ... ew/N760105

tem cada entrada isolada das restantes (no exemplo de montagem aqui até exemplificam com 3 fases diferentes), pelo que fico com a ideia de que há equipamentos KNX que podem receber corrente de mais do que um disjuntor diferente.

E para finalizar, umas questões de leigo na matéria:
1) não é costume usar-se um disjuntores bipolares F+N? Não muito mais dispendiosos que os disjuntores de uma fase? E já agora, num tópico muito antigo alguém referiu:
Gostaria de chamar à atenção para disjutores Bipolares e disjuntores 1 polo + neutro, aparentemente semelhantes, mas muito diferentes especialmente no preço.
Como distingui-los?

2) um descarregador de sobretensão é o "disjuntor diferencial"? Se não, então o que é?
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: KNX - dúvidas para futura instalação

Mensagem por nelmindo »

nfh Escreveu: 08 fev 2017, 02:15 angel_of_diablo, excelente informação que aqui deixaste, muito obrigado!

Sim, a intenção será ir montando material KNX aos poucos. A questão do ETS à partida está salvaguardada (e a respeito disso, no próximo dia 15 vamos ter novidades do consórcio KNX, com o ETS Inside).
Quando a essas "pastilhas" de que falaste, podes por favor dar-me um exemplo de um dispositivo em concreto? Não estou a ver do que se trata, pois a única coisa que conheço desse género em KNX são "bus couplers" que permitem reutilizar aparelhagem tradicional, para quem quer manter o aspeto original dessa aparelhagem. No entanto isso que conheço trabalha unica e exclusivamente com a tensão do bus EIB, por isso não sei se estamos a falar do mesmo.
Ou será algo semelhante aos módulos de z-wave (mas sem a funcionalidade wireless), que fazem a ponte entre a aparelhagem e os dispositivos controlados?

Já agora, referiste que todas as saídas de um actuador devem ser protegidas pelo mesmo disjuntor, mas será mesmo necessário? Por exemplo, este actuador:
http://www.eibmarkt.com/cgi-bin/eibmark ... ew/N760105

tem cada entrada isolada das restantes (no exemplo de montagem aqui até exemplificam com 3 fases diferentes), pelo que fico com a ideia de que há equipamentos KNX que podem receber corrente de mais do que um disjuntor diferente.

E para finalizar, umas questões de leigo na matéria:
1) não é costume usar-se um disjuntores bipolares F+N? Não muito mais dispendiosos que os disjuntores de uma fase? E já agora, num tópico muito antigo alguém referiu:
Gostaria de chamar à atenção para disjutores Bipolares e disjuntores 1 polo + neutro, aparentemente semelhantes, mas muito diferentes especialmente no preço.
Como distingui-los? Pelo esquema frontal, mais rápido se for estiver exposto, pela quantidade de parafusos (4, 2 em cima, 2 em baixo), já quei existem disjuntores 1P+N, que só ocupam um módulo

2) um descarregador de sobretensão é o "disjuntor diferencial"? Se não, então o que é? Ambos bastantes diferentes e funcionalidades bastante diferentes. Um é para proteger contra sobre tensões, geralmente de origem atmosférica (mas podem ser originadas por outros fenómenos); o outro é para proteger contra sobre-intensidades, acumulando a função de proteção conta contactos indirectos.
Avatar do Utilizador
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 918
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Localização: Leiria
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: KNX - dúvidas para futura instalação

Mensagem por angel_of_diablo »

nfh Escreveu: 08 fev 2017, 02:15 angel_of_diablo, excelente informação que aqui deixaste, muito obrigado!

Sim, a intenção será ir montando material KNX aos poucos. A questão do ETS à partida está salvaguardada (e a respeito disso, no próximo dia 15 vamos ter novidades do consórcio KNX, com o ETS Inside).
Quando a essas "pastilhas" de que falaste, podes por favor dar-me um exemplo de um dispositivo em concreto? Não estou a ver do que se trata, pois a única coisa que conheço desse género em KNX são "bus couplers" que permitem reutilizar aparelhagem tradicional, para quem quer manter o aspeto original dessa aparelhagem. No entanto isso que conheço trabalha unica e exclusivamente com a tensão do bus EIB, por isso não sei se estamos a falar do mesmo.
Ou será algo semelhante aos módulos de z-wave (mas sem a funcionalidade wireless), que fazem a ponte entre a aparelhagem e os dispositivos controlados?
Os módulos que falei são, por exemplo os da Hager. Segue as imagens.
Interface com 4 entradas
Interface com 4 entradas
Interface 4E.jpg (113.7 KiB) Visto 3671 vezes
Interface com 2 entradas
Interface com 2 entradas
Interface 2E.jpg (74.08 KiB) Visto 3671 vezes
Atuador com 2 saídas
Atuador com 2 saídas
Atuador 2S.jpg (60.13 KiB) Visto 3671 vezes
Atuador com 2 entradas + 2 saídas
Atuador com 2 entradas + 2 saídas
Atuador 2E+2S.jpg (72.76 KiB) Visto 3671 vezes
Atuador com 1 saída
Atuador com 1 saída
Atuador 1S.jpg (59.46 KiB) Visto 3671 vezes
Já agora, referiste que todas as saídas de um actuador devem ser protegidas pelo mesmo disjuntor, mas será mesmo necessário? Por exemplo, este actuador:
http://www.eibmarkt.com/cgi-bin/eibmark ... ew/N760105

tem cada entrada isolada das restantes (no exemplo de montagem aqui até exemplificam com 3 fases diferentes), pelo que fico com a ideia de que há equipamentos KNX que podem receber corrente de mais do que um disjuntor diferente.

A razão pelo qual deves proteger o mesmo atuador com um disjuntor biplolar (F+N) ou tetrapolar (3F+N) é para garantir que não te esqueces de desligar nenhum disjuntor (associado ao atuador) se tiveres de intervir no atuador e apanhares ou provares uma valente "dor de cabeça".

E para finalizar, umas questões de leigo na matéria:
1) não é costume usar-se um disjuntores bipolares F+N? Não muito mais dispendiosos que os disjuntores de uma fase? E já agora, num tópico muito antigo alguém referiu:
Gostaria de chamar à atenção para disjutores Bipolares e disjuntores 1 polo + neutro, aparentemente semelhantes, mas muito diferentes especialmente no preço.
Como distingui-los?

2) um descarregador de sobretensão é o "disjuntor diferencial"? Se não, então o que é?
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: KNX - dúvidas para futura instalação

Mensagem por nfh »

Ok, portanto a sugestão será garantir que cada disjuntor de cada circuito seja bipolar 1F+N. Vou ter isso em consideração.

Quanto ao descarregador de sobretensão, esse dispositivo surge montado onde, a montante na instalação (a seguir ao corte geral)? É montado em série com um diferencial?
Estou a perguntar isto não porque tenha a intenção de fazer esta instalação, mas por curiosidade.

Em relação aos módulos de KNX, confesso que não conhecia isso. De facto parece ser uma solução muito parecida com os módulos de z-wave. Tenho de olhar com atenção para essa alternativa e comparar o preço de uma solução centralizada (com actuadores no quadro) com esta solução "distribuída".
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: KNX - dúvidas para futura instalação

Mensagem por ENERGY »

Boas
Depois de tudo o que aqui foi dito, falta dizer que a sua nova instalacao vai necessitar de certificação, portanto não vai permitir meios termos, e na data da certificação terá de estar totalmente concluída, ou uma instalação normal, ou mista.
Não vai poder ter uma instalação normal, com interruptores, etc, e cabos de sinal à mistura na caixa dos interruptores, etc.
Cpts.
Energy
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: KNX - dúvidas para futura instalação

Mensagem por nfh »

Mas pelo que percebi do que referiu, não há nenhum impedimento legal de ter apenas alguns circuitos abrangidos por domótica, certo?
A ideia é, numa primeira instância, ter apenas os estores abrangidos.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: KNX - dúvidas para futura instalação

Mensagem por ENERGY »

Boas
Pode ter os circuitos que vem entender, desde que a instalação esteja devidamente concluída na data da inspeção.

nfh Escreveu: 08 fev 2017, 23:44 Mas pelo que percebi do que referiu, não há nenhum impedimento legal de ter apenas alguns circuitos abrangidos por domótica, certo?
A ideia é, numa primeira instância, ter apenas os estores abrangidos.
Cpts.
Energy
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 569
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: KNX - dúvidas para futura instalação

Mensagem por migjac »

Boa tarde,

Alguém tem um projeto de automação para uma habitação?
Seria de grande utilidade poder ver os esquemas de ligações que são utilizados numa habitação unifamiliar.
tigreman
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 06 dez 2016, 18:00

Re: KNX - dúvidas para futura instalação

Mensagem por tigreman »

Boa noite, depois de ler este tópico surgiu-me uma dúvida, visto que existe uma fiscalização no final da obra não deveria o sistema de domótica estás no projeto de ITED?
Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”