Definição de Valor Estipulado

Bloqueado
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Definição de Valor Estipulado

Mensagem por joaoosvaldo »

Valor estipulado, anteriormente designado por Valor Nominal.

Estes termos não devem ser confundidos, uma vez que o primeiro deve ser utilizado para caracterizar os equipamentos, enquanto que o segundo se destina à definição dos parâmetros das fontes de alimentação. Deste modo, a uma rede de tensão nominal de 230/400 V, ligam-se diretamente equipamentos, por exemplo de 250 V de tensão estipulada. Com efeito, de acordo com o VEI (Vocabulário Eletrotécnico Internacional) aplica-se:

- tensão nominal às "alimentações", onde, no âmbito das instalações elétricas, se englobam as redes de distribuição e os circuitos de alimentação dos equipamentos de utilização;

- tensão estipulada aos equipamentos de utilização.

Nota: Estes conceitos distintos já são utilizados, a nível internacional, há vários anos. Contudo, em Portugal só há relativamente pouco tempo é que se faz esta distinção e, embora seja adotada pela CTE 1 (Comissão Técnica Nacional - responsável pela terminologia eletrotécnica no nosso país), não é utilizada em todos os setores de atividade, alguns deles até com responsabilidades na "normalização" ou na "formação".


Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
Bloqueado

Voltar para “Conceitos”